Como usar a produção de conteúdo para educar meu público?

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A era digital transformou o cotidiano de todos. Graças à internet, ficou mais fácil comprar produtos e contratar serviços. Inclusive, é nela que os consumidores encontram as informações que baseiam suas decisões. E, por meio da produção de conteúdo, sua marca pode contribuir com a melhoria desse processo.

Antes de concretizar qualquer operação, o consumidor atual compara preços, condições e as vantagens que cada solução apresenta. Porém, não são todas as marcas que expõem essas informações com clareza na internet — e acabam reféns somente da opinião, que nem sempre é positiva, do próprio público.

Continue a leitura e aprenda a usar a produção de conteúdo de qualidade para educar o seu público e, assim, potencializar as vendas.

Crie sua persona

Quem é o seu público? Conhecer quem compra seus produtos ou serviços é fundamental para se comunicar com eficiência. No entanto, isso não é possível quando se dispõe apenas de informações abertas. É o caso da faixa etária, pois até quem tem a mesma idade pode ter necessidades diferentes.

Para obter sucesso na produção de conteúdo, você precisa especificar seu público. Isso é feito por meio da personificação do seu cliente ideal — o que envolve características, necessidades, expectativas e problemas. E você obtém esse perfil a partir das perguntas certas.

A criação da persona depende no nível de contato com o seu público-alvo. Para começar, use sua base de clientes. Por mais que eles sejam diferentes, é possível encontrar pontos em comum. E não deixe de destacar características tanto daqueles que estão satisfeitos quanto dos insatisfeitos.

Componha o perfil da persona para conseguir direcionar sua produção de conteúdo. Os principais dados necessários nessa tarefa são:

  • nome (fictício);
  • gênero;
  • idade;
  • ramo no qual trabalha;
  • cargo;
  • escolaridade;
  • meios de comunicação que utiliza;
  • objetivos de vida;
  • problemas que enfrenta;
  • expectativas.

Defina sua estratégia

Depois de criar a persona para o qual será direcionado seu conteúdo, chegou o momento de definir a estratégia dessa comunicação. Pense na maneira como pode distribuir o conteúdo — sempre de olho no aumento da audiência qualificada para comprar seus produtos e serviços.

A estratégia de produção de conteúdo pode ser dividida em cinco partes.

A primeira envolve o planejamento, que vem antes da criação de um blog, canal no YouTube ou qualquer outro meio. Conheça bem o tipo de conteúdo que será produzido e elabore um cronograma a ser seguido.

Uma boa ferramenta compartilhada de calendário pode ajudar sua equipe a se organizar melhor. Aproveite para dividir responsabilidades e verificar a necessidade de contratar profissionais terceirizados.

A segunda parte compreende os tipos de conteúdos criados: posts para blog, e-mail marketing, e-books e vídeos. Já a terceira trata da distribuição do conteúdo, para impactar o público desejado. Escolha os canais mais utilizados por sua persona, valorizando hábitos e comportamentos.

A quarta é dedicada a mensurar os resultados — uma das vantagens do marketing de conteúdo. E, por último, reserve um tempo para realizar possíveis ajustes — algo comum e necessário no início da estratégia. Observe quais conteúdos estão trazendo mais retorno para a sua marca e use-os como referência para a produção dos demais.

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Prepare bons conteúdos

Seus conteúdos devem ser preparados para a persona que você criou. Nesse aspecto, podemos dividir esses materiais em três níveis diferentes:

Topo de funil

Os conteúdos compreendem a fase de descoberta da sua persona. O consumidor nem sempre reconhece o problema que tem. Por isso, os conteúdos de topo de funil fornecem as informações necessárias para que o público comece a se ambientar com sua marca.

Meio de funil

Aqui, a proposta é oferecer materiais mais explicativos. Os conteúdos de meio de funil detalham mais as possíveis soluções para os problemas da sua persona. Entre elas, você apresenta com mais destaque aquelas que a sua empresa tem.

Só não esqueça de que a conquista de clientes por meio da produção de conteúdo não é similar a de uma propaganda comum. As soluções devem ser apresentadas de forma orgânica, ou seja, natural. Mostre quais opções o consumidor tem e destaque os pontos positivos e negativos de cada uma. Aproveite para valorizar a sua.

Fundo de funil

Enfim, sua solução pode ser apresentada mais detalhadamente. É no conteúdo de fundo de funil que você ativa mecanismos de conversão de venda.

Para ter acesso a determinados materiais, o visitante deve fornecer dados como nome, e-mail e telefone. Sua equipe comercial usa essas informações no processo de convencimento para a compra.  

Acompanhe as etapas do funil de vendas

funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua marca até a concretização da venda. Esse caminho que ele faz até fechar a compra apresenta em qual etapa cada cliente se encontra, o que facilita a precisa tomada de decisão.

Aquele cliente que acabou de conhecer a sua marca provavelmente está menos pronto para comprar do que o outro que já consome seus conteúdos e conhece bem as soluções apresentadas. Perceba, portanto, que a produção de conteúdo educa o consumidor.

As etapas do funil de vendas são justamente aquelas apresentadas na categorização dos conteúdos. Logo, é possível descobrir a etapa em que cada consumidor se encontra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema ou decisão de compra.

Por meio do funil, você obtém uma melhor previsibilidade dos resultados. Até porque consegue mensurar quais consumidores estão prontos para avançar e, por exemplo, finalizar uma negociação. Com isso, ganha-se maior produtividade e melhor aproveitamento de oportunidades.

As informações obtidas com essa experiência de produção de conteúdo e acompanhamento de funil de vendas são essenciais para sua equipe de desenvolvimento de produtos. Ela consegue ser mais precisa nas soluções apresentadas, bem como corrigir aquilo que não está funcionando.

A cada dia que passa, é maior o nível de exigência das pessoas. Elas demandam atendimento de qualidade, soluções personalizadas e os melhores produtos e serviços. Por esse motivo, o conteúdo produzido pela sua marca deve ter o objetivo de unir as necessidades e expectativas dos clientes com as suas soluções.

Se você deseja conhecer mais benefícios da produção de conteúdo e adotar essa estratégia de marketing digital na sua marca, fale conosco! A 2 Design Comunicação e Branding espera por você para apresentar uma solução personalizada e de acordo com as necessidades da sua empresa.

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