Se você é novo no marketing digital e precisa entender conceitos básicos, como SEO, PPC, marketing de conteúdo e redes sociais, este artigo deve te ajudar.
No cenário atual, o marketing digital é essencial para negócios de todos os tamanhos, independente de quanto tempo a sua empresa esteja no mercado.
Este conteúdo foi elaborado para fornecer uma visão geral dos principais passos nesse universo. É ideal para iniciantes que querem aprender como começar ou os que buscam maturidade digital para seus negócios. Acompanhe mais sobre os fundamentos do marketing digital!
Começando pelo começo: o que é marketing digital?
O que pode parecer óbvio faz muita diferença para a compreensão total do assunto, certo? Por isso, é bom deixar claro o que é o marketing digital e quais as suas diferenças em comparação ao marketing tradicional.
Bom, o marketing tradicional é um conceito muito familiarizado e instituído, que usa meios como televisão, rádio e impressos para estratégias de comunicação, propaganda e vendas.
Suas atividades envolvem criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços, que geram interesse e buscam satisfazer as necessidades dos consumidores.
Já o marketing digital é praticamente tudo isso, ou seja, é uma forma de marketing, mas que utiliza o ambiente web como canal de divulgação, por meio das mídias digitais.
Por ser multiplataforma, possui estratégias e ações que transformam o relacionamento da marca, tornando-o mais dinâmico, potente e conectado, atraindo e conquistando uma gama maior de clientes em potencial.
Por que utilizar marketing digital?
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, a capacidade de inovar e se adaptar rapidamente às mudanças é crucial.
Com bilhões de pessoas conectadas globalmente, empresas e organizações encontram nesse recurso uma forma eficiente de alcançar, engajar e converter públicos-alvo de maneira segmentada e personalizada.
Ele permite a mensuração precisa dos resultados, com ajustes em tempo real, além de uma variedade de canais que, juntos, constroem uma presença de marca consistente e abrangente.
Ao proporcionar flexibilidade, gera não só alcance global, mas também a capacidade de dialogar diretamente com os consumidores, criando um relacionamento mais próximo e leal, essencial para a sobrevivência e o crescimento das empresas.
A importância da presença online para negócios de todos os portes
Agora, apresentaremos alguns dados que comprovam a pujança que estar nas redes sociais pode dar ao seu negócio, seja qual for o tamanho dele.
Conectados com um celular ou computador, você sabe onde os clientes estão, o que fica muito mais fácil para desenvolver uma estratégia bem definida.
Um estudo do Sebrae mostra que hoje 57% das empresas já estão ativas nas redes sociais e na internet, ou seja, mais do que a metade.
Segundo esse levantamento, a presença online tornou-se um elemento crucial para o sucesso dos negócios, inclusive dos pequenos.
Em um mercado impulsionado pelas transformações digitais, o digital permite otimizar o recurso de investimento, com menos dispersão.
Outro ganho é a possibilidade de mudança de estratégia no planejamento, caso alguma campanha não esteja oferecendo o retorno esperado.
Assim, tanto uma empresa iniciante quanto uma já consolidada conseguem inúmeros benefícios, podendo fazer um planejamento de escalabilidade digital, para ampliar ainda mais seus resultados.
Os fundamentos do marketing digital: principais técnicas, plataformas e boas práticas
Os fundamentos do marketing digital são variados e vão desde o posicionamento – que é como a empresa quer ser reconhecida na internet, até as métricas – indicadores que monitoram e medem o desempenho de campanhas.
Para que um site fique nas primeiras posições do Google, por exemplo, mais de 200 fatores influenciam no processo. Eles podem ser usados tanto separados quanto juntos, como é o caso do Google Analytics e do SemRush.
Essas ferramentas ajudam a melhorar a performance digital e a estratégia de marketing, com diferenças. O Google Analytics ajuda a entender o comportamento dos usuários em um site e pode ser usado com outras soluções do Google, como o Google Ads, Google Cloud e Google Search Console. Já o SemRush analisa SEO, palavras-chave, backlink e os concorrentes, identificando novas oportunidades de crescimento.
SEO (Search Engine Optimization)
A sigla em inglês para Otimização para Mecanismos de Busca é uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade de conteúdos nos motores de busca de forma orgânica.
O SEO também é dividido entre:
SEO on page
São práticas de otimização aplicadas diretamente no site, como aprimoramento de conteúdo, ajuste de tags, melhoria na estrutura e carregamento rápido.
SEO off page
São práticas realizadas fora do site, para aumentar a autoridade e a relevância do site nos motores de busca, como a conquista de links externos, que são considerados como votos de confiança para o site, incluindo avaliações.
Os principais pilares do SEO são:
One Paging
Contempla melhorias que são feitas no código fonte do site e analisa a experiência do usuário navegando no site ou loja virtual, principalmente pelos dispositivos móveis.
Conteúdo
Esse recurso precisa ajudar o usuário que esteja fazendo alguma consulta no Google, através de palavras-chave, levando-o ao conteúdo disponibilizado pela marca
Link Building
Processo de ganhar referência em outros sites espalhados na internet, através de backlinks.
