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Como desenvolver o posicionamento digital de produtos agrícolas

12 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A tecnologia proporcionou mudanças significativas na sociedade. Hoje, diversas atividades são feitas por meio do celular, como a compra de produtos e serviços. Isso fez com que as empresas percebessem a importância do posicionamento digital da marca e como o marketing digital pode ajudar a alcançar os resultados desejados, independente do ramo de atuação.

O agronegócio viu essa necessidade e muitos produtores rurais têm se adaptado às mudanças. Com isso, passaram a usar máquinas, softwares e ferramentas que otimizam o trabalho no campo, proporcionando mais produtividade e ganho de tempo, além da melhora na qualidade da entrega. Tudo isso graças às inovações da tecnologia.

No entanto, é fundamental entender mais a fundo sobre esse assunto. Afinal, o marketing digital está aí para ajudar todos a destacar o seu negócio. O setor agrícola, por exemplo, tem apostado no marketing para se aproximar do seu público e atrair mais clientes e, para isso, usam estratégias específicas com retorno garantido.

Ficou curioso para entender, de fato, como isso funciona? Então, acompanhe este conteúdo até o final e veja como você pode destacar a sua propriedade e o seu produto por meio do posicionamento e marketing digital. Boa leitura!

Afinal, o que é o posicionamento digital?

O posicionamento digital é, basicamente, a forma como uma marca é vista pelas pessoas. Ou seja, a forma com que a sua empresa interage com o seu público afeta diretamente para a formação da imagem que ele tem da empresa. Dessa maneira, o posicionamento digital não é algo que acontece na sua empresa, mas é a visão que os seus clientes têm dela.

afinal, o que é o posicionamento digital?
O que é posicionamento digital?

A internet tem permitido que todos tenham uma visibilidade que, antes, era possível apenas para um grupo seleto de empresas que conseguiam colocar as suas marcas em comerciais de televisão e em grandes emissoras. Hoje, porém, todos podem ser vistos e conhecidos e o marketing digital é um dos responsáveis por isso, propondo estratégias de conteúdos e ações que levam a identidade das empresas para lugares onde nunca foi possível.

Entretanto, é fundamental entender que o posicionamento digital de uma empresa requer concordância com o que ela diz através de seus conteúdos, com o modo que ela age no mundo real. Vale lembrar que marcas que se posicionam de maneira contrária a sua cultura no ambiente online podem prejudicar a sua imagem já que as pessoas vão saber que estão agindo de má fé.

Por exemplo, se a sua empresa se posicionar a respeito de um assunto polêmico, ela pode atrair comentários positivos e negativos. Nesse caso, é essencial saber lidar com as duas situações e manter a coerência. Responda todos os comentários que puder de maneira educada e simpática. Além disso, lembre-se de se desculpar caso algum posicionamento da marca atinja negativamente outras pessoas, não finja que nada aconteceu, pois isso pode prejudicar a sua imagem.

Por isso, leve o posicionamento digital do seu negócio a sério, pois ele pode ajudar a levar a sua empresa para um outro nível e se tornar destaque no setor. Assim, procure entender quais são as qualidades e o que pode entregar aos seus clientes, porque isso será cobrado depois e prejudicará a escalada do seu negócio.

Como fazer a divulgação de produtos agrícolas?

Agora que você sabe como o posicionamento online é importante para todo e qualquer negócio, vamos falar sobre ele no setor agrícola. Embora o campo tenha adotado as novas tecnologias a pouco tempo, o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e fica mais forte quando integra estratégias de marketing digital.

Como fazer a divulgação de produtos agrícolas?
Como fazer a divulgação de produtos agrícolas?

O marketing digital permite que o agro se posicione de maneira eficiente no mercado. No entanto, isso depende de estratégias bem formuladas para negócio que, quando aplicadas corretamente, ajudam o produtor a se destacar no setor. Quando um negócio está na internet ele pode ser encontrado com mais facilidade por aqueles que necessitam do produto ou serviço e isso facilita a vida das pessoas.

