Toda empresa é um organismo vivo que estabelece uma rede de relações entre pessoas e grupos interdependentes. Logo, a comunicação corporativa precisa ser trabalhada de maneira global e estratégica para ser altamente eficaz na excelência dos relacionamentos e para a gestão do negócio.
A comunicação influencia diretamente nos processos da organização, bem como em seus desempenhos, e ainda contribui para a integração dos colaboradores e das suas lideranças. Além disso, ela reflete na imagem empresarial, otimizando os serviços, aumentando a produtividade e sobretudo os lucros.
Quando uma empresa não se comunica bem, está comprometendo seriamente o seu crescimento e os problemas como equipes desmotivadas, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos não tardam a aparecer. A comunicação é uma ferramenta que promove a sinergia para a companhia alcançar os resultados almejados. Portanto, a sua boa qualidade é fundamental.
Ao longo do texto você vai encontrar informações valiosas, que contribuirão para estabelecer uma comunicação corporativa eficaz na sua empresa. Acompanhe!
Comunicação corporativa na prática
A construção de uma comunicação eficaz não pode ser reduzida a mera transmissão de mensagens, ao contrário, ela é a criação de um ambiente que permite a interação e integração entre os dois lados que participam, fornecendo e adquirindo informações.
Dessa forma, todas as decisões empresariais devem envolver uma comunicação clara, consistente, objetiva e completa até mesmo nas mais cotidianas. É importante sempre lembrar que tudo isso influenciará na maneira como o receptor interpretará a mensagem recebida.
Qualquer tipo de comunicação mal feita — independente da forma — pode atrapalhar o processo de propagação da linguagem corporativa. Assim, um planejamento de comunicação bem estruturado, com objetivos previamente estabelecidos, facilita as ações de comunicação de forma atenta à missão e valores defendidos pela organização.
Um processo de comunicação eficiente tem por objetivo:
- conseguir um fluxo de mensagens dinâmico (informação, feedback e coordenação);
- transmitir as mensagens importantes a todos os destinatários;
- estimular a participação eficaz;
- tornar as equipes de trabalho coesas;
- facilitar e agilizar procedimentos;
- aumentar a eficácia operacional.
- apoiar a tomada de decisões.
Comunicação estratégica
A comunicação estratégica é um fator determinante para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer empreendimento. Em razão disso, a empresa deve alinhar suas ações de comunicação ao planejamento estratégico.
A estratégia da comunicação passa necessariamente por alguns pontos importantes, vamos a eles:
Três perguntas simples
O quê? Quem? Como? Essas três perguntas simples ajudarão a definir as ferramentas e abordagens corretas da estratégia.
- O quê? O que sua empresa quer exatamente comunicar? Essa pergunta serve para definir os grupos e categorias de informações que deverão ser estrategicamente trabalhadas para cada tipo de público.
- Quem? Quem será o público atingido por determinadas categorias de informações de forma específica, sem que os demais sejam acionados?
- Como? Definidos o público e a categoria de informação a ser comunicada, é o momento de definir como essas informações serão comunicadas, ou seja, por quais canais de comunicação.
Planejamento e processo
A estratégia da comunicação corporativa requer o desenvolvimento de processos de comunicação e fluxos de informação, para que ao longo do tempo se disseminem e se efetivem em canais constantes.
Esse desenvolvimento, no entanto, exige planejamento: primeiro, para traçar, desenvolver e implantar o processo; e segundo, para monitorar e medir seus resultados.
Organização em função do tempo
Toda estratégia precisa ser programada por meio de um calendário. Tal organização cronológica deve compreender tanto o calendário em si, ou seja, quando as informações circularão, assim como a periodicidade, isto é, quantas vezes as informações serão divulgadas.
A organização em função do tempo permite que as empresas avaliem objetivamente os resultados de suas ações de comunicação, realizando um levantamento comparativo de períodos e retornos, além de poder identificar pontos que necessitem um redirecionamento.
Embaixadores da comunicação
A estratégia da comunicação empresarial ainda pode contar com os chamados embaixadores da comunicação. Esses “embaixadores” são capazes de doutrinar, liderar e mover pessoas, potencializando os constantes fluxos de informação e processos de comunicação.
