Você já se perguntou por que algumas marcas, mesmo com o atendimento de excelência e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, não conseguem se destacar tanto quanto outras? A resposta para isso pode ser o investimento em marketing digital, que tem se popularizado cada vez mais. Inclusive, o marketing rural não fica de fora.
Isso porque, em fevereiro de 2022, o agronegócio registrou um saldo positivo de 9,3 bilhões de dólares. Como produtos e serviços não se vendem sozinhos e uma marca, normalmente, não fica conhecida positivamente sem estratégias por trás, é fato dizer que o marketing digital tem influência nesses resultados.
Afinal, estamos falando de técnicas que otimizam a presença na web, ambiente em que as pessoas ficaram ainda mais presentes com a pandemia de COVID-19. Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre como o marketing rural pode ser benéfico para o agronegócio? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é o marketing rural?
O marketing rural diz respeito ao conjunto de técnicas embasadas e utilizadas para divulgar, evidenciar e comercializar os serviços e produtos do agronegócio, o que passa desde o produtor até o agricultor.
Dessa maneira, a partir do auxílio de estratégias de marketing, uma marca pode passar uma imagem mais positiva para os interessados, além de expandir o alcance da sua loja. O marketing rural sofre constantes atualizações, de acordo com as mudanças de comportamento dos consumidores e do mercado.
Sendo assim, da mesma maneira que a tecnologia faz parte do agronegócio para aumentar a eficiência e produtividade das ações realizadas no campo, o marketing também se atualiza continuamente.
Pesquisas do IBGE mostram que, entre 2006 e 2017, houve um crescimento de 1.900% de produtores que declararam ter acesso à internet. Grandes mercados, como o estado do Mato Grosso, registram quase 90% de trabalhadores rurais com acesso aos meios digitais.
Isso significa que há cada vez mais pessoas acessando a internet — número que cresceu ainda mais com a pandemia de COVID-19, que forçou muita gente a ficar em casa. Assim, o meio digital é uma fonte relevante de comércio de mercadorias como adubo, sementes, inseticidas, máquinas agrícolas e demais produtos do agronegócio nesses espaços.
Desse modo, fica mais fácil entender a importância de garantir presença na web como uma forma de atrair mais clientes, realizar campanhas de anúncio, emitir relatórios e dados dos clientes, expandir as vendas e até eliminar barreiras geográficas.
Afinal de contas, o cenário competitivo é intenso e quem não aproveitar as vantagens que o meio digital pode oferecer, fica para trás.
Exemplo de marketing rural
A compra da carne pode ser muito associada a idas em açougue ou supermercado, o que pode não ser bem-visto pelo público com melhores condições financeiras. Diante disso, existem espaços mais sofisticados, conhecidos como açougues gourmet, em que as carnes já são limpas, cortadas e embaladas a vácuo para que o seu frescor seja mantido por mais tempo.
Qual a importância do marketing digital para o agronegócio?
Não importa o quão benéfico e importante o agronegócio seja, com o mercado competitivo que lidamos atualmente, é um tiro no pé esperar que os produtos se vendam sozinhos e sem o desenvolvimento de estratégias por trás. Por isso, acompanhe a seguir os benefícios de investir no marketing digital.
Aumento da visibilidade
Uma das primeiras coisas que você faz ao acordar é mexer no celular, mais especificamente, na internet, não é mesmo? Sempre que precisa comprar algo em loja física, pesquisa antes pela marca nas redes sociais?
Mesmo que as suas respostas sejam negativas, é o que faz 97% das pessoas, de acordo com pesquisas da CNDL/SPC. Sendo assim, consegue imaginar a impressão que causa se a sua marca não tiver presença on-line?
Um exemplo do impacto que a ausência no meio digital causa é o banimento do político Donald Trump das principais redes sociais, Twitter e Facebook, por realizar postagens que desrespeitam os Direitos Humanos. Como consequência, ele, que foi o presidente da maior potência econômica do mundo, tirou do ar um blog criado por falta de audiência.
Em outras palavras, quem não é visto não é lembrado, não importa qual seja o segmento de atuação. Por isso, grandes e pequenas empresas de agronegócio utilizam as técnicas de marketing rural para ter uma melhor consolidação.
