foto foguete saindo de dentro do computador para fora representando os lançamentos de produtos digitais foto foguete saindo de dentro do computador para fora representando os lançamentos de produtos digitais

Lançamento de Produtos Online e Offline: Descubra agora como fazer

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Lançamento de produtos online e offline, saiba como alinhar e estruturá-lo de maneira eficiente.
Este texto vai te ajudar

Lançar um produto é um acontecimento marcante em qualquer negócio, pois até marcas que já estão consolidadas no mercado há décadas não têm como prever como o público e a concorrência reagirão à novidade.

Portanto, é fundamental que o processo de lançamento seja devidamente alinhado e bem definido. Estudar o segmento em que o negócio atua e conhecer o perfil de seus consumidores são apenas algumas das ações que devem servir como parâmetro para as campanhas promocionais, tanto no ambiente online quanto no offline.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de medidas que você deve considerar na hora de realizar um lançamento de produtos no mercado. Acompanhe a leitura para conferir!

desenho mão impulsionando um cometa simulando um lançamento digital
como fazer lançamento de produtos

Veja abaixo as dicas para realizar o lançamento dos produtos online ou offline do seu negócio.

1. Estude bem o mercado

Antes de tirar qualquer ideia do papel, é imprescindível olhar bem à sua volta e analisar o que está acontecendo no segmento que seu negócio atua. Afinal, você pretende lançar uma nova solução para suprir uma demanda já existente e isso vai gerar uma disputa por espaço com concorrentes diretos e indiretos.

Sendo assim, estude as necessidades atuais do mercado e desenvolva um benchmarking para descobrir quais produtos já existem semelhantes aos que você está desenvolvendo. Isso ajudará a pesquisar os diferenciais competitivos que podem ser explorados no lançamento.

2. Crie uma estratégia de lançamento dos produtos integrando o online e offline

Mesmo na era da informação digital, lançar um produto não é algo restrito apenas ao âmbito da internet. Ainda há uma boa parcela de consumidores no meio offline. Portanto, é importante criar uma estratégia de lançamento que contemplem os 2 ambientes.

Realize pesquisas para saber em quais mídias seus consumidores estão — tanto os antigos quanto os potenciais —, quais tipos de canais de comunicação os impactam e qual tom de linguagem é mais adequado. Considere também analisar as estratégias de seus concorrentes para divulgação e observe onde sua performance têm sido melhor.

A ideia é equilibrar online e offline de acordo com as informações obtidas. Por exemplo, um produto desenvolvido para o público mais maduro deve focar suas forças no offline, enquanto uma solução voltada para consumidores jovens deve ter presença no meio digital.

3. Defina os indicadores de performance

KPIs são ferramentas indispensáveis no meio corporativo, pois indicam o desempenho de suas ações promocionais, apresentando quais medidas são relevantes e quais devem ser desconsideradas.

Dado o contexto, é necessário entender quais indicadores de sucesso devem ser utilizados para cada departamento, desde o desenvolvimento do produto até o time de vendas.

Entre os KPIs mais frequentes utilizados em lançamentos, podemos citar:

  • porcentagem de clientes declarados satisfeitos;
  • fatia de mercado alcançada depois de determinado período;
  • lucro gerado com as vendas em um período estabelecido;
  • número de consumidores que adquiriram a mercadoria.

4. Faça testes

Durante todo o período de desenvolvimento do produto, realize diversos testes. O objetivo é descobrir como reduzir o tempo de produção e mão de obra necessária, diminuindo a quantidade de insumos utilizados.

Contudo, a cada nova experiência, analise cuidadosamente o produto final e quais impactos as mudanças tiveram em sua qualidade. Coloque-se sempre no lugar do cliente para entender a sua percepção do produto (forma de uso, cores, aparência etc.).

Para finalizar…

Como você pôde contemplar neste conteúdo, lançar um produto é um processo que exige pesquisa de mercado e bastante planejamento.
É preciso entender quais lacunas ainda não estão preenchidas para que sua mercadoria possa atuar de maneira inovadora.

Além disso, é importante conhecer o perfil dos consumidores para saber em quais canais de comunicação focar seus esforços.

Gostou deste artigo sobre o
lançamento de novos produtos
online ou offline?

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Que tal conferir também o nosso post sobre as 5 ações de outbound marketing que ainda funcionam muito bem no mercado?

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4 comentários em “Lançamento de Produtos Online e Offline: Descubra agora como fazer

  1. Seu artigo está bem completo e esclarecedor.
    Fazer uma pesquisa de mercado e traçar as estratégias corretas para fazer o lançamento de um produto digital são ações essenciais para atingir os resultados esperados.
    Parabéns!

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