Por este motivo, empresários do agronegócio precisam adotar algumas estratégias de marketing que vão ajudá-los nessa nova missão. Separamos as principais para te ajudar a colocar em prática. Confira!

Defina a sua persona e público-alvo

Ao contrário do que muitos pensam, persona e público-alvo não são a mesma coisa, mas caminham juntos. Isso porque ao definir o seu cliente ideal (persona) não é só ele que você deve atingir com as suas estratégias. A persona é algo mais bem-elaborado, você dá um nome a ela, profissão, classe social, hobbies, e tudo o que torna uma pessoa ideal para comprar o seu produto.

O público-alvo já é mais geral. Ou seja, quem você deseja alcançar. São clientes finais que compram em pouca quantidade? São empresas que precisam do seu produto e vão comprar em lotes maiores? São os dois? Com isso definido é possível elaborar estratégias específicas para cada público, de modo a levar o seu conteúdo com as soluções de maneira mais eficaz.

Sendo assim, lembre-se que é possível definir mais de um público/persona para o seu negócio. Para isso, levante as seguintes informações:

  • gênero;
  • idade;
  • profissão;
  • localização;
  • hobbies;
  • o que o seu produto soluciona na vida dele;
  • principais dúvidas a respeito do seu produto;
  • como a marca pode fazer a diferença na vida dessas pessoas;
  • como é a jornada de compra do seu público até a conversão em compra.

Ao entender quem é o seu cliente, as estratégias de conteúdo, promoções e produção de materiais relevantes se tornam mais fáceis. Apesar disso, é importante acompanhar as estratégias para entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para alcançar mais público e converter mais vendas para o seu negócio.

Tenha um site para o seu negócio

Independente de qual seja o seu setor de atuação é fundamental contar com um site bem elaborado. Isso porque, muitas pessoas procuram mais informações sobre produtos nos sites de suas marcas. Assim, é imprescindível que tenha todos os dados do seu produto ou serviço, facilitando a pesquisa dos interessados.

Um site para ser bem estruturado precisa contar com técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca). Isso vai ajudar o Google a reconhecer o seu site e colocá-lo nas primeiras posições quando buscarem por palavras-chave que contenham em seus produtos.

Além disso, o objetivo de um site é apresentar o produto ou serviço de uma marca, fotos para ilustrar como são e destacar os pontos fortes e os diferenciais deles. Pode contar com depoimentos reais de clientes, mostrando a qualidade dos produtos, pois mostra a credibilidade da marca e atrai atenção dos visitantes.

Produza conteúdo de qualidade nas redes sociais

As redes sociais, como o Facebook e Instagram, são essenciais para qualquer negócio que deseja se posicionar online. Acontece que grande parte do público estão nelas e acompanham tudo o que as empresas fazem. Por isso, voltamos à questão do posicionamento online citado no início deste conteúdo, e ressaltamos a importância de agir nas mídias digitais levando a ética e valores da empresa.

Além disso, os conteúdos disponibilizados precisam ser de qualidade, levando informação e respondendo questões importantes sobre o produto, serviço, segmento. Ainda mais no setor agrícola que muitas pessoas têm dúvidas a respeito de diversas questões. Ao produzir conteúdo relevante a empresa se destaca das demais e se aproxima do seu público.

Invista em vídeos, posts de assuntos importantes para o setor, artigos de blog com conteúdo mais completo sobre o que já postou nas redes, ou temas mais específicos do seu setor. Por exemplo, se a sua empresa vende laranjas pode produzir artigos sobre a cotação da laranja, exportação, entre outros.

Defina uma frequência para suas publicações

Para ter sucesso e atingir o máximo de pessoas, é necessário de um bom planejamento. A programação deve conter os temas das publicações, os dias e os horários. Lembre-se que é fundamental manter uma frequência semanal de postagens, pois isso permite que o seu conteúdo seja entregue a mais pessoas, mantendo o seu público sempre informado.

A programação deve ser respeitada, assim, faça algo que se encaixe com a realidade da empresa. Por exemplo, se o seu negócio tem profissionais de marketing que conseguem abraçar essa questão e produzir de 3 a 5 publicações por semana é o ideal. Caso conte com o apoio de uma agência de publicidade e comunicação, procure fechar pacotes com, no mínimo, 3 posts semanais.