Interação mais próxima com o público-alvo
A partir das técnicas do marketing digital é possível priorizar a visibilidade de publicações nas redes sociais para um público-alvo específico, que é mais alinhado e interessado na sua marca de agronegócio. Afinal de contas, garantir presença nesses espaços também exige investimento financeiro. Assim, é mais viável direcionar esses esforços estratégicos para quem realmente tem interesse no assunto.
Além disso, a presença on-line também possibilita que o seu agronegócio interaja diretamente com o público-alvo sem que ele precise, necessariamente, se deslocar até sua loja física.
Esse tipo de benefício se tornou ainda mais importante durante a pandemia de COVID-19, em que o isolamento foi necessário. Porém, a tendência é que a preferência por esse tipo de contato se estenda por muito mais tempo.
Aumento das vendas
Com o aumento da visibilidade e interação direta com o seu público-alvo, fica mais fácil elevar o volume de vendas de uma empresa de produtos rurais. Caso contrário, sua marca se promoverá apenas por meio do boca a boca — que, apesar de ser valioso, não é suficiente diante da concorrência de um mercado globalizado.
Além do mais, é preciso ter em mente que a simples presença no meio digital, como a criação de perfis nas redes sociais, sem que haja o desenvolvimento de estratégias de marketing rural, também é considerado insuficiente para o aumento de vendas.
Isso porque tais plataformas contam com algoritmos em constante mudança, que favorecem quem sabe utilizá-los adequadamente, o que exige estudos amplos e prática.
Melhoria do relacionamento com o cliente
Contar apenas com a venda em lojas físicas, sem estender o relacionamento para o meio digital, restringe o relacionamento com o cliente, o que o faz esquecer da sua marca facilmente e até trocá-la por outra que preencha essa lacuna e saiba estender a relação. Lembre-se que se relacionar com o público antes, durante e pós-venda é fundamental para que haja fidelização e satisfação ao cliente.
Porém, para que a construção do relacionamento com o cliente ocorra da melhor maneira possível e sua marca não seja vista de forma inconveniente, além do bom senso, é preciso contar com técnicas de marketing rural.
Tenha em mente que o consumidor atual, o chamado consumidor 5.0, é cada vez mais exigente e impaciente. Isso significa que pode levar muito tempo para conquistá-lo e segundos para perdê-lo para a concorrência. Entre as técnicas que podem ser utilizadas para fortalecer esse relacionamento estão:
- Interação direta com consumidores nas redes sociais;
- Disponibilização de um canal exclusivo para tirar dúvidas;
- Premiação dos promotores da marca e clientes fidelizados, com descontos e brindes especiais;
- Condições especiais de compra para aqueles que respondem aos questionários destinados ao mapeamento de persona.
Estas são algumas formas pelas quais a empresa consegue não só estabelecer um relacionamento duradouro com clientes, mas também fortalecer a sua própria marca, com cada vez mais promotores naturais das empresas e técnicas para obter informações — e, consequentemente, elaborar produtos cada vez mais direcionados às necessidades dos clientes.
Posicionamento da marca
Parte significativa das vendas de uma marca tem relação com o quanto o nome dele é presente de forma positiva no imaginário popular, consciente ou inconscientemente. Esse benefício é normalmente conquistado por meio das estratégias de branding, que utilizam técnicas para desenvolvimento de um melhor posicionamento de marca.
Um exemplo de como o branding é aplicado no dia a dia são as lembranças de nomes famosos ao comprar um produto na prateleira do supermercado, por exemplo, mesmo sem nunca ter experimentado. É o caso da Coca-Cola quando se pensa em refrigerante, Bombril quando o assunto é lã de aço, entre outros.
Mensuração de resultados de forma precisa e embasada
No marketing digital é possível mensurar os resultados de uma campanha empresarial instantaneamente, de maneira que não ocorre em campanhas divulgadas em espaços tradicionais, como TV e rádio, nem em espaços físicos.
Isso quer dizer, por exemplo, que uma simples publicação no Facebook já fornece diversos métodos para que comerciantes consigam calcular quantas pessoas clicaram no anúncio, quantas visualizaram, compartilharam e muito mais.