PPC (Pay Per Click)
O PPC é uma estratégia de publicidade paga que gera tráfego imediato, sendo uma abreviação para Pay Per Click ou Pague Por Clique.
Esse modelo é uma forma de a empresa pagar apenas pelos cliques que o usuário faz nos seus anúncios.
A ferramenta alcança centenas de milhares de internautas em pouco tempo e o melhor: atinge o público certo, com resultados efetivos.Várias plataformas oferecem esse serviço de publicidade, como Google Ads, Bing Ads, META Ads (Facebook e Instagram), Amazon, Gmail, LinkedIn, Pinterest, etc.
Marketing de conteúdo e em redes sociais
Tudo o que tratamos até aqui pode não ter o impacto esperado se não tiver algo fundamental para essa engrenagem fluir: o marketing de conteúdo.
É ele que vai engajar e educar o público, através de conteúdos relevantes e de qualidade para a construção de autoridade.
Ele pode ser explorado em forma de artigos para blog, e-books, podcasts, vídeos, e, claro, posts em redes sociais.
Da mesma forma, o marketing em redes sociais tem papel importante, já que constroi relacionamento com um público potente, através de estratégias que fomentam o engajamento, com interações diretas.
Quem, hoje em dia, não tem pelo menos uma conta em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn ou TikTok? É nesses lugares que a magia acontece.
A importância de medir e analisar resultados
Por fim, e não menos importante, é preciso destacar a necessidade de monitorar e avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital.
As métricas sinalizam os resultados das ações da sua estratégia, através de indicadores que apontam se você está no caminho certo ou precisa fazer ajustes. Veja algumas das principais usadas pelo mercado:
CTR (Click Through Rate)
A taxa de cliques é um dos principais indicadores dentro dos fundamentos do marketing digital, já que mede a eficácia de anúncios, links e e-mails. Ela é calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões, ou seja, pela quantidade que o anúncio foi exibido.
ROI
O Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento em português, o cálculo é: lucro menos custo/custo. Assim, o indicador de desempenho mede a eficácia de um investimento, comparando os ganhos obtidos com o seu custo.
Taxa de Conversão
Sabe quando estamos navegando na internet e, ao clicar em determinado anúncio de interesse, aparecem formulários ou pedidos para concluir inscrição? Então, a métrica que indica quantas pessoas finalizaram ações como essa é chamada de taxa de conversão.
Ela é importante para analisar desempenhos das campanhas e apresenta um percentual de eficácia delas, que nada mais é do que dividir o número de conversões pelo total de visitantes.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O que é um lead?
Lead é o conjunto de informações que um cliente (ou cliente em potencial) forneceu à sua empresa, ao responder algum formulário em uma campanha de marketing. Ele pode ter demonstrado interesse em uma oferta ou serviço e deixado dados como nome, e-mail e telefone.
Esse material é valioso para as empresas, porque representa oportunidades de negócio, permitindo uma relação mais próxima com o consumidor.
Como escolher as palavras-chave certas para SEO?
Em primeiro lugar, selecione as palavras-chave que estejam de acordo com seu nicho de mercado. Isso vai trazer mais eficiência para o SEO, já que estarão relacionadas com o assunto que você trata nas suas redes sociais.
Depois, levante aquelas que tenham a ver com o tema do post, artigo ou outro material, priorizando as mais comuns em sites de busca – com potencial de pesquisa – ou mesmo nas principais dúvidas dos seus clientes.
Qual a diferença entre CPC e CPM?
Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil (CPM) são métodos de cobrança, utilizados por plataformas de mídia online.
Enquanto o CPC é calculado de acordo com o número de cliques nos anúncios, o CPM é contabilizado por impressões.
Como medir o sucesso de uma campanha de marketing de conteúdo?
Já trouxemos nesse artigo algumas opções de métricas, mas outras possibilidades de mensurar o sucesso de uma campanha de marketing digital consideram:
- visualizações de página (avalia quais são os conteúdos que geram mais visualizações do público);
- número de visitantes únicos;
- tempo médio na página e
- fluxo de comportamento.
Qual o investimento para começar no marketing digital?
Os valores para investimentos iniciais em marketing digital variam de acordo com o objetivo que a empresa tem.
Uma boa sugestão é usar o cálculo de 8% a 20% do faturamento bruto anual, a ser aplicado nessas estratégias. Como elas são flexíveis, é possível mexer nesses valores a qualquer momento.
Assim, terminamos a jornada inicial nesse maravilhoso e potente universo. Procuramos abordar os principais fundamentos do marketing digital, mostrando a importância de começar agora uma base sólida nele.
Preparado para modernizar os seus negócios e aplicar os conceitos aprendidos?
Continue estudando para aprimorar as estratégias que são extremamente dinâmicas – aqui no nosso blog tem um rico material sobre isso.
Lembrando que a Agência Dois é especialista no assunto e pode oferecer uma consultoria completa. Aguardamos seu contato e prometemos segurar sua mão na introdução desse processo de inúmeros resultados.