Estágios mais avançados da comunicação em nível estratégico passam a utilizar esses influenciadores para atingir o público-alvo de maneira mais eficiente e assegurar que as mensagens cheguem ao destinatário de forma mais rápida e sem erros.
Ainda que não sejam oficialmente nomeados como representantes ou comunicadores, essas pessoas são capazes de comunicar e disseminar, quer estejam formalmente ligados a essa função ou não. Observe os líderes de seu empreendimento e encontrará naturalmente os candidatos para essa função.
A comunicação como estímulo de engajamento
A forma com que uma empresa se comunica está diretamente ligada à maneira com que ela e seus gestores trabalham sua cultura organizacional que, consequentemente, interfere no clima organizacional.
É um plano introduzido na cultura da organização que permite, por meio dos canais e suportes adequados, atender às necessidades de comunicação tanto dos profissionais quanto dos grupos que a constituem.
Uma comunicação interna constante e verdadeira com seus colaboradores é fundamental para que eles se sintam mais importantes e reconhecidos dentro da organização. Desse modo, estarão mais dispostos e motivados para realizar suas atividades, gerando melhores resultados no que se refere ao aumento de produtividade e ganhos financeiros.
Portanto, uma comunicação de qualidade torna o clima organizacional muito melhor e mais agradável, fazendo com que os profissionais se sintam mais a valorizados em seu trabalho e mais satisfeitos com a empresa.
Além disso, sua prática é essencial na constituição da imagem da empresa, que também é difundida pelos colaboradores fora do expediente de trabalho.
Utilizando diversos meios de comunicação
Para dialogar e manter um relacionamento saudável e duradouro com seus públicos, as organizações podem utilizar diversas ferramentas. São elas:
Comunicação Interna
Uma gestão eficaz com uma comunicação integrada melhora o clima organizacional, motiva os colaboradores reduzindo custos e aumenta a rentabilidade dos trabalhos, além de servir de estímulo para estabelecer relações mais duradouras, conferindo empatia e estabilidade no ambiente interno.
Para realizar a comunicação integrada, você poderá fazer uso de uma ou mais ferramentas abaixo:
- e-mail corporativo;
- newsletter;
- murais;
- jornais e/ou revistas – impressos e/ou on-line;
- intranet;
- rede social corporativa;
- aplicativos;
- palestras internas;
- workshops;
- cursos de capacitação profissional;
- entre outras ferramentas.
Mídias Sociais
Empresas presentes no mundo on-line, conectadas e engajadas, tendem a possuir um relacionamento mais sustentável com fornecedores e, principalmente, com clientes, além de transmitirem melhor sua imagem e demonstrarem preocupação com a opinião de seu público-alvo.
Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito, credibilidade e destaque diante dos colaboradores, dos clientes e da comunidade.
As redes sociais são excelentes ferramentas de marketing e por meio delas a empresa pode divulgar:
- ações e participações em eventos;
- presença em todos os âmbitos do mercado;
- padronização e divulgação da marca (identidade visual);
- contatos de relações-públicas;
- entre outros.
Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação — TV, rádio, jornais, revistas etc. Esses veículos possibilitam conquistar visibilidade positiva e confiabilidade junto à sociedade, fortalecendo e estabelecendo a imagem da empresa, tornando-a referência no mercado.
Serviços especializados em comunicação corporativa
Nem sempre as empresas dispõem de uma equipe interna para realizar ações de comunicação corporativa de forma adequada e profissional. Nesse caso, é imprescindível contar com o auxílio de serviços especializados em comunicação.
Terceirizar a comunicação é uma ótima alternativa, pois ao contratar uma agência especializada, pode-se dispor de inúmeras vantagens, tais como:
- competência e profissionalismo;
- redução de custos;
- economia de tempo;
- agilidade na execução;
- conhecimento das melhores estratégias;
- entre tantas outras.
A comunicação nas organizações é um fator extremamente determinante para o seu sucesso ou fracasso. Sem uma comunicação corporativa de qualidade, as empresas estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto de ordem financeira quanto de imagem e reputação. Por isso, é fundamental encarar a comunicação como uma ferramenta estratégica para os negócios.
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Um comentário em “A importância da comunicação corporativa para o crescimento da empresa”