Ter essas métricas em mãos é fundamental para avaliar se os esforços construídos na direção de determinado objetivo e meta estão tendo frutos positivos ou se é necessário reformular as estratégias. Caso contrário, a falta de embasamento pode resultar em perdas de dinheiro e até de público, o que não é nem um pouco benéfico para o agronegócio que quer se estabelecer no mercado.
Uma maneira de medir métricas de maneira precisa é contar com uma agência integrada de comunicação. Afinal, esses profissionais focam em mostrar o que realmente importa para o crescimento do negócio, como o número de clientes adquiridos, leads gerados e visitantes nas plataformas digitais.
Melhoria do relacionamento com a equipe interna
Além dos clientes, os colaboradores e investidores também precisam ter um olho positivo sobre a sua marca, já que isso é o que aumenta o estímulo para que ele não troque sua marca por outra que parece mais vantajosa. Nesse caso, o marketing rural continua sendo igualmente relevante.
Mais oportunidades de negócio
Diante dos números positivos das vendas do agronegócio, fica ainda mais nítido o quanto é um tipo de negócio especial e em expansão. Sendo assim, por que não aproveitar ainda mais o potencial do agronegócio para aumentar as chances de venda?
Isso pode ocorrer a partir do investimento em marketing digital, que elimina o limite geográfico dos produtores rurais e possibilita a comercialização com clientes de todo o Brasil, além de ampliar a visibilidade e a facilidade de compra, já que os clientes podem entrar em contato para conferir os produtos e avaliar a marca a qualquer momento no meio digital.
Esclarecimento de dúvidas do público
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Com toda essa bagagem, é natural que muitos produtos surjam a cada momento — e que produtores rurais precisem de meios para entender tudo o que é oferecido no mercado.
Uma maneira de esclarecer dúvidas do público é por meio de um blog que ofereça conteúdo relevante, por exemplo. Nos textos, a empresa poderá não só apresentar os seus produtos, mas também abordar problemas que tenham a ver com o mundo da agricultura.
Com um blog informativo e com textos bem embasados, a empresa se torna uma autoridade natural do assunto. Em vez de simplesmente enumerar seus produtos e suas características, ela oferece respostas para questões que assolam produtores e todas as pessoas que se relacionam de algum modo com a agricultura.
Além disso, a empresa pode utilizar links dentro dos próprios textos para fazer com que as pessoas conheçam seus produtos. Como aquela publicidade virá acompanhada de conteúdo relevante e informativo, o blog da empresa se torna uma fonte para que as pessoas tirem dúvidas. Tudo isso contribui para um relacionamento duradouro e próximo com consumidores e leads.
Possibilidade de criar anúncios direcionados
Com o marketing é possível desenvolver uma publicidade direcionada — isto é, segmentada de acordo com o público-alvo da empresa. Assim, em vez de desperdiçar mão de obra, tempo e recursos espalhando anúncios ineficientes de forma pouco precisa, o marketing direcionado foca em uma relação totalmente voltada para o público de interesse da companhia.
E como isso é feito? Uma maneira de obter um direcionamento mais preciso é estabelecer uma persona, uma representação do consumidor ideal para a empresa. Esse trabalho pode ser feito por meio da aplicação de questionários e com a contratação de uma agência de comunicação que realize todo esse mapeamento.
Outra maneira de conseguir isso é por meio de soluções digitais como Google AdWords. Com essa ferramenta, a empresa consegue criar uma definição para que o seu conteúdo seja encontrado somente por aquelas pessoas que realmente o procuram. Desse modo, a chance de concretizar vendas aumenta substancialmente.
Além disso, ferramentas como AdWords dispensam a necessidade de enviar spam e e-mails em profusão (e não solicitados) para quem não pode recebê-los. Caso você tenha dificuldade em mexer com ferramentas desse tipo, é possível contar com profissionais qualificados para direcionar os seus anúncios da melhor forma possível.
Possibilidade de trabalhar a imagem e a reputação da marca
Por meio do marketing, você apresenta não só produtos e serviços para consumidores em potencial, mas também projeta a imagem da sua empresa para essas pessoas. Isso pode ser feito com a apresentação dos valores da loja, dos resultados alcançados e com a interação do dia a dia com os clientes.
