EndoBranding: Saiba como trabalhar o Branding Interno na sua empresa!

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Você sabe o que é EndoBranding e porque trabalhar o Branding Interno na sua empresa? Descubra aqui

Para se manterem firmes no mercado as empresas precisam ir além dos investimentos em marketing externo. Adaptações na estruturação interna são fundamentais para potencializar suas ações estratégicas. É nesse momento que o branding interno — ou endobranding — deve ser colocado em prática.

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Essa ferramenta do marketing é capaz de promover uma interação completamente eficaz entre a companhia e seus colaboradores, estabelecendo um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante.

Neste artigo, vamos falar desse tema e mostrar como ter sucesso ao implementar as ações em seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é endobranding?

O trabalho de marketing desenvolvido pelas empresas para fortalecer sua marca com seus diversos públicos por meio da divulgação da sua cultura, missão, visão e valores recebe o nome de branding.

Contudo, esse mesmo trabalho realizado com o seu público interno —colaboradores — por meio de uma série de estratégias de marketing e ações de comunicação interna, buscando fidelizá-los para que se tornem defensores da marca no mercado, recebe o nome de endobranding, ou seja, o branding interno.

Isso significa que o processo de fidelização deve começar dentro da companhia para só depois ser estendido para fora dela.

Por que ele é importante para as empresas?

O endobranding é muito importante, pois permite um maior ajuste dos colaboradores à cultura organizacional das companhias, tornando-a evidente, consolidada e reconhecida. Ele tem como objetivo promover o alinhamento entre o público interno e os objetivos estratégicos de uma empresa.

Essa ferramenta do marketing interno consegue gerar um sentimento de valorização, pertencimento e orgulho de fazer parte do grupo. Suas ações também produzem satisfação, motivação e, por consequência, produtividade e excelência. Além disso, tem alta capacidade para atrair e reter talentos.

Os profissionais satisfeitos tendem a compartilhar suas percepções sobre a marca em seus círculos de convivência e nas redes sociais. Assim, pouco a pouco o negócio conquista uma boa reputação no mercado.

Ao ser visto como um bom local de trabalho, passa a atrair candidatos de grande potencial e estimula seus atuais funcionários a quererem permanecer. Logo, o endobranding desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do capital intelectual e humano de uma organização.

Quais são os benefícios do endobranding?

O endobranding é a ferramenta que contribui com a consolidação de um time interno qualificado e produtivo o que, consequentemente, traz uma série de benefícios para o negócio. Destacamos, logo abaixo, alguns dos principais. Confira!

Colaboradores mais empenhados

Quando a companhia se preocupa em manter um vínculo emocional com seus funcionários, o clima organizacional fica mais agradável e descontraído, ajudando-os a serem mais realizados no desempenho de suas funções e a se tornarem os primeiros propagadores da sua marca.

Esse vínculo emocional é um dos fatores mais importantes dentro de uma organização, por isso não deve ser desconsiderado, já que ele é capaz de unir uma equipe em prol de um objetivo em comum. Em outras palavras, ele contribui diretamente para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Maior motivação e trabalho de qualidade

As estratégias do branding interno contribuem para o aumento da motivação e também para a melhora da qualidade das tarefas executadas dentro da corporação. Quanto maior é o nível de satisfação do profissional em relação à empresa, melhor será o trabalho desempenhado por ele.

Aumento da produtividade e dos lucros

A dedicação de cada colaborador e união da equipe, somados ao aumento da qualidade do trabalho, resultam na otimização da produtividade e, consequentemente, no aumento dos lucros.

Por essa razão, é imprescindível estimular a equipe, valorizando o lado profissional e pessoal de cada indivíduo, além dos incentivos financeiros.

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Melhor alcance da marca

Um profissional satisfeito com o seu trabalho e com a organização torna-se um importante agente do marketing. Ao compartilhar sua satisfação em seu meio de convivência, com seus familiares e amigos, esses passam a ter uma imagem mais positiva e atrativa da marca.

A partir daí, essas mesmas pessoas tendem a se relacionar melhor com a marca e propagá-la em seu meio social por meio do marketing boca a boca, gerando uma reação em cadeia muito favorável para o crescimento do seu negócio no mercado.

Como trabalhar o branding interno?

Depois de conhecer a importância e os benefícios do endobranding para uma companhia, é o momento de entender como trabalhá-lo de forma prática.

Desse modo, separamos algumas ações que contribuem para criar essa percepção positiva perante o público interno e para aumentar, de forma significativa, os resultados em produtividade e excelência. Confira!

Realize eventos

A realização de eventos desperta nos colaboradores o sentimento de pertencimento, de valorização e orgulho. Por isso, não pense que essa ação tira o foco, nem que desperdiça tempo e dinheiro, pois isso é um equívoco.

Os eventos são muito efetivos para a projeção de imagem e a comunicação de valores. Eles envolvem as informações em emoção, favorecendo a inspiração, motivação e engajamento.

Além disso, os eventos promovem o início e encerramento de ciclos, renovando e revigorando o entusiasmo da equipe, que visualiza um final e uma recompensa para seus esforços.

Quando uma organização não os realiza, os colaboradores podem se sentir em uma sucessão interminável de dias em que devem executar, exaustivamente, as mesmas tarefas, o que é muito desmotivador.

Faça pesquisas de satisfação

A visão que os gestores têm do ambiente de trabalho precisa ser compatível com a dos colaboradores. É muito comum ver líderes acreditando que está tudo bem para o time, quando na verdade ele tem uma ideia completamente diferente.

Por essa razão, é fundamental ter um panorama real da maneira como a corporação é percebida pelos colaboradores. Para tanto, fazer pesquisas de satisfação pode apontar aspectos em que a companhia precisa melhorar para poder oferecer um clima organizacional favorável e estimulante.

Implemente treinamentos e cursos

Para dispor de profissionais altamente produtivos, combinando características como agilidade, eficiência e eficácia, é essencial investir desenvolvimento por meio de treinamentos e cursos.

Esse é o melhor caminho para fazer as pessoas produzirem mais. Do contrário, elas passam a apresentar sintomas de estafa e desmotivação.

Ao receberem os recursos necessários para realizar suas atividades de forma mais eficiente, elas se tornam mais lucrativas, ao mesmo tempo em que experimentam a realização pessoal e profissional.

Ofereça planos de carreiras

Uma companhia pode, sim, ter colaboradores satisfeitos em seus atuais postos de trabalho. Mas também é possível que tenha muitos profissionais só aguardando uma oportunidade em outras empresas, sobretudo quando se trata de grandes talentos.

Sendo assim, se a organização não quer perder esses profissionais valiosos, precisa oferecer um plano de carreira atrativo, com critérios claros para a ascensão. Ele é um dos instrumentos mais efetivos para o endobranding.

Por fim, o branding interno

É um processo do marketing que tem como objetivo fortalecer as relações internas da corporação, tornando-a mais competitiva no mercado a partir da integração dos seus colaboradores à estrutura e cultura organizacional.

A sua empresa dispõe de estratégias de endobranding? Deseja conhecer de forma mais aprofundada ações e ferramentas de comunicação interna para a gestão do público interno?

Entre em contato com a 2 Design e Comunicação, teremos prazer em atendê-lo!

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