Quanto mais conteúdo de valor você disponibiliza para o seu público, mais engajados com a sua marca eles vão ser. Isso vale para as publicações de artigos de blog, tenha uma frequência de, pelo menos, 1 texto por semana no site. Essa constância é importante para que o Google reconheça o seu blog e dê mais credibilidade a ele. Não se esqueça das palavras-chave e de sempre produzir conteúdos originais e bem escritos.

Trabalhe a jornada de compra do seu cliente

Em todos os segmentos existe uma coisa em comum: a jornada de compra do cliente. Acontece que nem todas as pessoas que visitam o seu site ou o conteúdo das suas redes sociais estão prontas para comprar o seu produto. Muitas ainda precisam ser convencidas que ele fará a diferença em algo que elas precisam melhorar.

Dessa forma, criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra é fundamental. Esses conteúdos serão argumentos para o convencimento do cliente de que o seu produto é único e que vai solucionar o problema dele. Assim, quando montar o seu planejamento, lembre-se de ter artigos e posts de redes sociais para topo, meio e fundo do funil de vendas.

Os conteúdos para topo de funil são aqueles mais educativos, que não entram no mérito do seu produto, mas focam na necessidade de conhecimento do cliente. O meio de funil é aquele estágio que a persona já identificou a sua necessidade e quer conhecer mais sobre a sua empresa e um pouco sobre os seus produtos. Já o estágio final do funil é composto por aqueles que já entenderam a necessidade e conheceram a sua empresa, mas precisam de mais informações sobre os seus produtos. Esses conteúdos, por vezes, são mais técnicos e geram muito resultado no fim da jornada de compra.

Quais os benefícios do posicionamento online para o agronegócio?

O marketing digital pode proporcionar diversos benefícios para os que investem nele, em especial para o posicionamento digital do negócio. Não é diferente para os produtores que desejam dar mais visibilidade para o agro. Na verdade, muitos produtos agrícolas têm ganhado espaço no digital, graças às estratégias de marketing bem-estruturadas.

Produtos agrícolas, muitas vezes, são específicos e direcionados para um público específico. Diante disso, é provável que as estratégias de marketing sejam realizadas de maneira cuidadosa e com base em muita pesquisa de mercado. Assim, será possível alcançar os objetivos traçados pela empresa.

Além disso, o posicionamento online pode ajudar o agronegócio de várias maneiras, como:

  • mais visibilidade para o negócio;
  • crescimento das vendas;
  • alcance maior de público;
  • destaque no segmento;
  • engajamento do público com a marca.
Benefícios do posicionamento online para o agronegócio
Benefícios do posicionamento online para o agronegócio

Importante lembrar que esses benefícios só acontecem com um trabalho duro. Não adianta produzir conteúdos durante um mês, ser ativo nas redes sociais durante esse período e depois sumir. É fundamental manter a frequência e entusiasmo de oferecer bons conteúdos, com isso, é mais fácil manter a marca no cotidiano do seu público. Assim, quando necessitarem de um produto do seu ramo, vão lembrar da sua empresa.

Como as redes sociais podem auxiliar o posicionamento da marca?

As redes sociais vieram para mudar a forma com que as empresas se posicionam para o mercado. Independente de qual seja o setor, elas auxiliam a levar informação de qualidade para o público-alvo e entregar valor aos seus clientes. Hoje, muitas empresas do setor agrícola têm vivido as maravilhas do digital e aplicado as estratégias que as estão fazendo crescer e se tornarem conhecidas em um segmento pouco explorado.

O posicionamento digital de uma marca é o que vai ajudá-la a conquistar cada vez mais espaço na internet. Por este motivo, as empresas do setor agrícola precisam contar com estratégias bem definidas e coerentes para atrair a atenção do seu público. Ao aplicar os métodos que citamos neste conteúdo, o seu negócio vai se destacar em meio aos seus concorrentes e você terá a visibilidade que procura.

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