Nos últimos anos, a busca por informações sobre o que é podcast e como utilizá-lo cresceu de forma expressiva na área da comunicação.
Porém, isso não significa que o blog como plataforma e o conteúdo escrito disperso nas diferentes mídias digitais tenha perdido parte do seu valor. Na verdade, o que houve foi uma complementação na forma de se comunicar e interagir com o público.
Por esse motivo, se você tem vontade de divulgar informações relevantes, realizar bate-papos e fazer programas no mundo digital, certamente precisa compreender melhor o que é um podcast.
Confira agora dicas, definições e como o podcast pode ajudar no fortalecimento da imagem de uma marca no mercado. Boa leitura!
O que é podcast?
De forma simplificada, pode-se dizer que os podcasts são programas e séries de episódios gravados em formato de áudio ou vídeo que permitem que o usuário ouça todo o conteúdo de forma online.
Nesta plataforma, o download do conteúdo vai sendo feito conforme o usuário escuta o material disponibilizado, sendo que todo o programa ou série de podcast gravado pode ser baixado no formato de MP3 ou algo compatível para o aparelho da sua residência, como um notebook, tablet ou celular.
Vale mencionar que o termo podcast surgiu por conta do iPod, após a descoberta de como transferir arquivos de áudio disponíveis nos leitores de feed de notícias (RSS) para o iTunes para que, assim, eles pudessem ser tocados na plataforma da Apple.
Como o podcast cresceu e se destacou no Brasil?
O podcast chegou ao Brasil no ano de 2004. Hoje, com a portabilidade que possibilita ouvir esse material no seu celular, notebook ou tablet sem ter de consumir a internet móvel, uma vez que você pode fazer o download antes, fez com que mais de 50 milhões de pessoas no país já tivessem acesso a essa nova forma de comunicação.
Mas, afinal, como criar um podcast ideal para os consumidores de uma empresa? Confira, abaixo, o passo a passo simples de como criar um podcast ideal para sua marca:
- escolha o tema do seu podcast;
- defina os participantes;
- planeje o conteúdo que será compartilhado;
- prepare-se vocalmente;
- separe os equipamentos necessários para a gravação;
- faça a edição necessária nos áudios e vídeos gravados;
- publique seu podcast nas mídias digitais.
Como o podcast pode ajudar no fortalecimento da imagem de uma marca no mercado?
Como podemos perceber, o podcast está em plena evolução no Brasil. Por esse motivo, diversas empresas estão apostando e investindo nessa nova forma de comunicação. E caso você ainda esteja com dúvidas sobre investir ou não na produção de podcast, separamos 3 vantagens de se ter um podcast.
Informação mais humanizada
O podcast, além de trazer mais intimidade, permite uma maior conexão entre os produtores de conteúdo e seus respectivos ouvintes. Isso porque o conteúdo do podcast, por apresentar uma linguagem mais direta e menos técnica, facilita a compreensão do produto/serviço ofertado e ainda cria vínculo com o potencial consumidor.
Acessibilidade
A portabilidade fez com que o podcast se tornasse um companheiro para qualquer momento, dando total liberdade de o ouvinte escutar o conteúdo no melhor horário do seu dia. Afinal, todos os vídeos e áudios gravados podem ser baixados pelo aplicativo e escutados por streaming.
Precificação
Como os podcasts, ultimamente, são mídias distribuídas de forma gratuita na internet, sua principal função acaba sendo realmente agregar valor para a empresa ou pessoa que ali se faz presente. Além disso, a mídia, quando trabalhada com frequência, aumenta de público e, consequentemente, tem o poder de atrair publicidade. Logo, não é difícil encontrar podcasts que se tornaram fonte de renda para os seus produtores.
Agora que você já sabe
O que é podcast e quais vantagens ele pode trazer para o resultado do seu negócio, não deixe de colocá-lo em prática. Afinal, além de ser barato e rápido, investir nele pode agregar valor para a imagem da sua marca.
Você curtiu este artigo sobre o que é podcast?
Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus familiares e amigos a também dominarem o assunto!
2 comentários em “Saiba o que é podcast e como ajuda na comunicação com os clientes”