É possível desenvolver campanhas totalmente adaptadas para apresentar a missão e os valores da empresa de forma mais clara, por exemplo. Esse trabalho é feito por meio das redes sociais, de vídeos e da produção de conteúdo relevante.
Afinal, uma empresa que aposta na produção de conteúdo que ajude consumidores e leads a resolverem os problemas é uma organização que demonstra estar em sintonia com as necessidades e preferências dessas pessoas.
Como utilizar o marketing rural adequadamente?
Como você pôde notar, existem diversas alternativas de como utilizar o marketing rural para potencializar os seus produtos e serviços agrícolas, agregando estratégias tanto on-line quanto off-line. Diante das necessidades, comportamentos dos clientes e maior tendência de digitalização atual, vamos focar na primeira opção — isto é, no marketing digital.
Agora, apresentaremos as principais maneiras de utilizar o marketing rural, aproveitando tudo o que a internet tem para oferecer.
Conheça seu público
De acordo com uma pesquisa da Revista AMBRA, 64% dos produtores rurais e agrícolas que acessam a internet fazem isso por meio do smartphones. Essa informação, para quem é leigo no assunto, pode não significar nada, mas para quem trabalha com marketing, sabe que os dados resultam em insights valiosos da construção de estratégias digitais voltadas para esse público.
Em outras palavras, se o seu público majoritário utiliza o dispositivo móvel, é indispensável construir sites responsivos, que otimizem a visualização do conteúdo para esse formato de tela.
Também é importante oferecer mais do que os clientes esperam e até mesmo pensar na produção de conteúdo vertical, que valoriza ainda mais a visualização no smartphone, a exemplo dos tiktokers. Isso também ajuda na expansão da presença da marca e no engajamento.
Outro dado importante fornecido pela mesma revista é o de que o público de empreendedores do campo é cada vez mais jovem, com um registro de cerca de 27% com menos de 35 anos.
Ter essa informação, além de afastar achismos e opiniões infundadas de que quem trabalha com o setor são pessoas mais velhas, é útil na construção de estratégias de marketing rural que leve em consideração essa faixa etária.
Produza conteúdo relevante de acordo com o seu público
O que é relevante para uma pessoa pode não ser para outra, concorda? É por esse motivo que conhecer seu público é tão indispensável. Feito isso, fica mais fácil planejar conteúdos para a web de acordo com os interesses de cada usuário para aumentar a autoridade, credibilidade e interesse pela sua marca.
É importante que isso seja bem-avaliado porque, para alguns modelos de negócio, o tipo de venda pode acontecer diretamente com uma cooperativa ou gestores de agropecuárias.
Em outros casos, o público-alvo pode ser composto por produtores que cultivam para exportação, outros para revender aos clientes etc. Cada um desses casos exige uma linguagem e conteúdo diferente, que precisa ser produzido de modo alinhado às necessidades.
Saiba onde seu público se encontra
Ainda que os dados sinalizem uma forte presença dos produtores rurais no meio digital, essa resposta continua sendo ampla, já que existem inúmeras plataformas na internet que podem ser acessadas pelos seus clientes.
Assim, a melhor escolha sobre investir em um blog ou nas redes sociais — e qual delas utilizar — varia de acordo com essa resposta. Seja como for, existem técnicas de marketing digital, como o SEO e os algoritmos das redes sociais, que devem ser conhecidas e utilizadas para que o canal tenha mais visibilidade.
No primeiro caso, trata-se de estratégias que ajudam um site a ser mais bem-posicionado nas buscas do Google. No segundo, o conjunto de regras que influenciam a aparição de um perfil ou post.
Sobre a 2DBC
Conseguiu entender como o marketing rural é benéfico, especialmente no meio digital, e como aplicar algumas estratégias no agronegócio? É natural que esse procedimento seja bem-sucedido com a mediação de uma agência especialista na área, já que existe um melhor entendimento das particularidades do ramo e existem experiências que tornam os resultados mais efetivos.
Então, quer saber como nós, da 2DCB, podemos ajudá-lo com o marketing rural? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!
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Meu zap
Olá, Mailson! A Aline, do atendimento vai entrar em contato. Um abraço e obrigada.