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Diferenças e aplicações entre SEO On Page e Off Page

6 minutos para ler

O SEO é uma técnica conhecido no mundo online por ajudar a ranquear sites nas melhores posições dos motores de busca.

No entanto, muitos não sabem que ela é divida em duas categorias.
Continue lendo para saber quais são elas e como ela podem ser aplicadas! 

Ilustração: reprodução SEO on Page e Off Page

Atualmente, a internet é fundamental para os negócio e divulgação de conteúdos. Isso porque, as ferramentas disponibilizadas pelo meio digital possibilitaram que as empresas e os produtores de conteúdo conversem com os seus respectivos públicos mais facilmente. Entretanto, elas não eliminaram a concorrência. 

Produzir conteúdos de qualidade ou elaborar super ofertas não garante que as pessoas irão chegarão a você. Isso acontece porque existem muitas pessoas fazendo o mesmo e, assim, brigando pelo topo dos motores de busca, como o Google. 

Por isso, existem estratégias que quando aplicadas corretamente ajudam você a otimizar o seu conteúdo e alavancar o seu negócio. 

Juntas, essas estratégias formam o SEO. 

O que é SEO?

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization. Ela corresponde ao conjunto de técnicas que tem por objetivo melhorar a posição de sites nos buscadores.

Essas estratégias são feitas de forma orgânica, ou seja, gratuita. Na verdade, o único preço cobrado aqui é a informação. 

As técnicas de SEO estão divididas em dois tipos: SEO On Page e Off page.

Continue lendo para saber a diferença entre essas duas categorias!

SEO On Page

As técnicas de Seo on page estão ligadas à parte estrutural do site, ou seja, à otimização do seu conteúdo. 

Como os motores de busca têm por objetivo apresentar ao usuário os resultados mais relevantes para a pesquisa feita por ele, posicionar o seu site entre as primeiras colocações implica em mostrar para os mecanismos de busca que você atende aos critérios.

Disponibilizar conteúdos informativos de qualidade e uma boa usabilidade do seu site são algumas das formas de fazer isso. 

Algumas outras  formas de otimizar conteúdos são:

Title tag: 

É o título do seu site que aparece nos resultados de busca. Ele deve dar uma prévia do que o usuário encontrará na sua página. É importante utilizar a palavra-chave na Title Tag. 

Por exemplo: Se você tem uma clínica odontológica especializada em implantes e canal, opte por utilizar termos, como “clareamento dental valor” e “ implante de dente valor”, pois essas são as palavras pesquisadas por quem busca por esses assuntos. 

Títulos e subtítulos

Para otimizar os textos do seu site é preciso hierarquizar bem as informações para que o conteúdo fique visualmente agradável de se ler. 

Para isso, é distribuído títulos e subtítulos ao longo do texto que serão divididos em H1,H2,H3… O título principal deve ser formatado como header 1 (H1), os subtitulos principais como header 2 (H2) e assim por diante. 

Lembre-se de criar títulos claros e que contenham as palavras-chave principais, obedecendo a hierarquia de H1,H2,H3, etc.  

URL

O URL é o endereço do seu site. É ele quem vai dizer para o usuário aonde ele está e o que está vendo, só de bater o olho. Por isso, ele deve ser o mais agradável possível, formado com termos claros e o uso das  palavras-chave. 

Para que você não corra o risco de ser prejudicado pela formação do seu URL, fique de olho no endereço criado automaticamente pelo seu sistema de gestão de conteúdo. 

Se a sua página estiver falando de aparelho transparente preço, verifique  se o URL dela está indicando que é esse o assunto. Nada de deixá-lo com uma série de números e letras aleatórios. Observe: 

www.dentista.com.br/836D58g4

O URL seguindo o SEO seria assim: 

www.dentista.com.br/aparelho-transparente-preco

Meta description

Diz respeito àquele resumo que acompanha a Title Tag nos resultados de busca. 

O principal objetivo aqui é chamar a atenção do usuário em poucas palavras para que ele se sinta inclinado a escolher o seu site em detrimento dos demais. 

SEO Off Page

Quando se trata de estratégias de SEO muitas pessoas tendem a se concentrar apenas nas técnicas on page, quando, na verdade, as técnicas off page são tão importantes quanto. 

O SEO off page consiste em criar links de direcionamento para o seu site em outros sites da internet. É dessa forma que você irá mostrar para o Google que o seu site é relevante. 

Basicamente, quanto mais links e menções o seu site receber de outros sites relevantes e confiáveis da sua área de atuação, mais pontos ele terá com os motores de busca. 

Esse é um relacionamento de troca, em que você inclui links em outros sites, mas também recebe links de terceiros em seus conteúdos. 

Os links posicionados nos site são chamados de backlinks e fazem parte de uma estratégia chamada link building. 

Além do link building o SEO Off Page é formado por qualquer estratégia feita fora do site. Entre essas estratégias estão:

Parcerias 

Fazer parcerias com outros sites e blogs é essencial para fazer os backlinks sempre que possível. O ideal é que os parceiros sejam da mesma área de atuação e produzam conteúdos parecidos.  

Comentários e menções

Tão importante quanto os backlinks são as menções ao seu site em outros domínios. Essas menções podem ser feitas em posts de outros blogs ou fóruns da internet, mas sempre de forma relevante, com referências positivas que mostrem autoridade no assunto. 

Redes sociais

As redes sociais também são ferramentas do SEO off page. Por meio delas é possível monitorar o tráfego em determinada rede social, ou seja, números de compartilhamento, conversões, etc. 

Assim, ainda usando o exemplo da clínica odontológica,  é possível produzir um conteúdo específico para o Facebook, por exemplo, sobre aparelho ortodôntico e conseguir clientes para a clínica através dele.

Comece a usar o SEO no seu site

Agora que você já sabe o que é o SEO e as diferenças entre o SEO on page e off page você já pode colocar em prática as técnicas ensinadas nesse conteúdo. 

Você irá perceber uma mudança significativa nos resultados do seu site e, até, nos negócios!

Este texto foi produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal. o conteúdo foi uma parceria entre a 2dcb e a Clínica Ideal.

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