Uma empresa digital first é aquela que está bem posicionada no ambiente virtual e explora as oportunidades oferecidas pela internet e pela tecnologia
Nesse contexto de pandemia do coronavírus, você provavelmente ouviu falar de alguma empresa que precisou fecharas portas, por conta do pouco movimento em sua loja física, certo? Do mesmo modo, outras organizações renovaram o seu modelo de negócio com um maior investimento na presença virtual.
Muitas empresas que estão sobrevivendo e até mesmo lucrando na crise apostaram na abordagem digital first, isto é, buscaram maior presença no ambiente virtual. Tal estratégia envolve um site responsivo e estável, a utilização de tecnologias adequadas e até mesmo ações de automatização de marketing.
Neste post, mostraremos as principais estratégias para deseja implementar esta cultura e disseminá-la entre os colaboradores. Boa leitura!
Aposte na coleta de dados
O histórico digital de vendas da empresa e a própria internet em geral são fontes valiosas de conhecimento para a empresa. Por meio dos dados, se torna mais fácil compreender as necessidades dos consumidores e desenvolver produtos e serviços de acordo com suas demandas.
Antigamente, esse trabalho era obtido com pesquisas de mercado. O problema é que esses estudos costumavam levar muito tempo e as empresas ainda dependiam da boa vontade das pessoas para responderem aos longos questionários.
A tecnologia tornou tudo mais fácil: com softwares e profissionais especialistas em análises de dados, a empresa consegue extrair conhecimento relevante, sem precisar recorrer à questionários ou pesquisas presenciais.
Profissionais de marketing e comunicação estão bastante familiarizados com essas ferramentas e podem ser consultados na hora de otimizar as estratégias digitais do negócio. Para saber mais sobre essas ferramentas, leia o nosso post sobre as principais soluções digitais para a coleta de dados.
Incentive a cultura digital first entre os colaboradores
Não adianta adotar um mindset de transformação digital apenas entre os principais líderes do negócio. Essa iniciativa tem que ser expandida entre os setores e todos os colaboradores. Isso é importante até mesmo para que todos estejam alinhados em torno dos mesmos objetivos.
Basta pensar na pandemia do coronavírus, que chegou com força ao Brasil em março, cujos efeitos ainda perduram. Ela modificou as rotinas de empresas de diferentes segmentos, mas um aspecto em especial garantiu que muitas delas sobrevivessem à instabilidade econômica.
Estamos falando da tecnologia, que facilitou o trabalho remoto e o home office. Com um computador e uma conexão, muitas pessoas passaram a trabalhar diretamente de casa — o que permitiu que a empresa expandisse a sua atuação nos meios digitais, inclusive.
Isso só foi possível porque muitos trabalhadores estão habituados a trabalhar diretamente com a tecnologia. Empresas cujos funcionários não estão habituados às mesmas ferramentas tiveram dificuldade para sobreviver.
Uma matéria do Estadão mostra que um setor que foi duramente atingido pela pandemia foi o de turismo e alimentação, além dos shopping centers. Esses nichos dependem de um ambiente físico para operar. Contudo, lojas que expandiram a sua presença digital conseguiram gerar novas oportunidades de negócio.
Um exemplo foi a adoção de mostruários virtuais, como relata uma reportagem da Folha de S. Paulo.
Invista em capacitação interna
Para ter colaboradores que estejam alinhados com a estratégia digital first, é fundamental que eles recebam a capacitação necessária. Isso não se resume às soluções digitais, como o aprendizado sobre computação em nuvem, por exemplo: é importante, também, educá-los sobre o uso correto das redes sociais e outras ações no ambiente virtual.
Essa capacitação, que pode ser feita por meio de cursos on-line, palestras e treinamentos, de acordo com as características desejadas, pode ser complementada com um bom plano de endomarketing. Afinal, será mais fácil engajar o trabalhador com os valores da empresa se ele está recebendo uma capacitação que influenciará positivamente o seu futuro.
O endomarketing une o melhor dos dois mundos: melhora a cultura organizacional e ainda gera trabalhadores mais produtivos. Tão importante quanto ter um colaborador bem capacitado é desenvolver um relacionamento próximo com ele, demonstrando que a empresa aposta em seus funcionários.
Automatize seus processos de trabalho
Automatizar os processos de trabalho traz uma série de vantagens para a empresa. Além da economia de dinheiro e recursos, as tarefas também passam a ser executadas em menos tempo, o que otimiza todo o cronograma da companhia.
Assim, podemos dizer que a automatização deve ser uma das principais preocupações das empresas que buscam uma abordagem digital first. É um meio de a organização se juntar à transformação digital e adequar a sua rotina com as ferramentas mais inovadoras do mercado.
Automação no setor de marketing
No setor de marketing, por exemplo, a empresa consegue adotar uma estratégia de e-mail marketing, na qual as mensagens são enviadas de forma automática, com a adaptação de conteúdo de acordo com o estágio na jornada de compra. Além disso, é possível programar ações nas mídias sociais.
Isso é feito por meio da utilização de softwares específicos, mas a tendência é que esse serviço se torne cada vez mais completo — já que tecnologias como a inteligência e o machine learning têm se tornado cada vez mais acessíveis a empresas de diferentes segmentos.
Caso você esteja se perguntando se a sua empresa se utiliza da automatização para crescer, basta se concentrar em algumas perguntas: como são realizadas as ações de marketing? Como são mensurados os resultados? Os e-mails são enviados de forma automática?
Essas questões são interessantes para entender como a automação, um dos principais pilares da estratégia digital first, pode ser importante para o negócio. Uma boa ideia é contar com uma agência especializada em marketing, cujos profissionais poderão ajudá-lo a otimizar essas iniciativas.
Conte com consultores em marketing digital
Por falar em profissionais de marketing e comunicação, as melhores agências costumam contar com softwares especializados para diversas áreas. Dessa forma, ao contar com esses profissionais, sua empresa tem acesso a pessoas com um amplo conhecimento em estratégias digitais e ainda economiza — uma vez que ela não precisará comprar licenças e instalação dos programas utilizados.
Basta consultar os preços de licenças de softwares de edição de imagens (como o Photoshop ou o Illustrator) e as ferramentas de automação de marketing, como RD Station e Hubspot, para entender que os custos são elevados.
Portanto, buscar consultoria em marketing digital é uma maneira de introduzir estratégias digital first em sua empresa e ainda contar com o que há de melhor em relação às atuais tecnologias do mercado. Trata-se de um passo importante de modernização.
Conte com a Agência 2
Somos uma agência de Publicidade e Propaganda em Bauru com uma raiz no Design. Até por isso, a 2 é uma empresa que tem como um dos seus diferenciais um acabamento superior nos trabalhamos que entregamos. Além disso, cada elemento recebe uma atenção especial: isso porque, para nós, a comunicação deve ser um processo integrado.
A empresa se diferencia dos concorrentes pelo grande envolvimento com os clientes. A 2 preza pela precisão nas entregas. Afinal, o objetivo não é simplesmente atender às expectativas dos clientes, mas superá-las e estabelecer um relacionamento de confiança.
Assim, conte conosco para implementar uma cultura digital first. Ela pode ser implementada na empresa por um conjunto de ações: investimento em tecnologia, em marketing virtual, capacitação e conscientização de colaboradores. Por meio dela, a organização obtém mais eficiência, economiza recursos e moderniza o modelo de negócio.
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