Como trabalhar o Marketing da sua empresa durante a crise do coronavirus?

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A pandemia do coronavírus impôs um novo cenário e com ele imensos desafios para o mundo dos negócios. Saber se comunicar e manter o marketing no período de crise pode ser fundamental para o futuro dos negócios.

Uma situação que exigiu mudanças significativas na rotina de pessoas, governos, organizações, escolas, empresas e economias. Estamos falando da pandemia do Coronavírus que, no Brasil e no mundo, desafia a todos, sobretudo os pequenos e médios empresários.

É um momento de incertezas e insegurança sem precedentes e a necessidade do distanciamento social para conter a propagação e disseminação do vírus impactou a vida e as formas de como vender ou simplesmente sustentar seus negócios.

Para esse momento difícil e de mudanças comportamentais, a comunicação e o marketing exercem papéis fundamentais para o contexto das empresas. É hora de se conectar e criar oportunidades e situações que promovam o engajamento e o enfretamento da crise e fazer com que as pessoas, num cenário pós-pandemia, lembrem-se de suas ações como empresa e dos serviços que você se adaptou para prestar para superar a crise.

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Confira abaixo algumas dicas de como trabalhar o marketing da sua empresa durante a crise do coronavírus.

  1. Não pare o Marketing: a palavra de ordem nesse momento é de mudança. Não adianta agora querer vender seus produtos e serviços da mesma forma que fazia antes. As pessoas estão – com razão – preocupadas com a sobrevivência, com a manutenção de seus empregos e você e sua empresa devem se adaptar para essa nova necessidade. Como? É hora de trabalhar sua MARCA e de gerar valor com o marketing de conteúdo. Uma ação interessante seria buscar ajudar pessoas, organizações e até outras empresas. Deixe as pessoas conhecerem sua marca e como você está reagindo com ideias e buscando soluções para as pessoas. Invista em tutoriais sobre assuntos que você domina e em como você e sua empresa podem contribuir de forma legítima nesse momento.
  • Se adapte: sabe aquele projeto de começar vender online ou finalmente inaugurar um e-commerce que você tinha em mente? Esse é o momento de começar. Use as tecnologias a seu favor: aplicativos de mensagens, e-mails e até as redes sociais para começar a vender seus produtos. Se não for possível vender, a adaptação e criatividade também ajudam, mais uma vez. Por exemplo: se sua empresa fazia festas e eventos em geral, que tal usar a rede de fornecedores e seus conhecimentos de logísticas e nesse período começar a fazer entregas? Idosos, pessoas com problemas de mobilidade, com doenças graves podem precisar de serviços como esse e você pode ajudar com seus conhecimentos na sua cadeia produtiva. É da área de hotelaria, hospedagem, turismo? Veja se é possível fazer parcerias nessa pandemia e oferecer a acomodação para públicos de risco (profissionais que não podem voltar para casa, por exemplo, como os da saúde), vouchers ou descontos para serem usados no retorno do distanciamento social e abuse da solidariedade: se é por exemplo do ramo de cabeleireiro, na compra de um corte antecipado, a empresa oferece outro gratuito para o público carente. Use a imaginação, com responsabilidade e seguindo sempre as orientações de saúde dos órgãos competentes;
  • Pense no futuro: use o marketing agora para ser relevante no futuro. Construa uma relação de confiança com seu público. Se engaje em causas solidárias e convide sua rede a fazer o mesmo. Seja útil, dispondo tutoriais sobre assuntos de sua área de atuação. Se é cuidador de piscinas, ofereça dicas de como manter por mais tempo a qualidade da água; se é manicure, ofereça seus conhecimentos de como cuidar das unhas em casa; se é cabeleireiro, ensine como cuidar do visual de forma segura; se é profissional da área de recreação, ajude pais, mães e cuidadores a entreterem os filhos que estão em casa. Como foi dito acima: é hora de gerar valor para seu cliente, ser presente agora para retomar as vendas no futuro.
  • Procure ajuda: é hora de você também buscar oportunidades e ampliar seus conhecimentos e sua presença digital. Não sabe fazer, está em dúvida, não sabe por onde começar? Procure projetos, iniciativas e ações que possam te ajudar a fazer ou manter sua Como trabalhar o Marketing da sua empresa durante a crise do coronavirus?comunicação com seus clientes.

A Agência de comunicação e Branding 2dcb  está com um projeto social para ajudar pequenos empresários a usar o marketing digital. A agencia criou a campanha #2dcbporvocê e vai oferecer consultoria gratuita para auxiliar pequenas empresas a utilizarem o marketing digital em razão do cenário de pandemia. A iniciativa é voltado para pequenas empresas de Bauru e região e o regulamento está disponível aqui:http://conteudo.2dcb.com.br/campanha-2dcbporvoce.

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