Core Web Vitals: o O que é e qual a importância na estratégia de SEO da sua marca?

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Em 2020, foi publicado um artigo na Central de Pesquisa do Google, anunciando as mudanças nas métricas usadas para analisar a performance e proporcionar uma boa experiência de navegação aos usuários. Elas passaram a considerar a estabilidade visual, a interatividade e a velocidade, sendo chamadas de Core Web Vitals.

No mesmo artigo, foi anunciado que as novas métricas passariam a ser combinadas com outros indicadores de experiência usados pelo Google, a partir de maio de 2021, também conhecidos como The Page Experience Ranking Factor.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é Core Web Vitals e qual o seu papel em uma estratégia de SEO? Então, continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

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Neste post, você verá as seguintes informações:

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O que é Core Web Vitals?

Resumidamente, Core Web Vitals trata-se do conjunto de elementos que integram uma experiência positiva de navegação ao usuário, usado no algoritmo do Google para avaliar a usabilidade de uma determinada página da web.

É correto afirmar que o conceito pode ser traduzido como “métricas mais importantes da web”, que abrangem o tempo de carregamento da página, além da quantidade de tempo necessária para que o usuário consiga interagir e a estabilidade do conteúdo enquanto a página carrega.

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Imagem- Reprodução – Métricas Core Web Vitals

Quais métricas o Core Web Vitals analisa?

A qualidade da experiência proporcionada pela página está relacionada a uma série de fatores, porém, o Core Web Vitals envolve os aspectos mais importantes no quesito de carregamento do conteúdo, enquanto o usuário acessa a página e interage com seus elementos.

Veja a seguir quais são as métricas analisadas pelo Core Web Vitals:

Largest Contentful Paint (LCP)

Essa métrica mensura a velocidade de carregamento do conteúdo para o usuário. Também conhecida como “impressão do maior conteúdo”, a LCP veio para substituir outros indicadores usados até o momento, como First Meaningful Paint (FMP), cuja finalidade é focar no elemento principal do site, embora tenda a ser impreciso, e o First Content Paint (FCP), que mensura somente o carregamento do primeiro elemento da página.

Dito isso, o LCP analisa o tempo de carregamento pela velocidade de renderização, até o ponto em que o seu maior elemento (vídeo, imagem ou texto) é exibido na tela para o usuário, levando em consideração que esse seja o conteúdo principal da página.

É necessário que o LCP se mantenha abaixo de 2,5 segundos, de acordo com a recomendação do próprio Google. Quando se trata de proporcionar uma experiência satisfatória ao usuário, esse limite é considerado plausível.

Se o tempo ficar entre 2,5s e 4s, significa que a página precisa de ajustes. Acima desse tempo, significa que você está perdendo muitos visitantes.

First Input Delay (FID)

Essa métrica mensura o tempo de resposta à primeira interação do usuário com a página, como um controle de JavasScript ou um clique. Pode-se dizer que FID significa “atraso de primeira entrada”, ou seja, ele mede o tempo que o site leva para processar uma resposta a uma interação, que acontece em milissegundos. Uma latência de entrada ou atrasado pode ser causada por outros processos, como o um grande arquivo de JavaScript sendo carregado paralelamente.

De acordo com o Google, a impressão que um usuário terá sobre a página também é determinada pelo tempo de resposta, e não somente pelo tempo de carregamento do conteúdo. Portanto, é fundamental que a avaliação do FID e do LCP sejam combinadas.

Além disso, para que o usuário tenha uma resposta rápida e não abandone a página, esse tempo não deve exceder os 100 milissegundos. Se o tempo estiver entre 100ms e 300ms, significa que o site precisa de ajustes para SEO. Se for superior a 300ms, os usuários estão tendo uma experiência.

Cumulative Layout Shift (CLS)

Essa métrica mensura a gravidade e a frequência com que ocorrem mudanças inesperadas de layout de uma página. Sendo assim, podemos traduzir CLS como “mudança de layout cumulativa”.

Sempre que um elemento de um site muda de lugar enquanto o usuário interage com ele, ocorrem essas tais mudanças inesperadas. Isso acontece quando o usuário clica em um botão, por exemplo, e o elemento carrega fazendo com que a posição do botão mude e ele acabe clicando onde não queria. Isso costuma causar bastante insatisfação em quem acessa o site.

Muitas vezes, esse problema ocorre por conta de um carregamento assíncrono entre os elementos ou, ainda, quando alguma configuração de dinâmica precisa ser adaptada ao contexto. Assim, elementos mais pesados como anúncios redimensionados automaticamente ou imagens sem tamanho definidos, podem causar momentos repentinos que afetam negativamente a experiência da página.

É importante que a pontuação de CLS dos sites fique abaixo de 0.1, conforme as recomendações do Google. Se o valor estiver entre 0.1 e 0.25, significa que a página precisa de ajustes. Se o valor ultrapassar 0.25, quer dizer que as mudanças repentinas do site estão causando uma má experiência ao usuário.

imagem-representação ferramentas digitais-Ferramentas para medir o Core Web Vitals
Imagem- Reprodução – Ferramentas Core Web Vitals

Quais ferramentas podem ser usadas para medir o Core Web Vitals?

Agora que você já sabe o que é Core Web Vitals e como suas métricas funcionam, mostraremos algumas ferramentas muito úteis para otimizar a página para SEO, de acordo com os novos parâmetros do Google. Confira a seguir:

imagem-desenho digital-graficos em formato espiral, Como melhorar a pontuação no Core Web Vitals
Imagem: Representação – Pontuação Core Web Vitals- 9 boas práticas para seguir e melhorar

Como melhorar a pontuação no Core Web Vitals?

Para finalizarmos, veja algumas práticas que podem ser aplicadas para otimizar o página para SEO e atender aos requisitos do Core Web Vitals:

  • mantenha o design responsivo;
  • melhore o tempo de resposta do servidor;
  • reduza o tempo de carregamento;
  • minifique e adie JavaScript e CSS;
  • use um web worker;
  • use uma API de carregamento de fontes;
  • divida Javascript pesados em tarefas menores e assíncronas;
  • reserve espaços fixos para elementos dinâmicos;
  • inclua atributos de width e height para imagens e vídeos.

Considerações finais

Como você pôde conferir, Core Web Vitals é o mais recente conjunto de algoritmos do Google para avaliação da experiência do usuário. Manter sua pontuação dentro dos parâmetros exigidos é crucial para garantir que seu site tenha uma boa avaliação pelo mecanismo de busca mais importante da internet.

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