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Como Elaborar um Calendário de Marketing? Entenda!

4 minutos para ler

Entenda nesse texto como se preparar para 2021 e elaborar um calendário de marketing de forma prática e eficiente.

O que você encontrará neste conteúdo

foto de uma mão com uma caneta rosa escrevendo em um calendário- simulando a criação de um calendário de marketing 2021
Foto: Mão escrevendo em um Calendário

2020 está chegando ao fim…. E os preparativos para 2021 no seu negócio já devem estar começando…

Em um panorama cada vez mais competitivo e demandas de consumidores cada vez mais exigentes, é comum termos dificuldades para gerir todas as ações, visto que as tarefas acabam se acumulando. Sendo assim, um calendário de marketing pode ser a solução ideal.

Essa ferramenta dá uma visibilidade maior a respeito das estratégias, permite a comparação de resultados, possibilita a integração de ações e traz outros benefícios indispensáveis para que a sua empresa se destaque em meio à concorrência e seja notada pelo público.

Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo para que você entenda como elaborar um calendário de marketing de forma prática e eficiente. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é calendário de marketing?

De forma simplificada, é uma espécie de cronograma que organiza todos os conteúdos já produzidos e que ainda serão feitos, assim como as determinadas datas e mídias nas quais eles serão publicados.

É por meio dessa ferramenta que a equipe se orienta em relação às datas de postagem, prazos de entrega, temas, pautas e divulgações dos conteúdos nas redes sociais.

Ou seja, o calendário de marketing é responsável pela organização de todas as ações voltadas à publicidade do negócio. Por isso, ele é indispensável para que suas estratégias sejam bem planejadas e colocadas em prática.

Como elaborar um calendário de marketing?

Veja a seguir os principais passos para criar o seu guia de postagens e melhorar o posicionamento de sua marca no ambiente digital.

Defina um modelo que mais se adéque ao seu negócio e equipe

Não há uma regra ou fórmula estabelecida para a criação de um calendário de marketing que deva ser seguida à risca. Na hora de desenvolver esse planejamento, é preciso ter em mente as necessidades de sua empresa e o perfil de seus colaboradores. Tenha a liberdade de desenvolver o seu próprio modelo.

Defina a frequência de postagens

Um dos pontos que deve fundamentar o seu calendário de marketing é a definição de quantas vezes por mês os conteúdos serão publicados no blog. Há uma grande variedade de fatores que precisam ser levados em consideração nesse ponto, mas o principal deles é manter a regularidade.

De acordo com as regras de SEO, para melhorar o posicionamento orgânico de sua marca nos mecanismos de busca, o ideal é ter uma boa frequência de publicações. No entanto, não se comprometa com uma escala que não possa cumprir. É melhor publicar apenas um artigo ou material por semana do que postar cinco nos primeiros dias e depois ficar bastante tempo sem publicar mais nada, por exemplo.

Dica extra: organizar e segmentar as datas de acordo com a categoria de cada conteúdo pode facilitar o trabalho de sua equipe de marketing.

Planeje os conteúdos

Esse é o ponto em que são definidos aspectos importantes como:

  • formato do conteúdo — e-book, blogpost, podcast, vídeo etc;
  • tema e palavra-chave;
  • formas de divulgação — blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outras;
  • etapa do funil — topo, meio e fundo;
  • persona à qual o conteúdo é destinado;
  • profissionais responsáveis por produzir e revisar.

Um ponto importante sobre o calendário de marketing…

Para concluirmos este artigo, é importante destacar que o calendário de marketing deve estar conectado com as diferentes estratégias, isto é, ele precisa abranger todas as plataformas e canais de comunicação da marca e deve ser mantido sempre acessível a todos os membros da equipe.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a elaborar um calendário de marketing e aderir a uma série de estratégias para aumentar a visibilidade da marca?

Então entre em contato com a gente para conhecer as nossas soluções e como podemos te ajudar!

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