Entenda o que é SEO para YouTube e confira as principais técnicas para aplicar em seus vídeos e obter maior relevância na plataforma.
Você sabia que o consumo de vídeos na internetcresceu 90% nos últimos três anos? Essa mídia tem conquistado espaço cada vez maior na vida das pessoas. Sendo assim, as técnicas de SEO para YouTube são essenciais para quem deseja conquistar um bom posicionamento.
O SEO envolve uma série de práticas que vão desde a aparência e produção do conteúdo até questões mais técnicas de programação. Porém, quando ele é aplicado no YouTube, seu objetivo é entregar uma experiência satisfatória e atraente aos usuários.
Diante disso, quanto mais otimizado os seus vídeos estiverem, mais relevância eles terão para o algoritmo. Assim, a plataforma entenderá que seu conteúdo é de qualidade e merece destaque. Continue lendo e confira as 7 principais técnicas de SEO para YouTube!
Técnica Número 1. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
Antes de acompanhar essa dica, tenha em mente que o YouTube considera o histórico de pesquisa e negação do usuário na hora de customizar os resultados de busca. Portanto, você pode melhorar suas chances de aparecer na pesquisa com as técnicas de SEO para YouTube. Isso porque essa mídia tem como critério de ranqueamento a qualidade do canal e seu engajamento.
Sabendo disso, a pesquisa de palavras-chave é muito importante para que os usuários encontrem o seu vídeo. Para encontrar o termo correto, procure algo que está relacionado ao seu conteúdo.
Atualmente, existem algumas ferramentas que ajudam a encontrar as palavras-chave ideais. Por exemplo, o próprio campo de busca do YouTube que completa a pesquisa é capaz de mostrar os termos mais buscados na plataforma. Assim, você consegue ter ideias de palavras-chave. Além disso, você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google para encontrar os termos e seu volume de pesquisa nos mecanismos de busca.
Outra forma de definir palavras-chave é por meio da análise dos vídeos de seus concorrentes. Com isso, você consegue ver os termos que eles mais usam.
Por fim, analise as estatísticas do seu canal no YouTube para perceber qual a origem do tráfego e quais palavras-chave são mais utilizadas pelos usuários que chegaram até seus vídeos. Com essas informações, é possível ter ótimas inspirações e ideias.
Saiba em quais campos inserir a palavras-chave
Após ter uma palavra-chave bem-definida, a plataforma é capaz de indexar o seu conteúdo, identificar o tema e ajudar as pessoas a encontrarem ele com facilidade. Geralmente, para que essa técnica de SEO para YouTube funcione, você deve utilizá-la em locais específicos, como:
- nas tags;
- no título do vídeo;
- na descrição.
Nesse momento, é importante ter em mente que o YouTube também funciona como um buscador. Por isso, a otimização dos conteúdos é fundamental.
Técnica Nº 2. Otimize as suas thumbnails
Uma thumbnail é a versão em miniatura de imagens e são utilizadas em vídeos para facilitar as buscas. Com elas, seu canal se torna ainda mais profissional e otimizado. Além disso, quando você utiliza essa técnica de SEO em seus vídeos, é possível transmitir a mensagem do conteúdo por meio do texto e imagem, além de aumentar a taxa de clique.
Portanto, procure criar uma miniatura que chame a atenção e resuma seu conteúdo de forma interessante. Para isso, aposte em pouco texto, mas que sejam bem-informativos, com um bom contraste de cores e uma imagem de qualidade.
Técnica nº 3. Use títulos atrativos no SEO para YouTube
Para criar um título do vídeo, é essencial lembrar que ele deve incluir a palavra-chave para uma boa otimização. Segundo um estudo sobre SEO para YouTube, os vídeos que têm um melhor posicionamento são aqueles que usam o termo correspondente exato no título.
Além disso, evite títulos longos e procure colocar a palavra-chave mais à esquerda da frase. Lembre-se também que os títulos devem ter em média 48 caracteres. Geralmente, aqueles com mais de 55 caracteres não aparecem inteiro na busca do YouTube e com mais de 60 não aparecem completos no Google.
Portanto, crie um título que chame a atenção e inclua essas dicas de SEO para YouTube.
4. Utilize as tags (marcadores) nos vídeos
Outra técnica importante para o ranqueamento de um vídeo é utilizar as tags ou marcadores. Eles são utilizados pelo YouTube para fazer recomendações de vídeos relacionados aos usuários e identificar os assuntos de um conteúdo.
Essa estratégia de SEO para YouTube é muito relevante, pois é uma das maiores fontes de tráfego de um canal. Então, inclua a palavra-chave nos marcadores e dê detalhes sobre do se trata o vídeo. Assim, é possível trazer informações simples e direta aos usuários.
Normalmente, a plataforma de vídeo recomenda tags de até 120 caracteres, incluindo os espaços. Além disso, aconselha-se que seja usado de 6 a 8 palavras para não confundir o algoritmo.
5. Faça vídeos longos
O YouTube é uma plataforma que prioriza vídeos longos. A duração média dos conteúdos que ocupam as primeiras posições costumam ser de até 10 minutos. Portanto, é interessante criar vídeos mais interessantes e completos.
No entanto, tenha bastante cuidado para garantir a entrega de um vídeo de qualidade e que prenda o espectador. Por isso, não se prenda a essa regra. Afinal, não adianta publicar um conteúdo longo, mas que tenha muita enrolação e o visitante desiste de assisti-lo.
6. Escreva descrições interessantes
Uma das partes para configurar no momento da postagem de um vídeo no YouTube é a descrição. Ela é muito importante para atrair a atenção dos visitantes e posicionar seu vídeo adequadamente.
Nesse campo, procure incluir a palavra-chave de forma natural e forneça mais detalhes sobre o assunto principal do vídeo. Assim, o algoritmo entende qual o seu tema e posiciona melhor nas recomendações da barra lateral e nas pesquisas. É nesse momento também que você consegue incluir os marcadores.
Confira algumas boas práticas para criar uma descrição adequada ao SEO para YouTube do seu vídeo:
- aplique técnicas de escrita persuasiva no texto;
- insira hashtags;
- coloque as informações principais do vídeo no início da descrição;
- inclua palavras-chave relacionadas ao seu tema;
- convide os usuários para uma ação, como curtir, se inscrever no canal e comentar.
7. Poste vídeos com frequência
Quer que seu canal cresça e alcance melhores posicionamentos? Então, poste vídeos de forma consistente. Isso ajuda a estabelecer autoridade em seu nicho e confiança. Além disso, essa prática demostra que seu canal está disposto a criar conteúdos para um público.
Portanto, quanto mais vídeos com informações relevantes e de qualidade, mais chances você terá de ganhar destaque e conquistar mais assinantes.
Conclusão
Agora que você conhece as principais técnicas de SEO para YouTube, não deixe de aplicá-las em seu canal. Para isso, é interessante contar com profissionais especializados no assunto, como a 2 Design Comunicação Branding. Nossa equipe é formada por profissionais de marketing capacitados para realizar toda estratégia de SEO para sites e YouTube, atendendo todo tipo de projeto e necessidades.