O SEO precisa acompanhar as mudanças nos hábitos de comportamento e consumo dos usuários. Ou seja, são eles que ditam as tendências para esse algoritmo dos mecanismos de buscas. Diante disso, a evolução no SEO precisa ocorrer periodicamente, e em 2022 já existem mudanças previstas.
Isso porque o contexto econômico, social e cultural do planeta também passou por transformações. Logo, a sociedade acompanha isso, o que deve ser refletido na maneira como o SEO se comporta. Por essa razão, é indispensável que os profissionais de marketing estejam por dentro das tendências.
Ainda não entendeu qual a importância de se atualizar na área e quer conhecer quais são as tendências de SEO para 2022? Continue a leitura e conheça 5 atualizações do algoritmo para este ano!
O que é SEO?
SEO traduzido para o português quer dizer otimização para os mecanismos de buscas do Google, o maior buscador da internet. Assim, os usuários podem ser melhor atendidos ao acessar sites, redes sociais e blogs. Essas páginas também são favorecidas com a maior visibilidade, chances de visitação e conversão do público.
Para entender melhor, saiba que a cada busca digitada ou realizada por voz na barra do Google gera inúmeras páginas nesse buscador. Elas são ranqueadas conforme a relevância para o usuário, que precisa ser satisfeito para que o Google mantenha sua autoridade.
O ranking é importante para que as pessoas encontrem facilmente o que buscam. Isto é, imagine o tempo gasto para sanar as dúvidas se o Google reunisse as páginas web de forma aleatória. Assim, tanto faz encontrar o que o usuário deseja na página 1 ou 10.
Quais são as tendências de SEO para 2022?
Após entender a definição de SEO, fica mais fácil compreender porque é preciso se atentar às mudanças nos algoritmos do Google. Afinal, são eles que estabelecem os critérios para uma página web ter uma melhor posição no ranking do que outra. Assim, descubra a seguir quais tendências de SEO para 2022!
1. Pesquisa por voz assistida por Inteligência Artificial (IA)
De acordo com estudos do Google, pelo menos 20% das pesquisas ocorrem pela busca por voz. Isso é possível devido a tecnologia como a IA, presente em assistentes como Alexa da Amazon e Siri da Apple. Para 2022, a tendência é que essa tecnologia evolua e o volume de pesquisas nesse formato cresça.
Isso exige adaptações das páginas webs pelos profissionais de marketing. Afinal, esse tipo de pesquisa conta com particularidades com relação a digitada. Por exemplo, na busca por voz existe um maior uso de linguagem de conversação.
Isto é, os usuários costumam inserir ‘’onde’’, ‘’como’’, ‘’qual’’ etc., nas palavras-chaves com mais frequência. Logo, as keywords são mais específicas e de cauda longa. Portanto, o planejamento e a construção de conteúdos para o público deve levar isso em consideração.
2. Atualização do Core Web Vitals
Em 2022, outra tendência é que as métricas do Core Web Vitals sejam ainda mais valorizadas. Ela envolvem:
- velocidade de carregamento;
- estabilidade visual do site;
- interatividade da página.
Diante disso, é fundamental que os profissionais de marketing otimizem as páginas web conforme as métricas do Core Web Vitals. Isso significa que é preciso acompanhar a velocidade de carregamento do conteúdo principal de uma página e fazer ajustes, se necessário. O ideal é que ele não seja superior a 3 segundos.
Além disso, avalie o tempo necessário para que uma página web se torne interativa e se houve alguma mudança de layout incomum. Afinal, todos esses aspectos podem interferir na experiência e comprometer a satisfação da audiência.
3. Imagens otimizadas
Na produção de conteúdo para web é importante aprender a diversificá-lo. Isso porque existem diversos formatos populares e que devem ser otimizados. As imagens são um dos principais deles, já que as buscas estão cada vez mais intensas.
Naturalmente, isso varia de acordo com o segmento e tipo de negócio. Por exemplo, e-commerce de varejo de lojas de roupas ou sapatos. Diante desse contexto, é preciso que as imagens sejam otimizadas para facilitar o encontro delas no Google pelo usuário.
Esse objetivo pode ser atingido com a adição de descrições junto com as palavras-chaves. Isso eleva as chances de indexação no Google Imagem, que pode levar ao cliente exatamente o que ele procura. Isso também é válido para nome do arquivo, título de texto alternativo. Afinal, todos esses aspectos podem influenciar no SEO.
4. Intenção de busca mais precisa
Outra estratégia de SEO fundamental para ser considerada em 2022 é a intenção de busca dos usuários. Isto é, o usuário pode usar a palavra-chave ‘’antidepressivo’’ para analisar os preços deste medicamento. Nesse caso, a keyword ‘’remédio para depressão’’, que é sinônimo, poderia deixar muitos conteúdos de fora.
Para evitar situações como essas, o SEO de 2022 evolui e refina as intenções de buscas. Logo, fica mais fácil juntar resultados de buscas feitas com a mesma intenção, mas onde foi utilizado diferentes palavras-chaves. Esse tipo de transformação beneficia o usuário, que poderia ter a sua pesquisa prejudicada.
Isso porque ele pode utilizar sinônimos, digitar o termo errado etc. Entretanto, a atualização se torna um desafio para os profissionais de marketing. Afinal, agora é preciso construir conteúdos ainda mais específicos para se adequar às intenções de buscas e não ser ‘’punido’’ pelo SEO.
5. Princípio de EAT
EAT é uma sigla em inglês que traduzida para o nosso idioma quer dizer especialização, autoridade e confiabilidade. Na prática, isso quer dizer que o ranqueamento de buscas vai considerar ainda mais esses aspectos em 2022 ao avaliar os conteúdos.
Diante desse cenário, é preciso que as empresas digitais invistam no princípio de EAT ao produzir conteúdos. Como visto, isso favorece o SEO do Google e pode elevar a satisfação e a atração do público.
Conseguiu entender quais são as principais tendências de SEO para 2022? Você já percebeu que esse algoritmo é fundamental para que uma página web tenha mais visibilidade no Google. Logo, tentar construir presença digital sem levar esses aspectos em consideração é um tiro no pé. Assim, siga as dicas citadas e coloque-as em prática o quanto antes.
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