Experiência do usuário: a importância do design ao criar um site

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Se sua empresa tem um site para atender ao público, seja vendendo produtos ou apenas divulgando sua marca, você já deve ter ouvido falar de UX. Mas o que significa exatamente essas duas letras e como alguns concorrentes e negócios de outros setores conseguem tanto sucesso com sua presença online?

A experiência do usuário é a resposta para essas perguntas. Se você quer saber o que esse conceito significa e como ela pode impulsionar o site da sua empresa, nós contamos tudo sobre o assunto. Vamos começar?

O conceito de experiência do usuário

Desde que existe um botão para ser apertado e realizar determinada função em um equipamento, nós estamos aplicando o conceito de Interface do Usuário, ou UI, na relação entre homens e máquinas. A importância da UI é tornar essa interação mais fácil, intuitiva e a prova de erros (como um botão vermelho escrito emergência, que dificilmente alguém vai apertar por engano!).

Mas a evolução dos computadores e a incorporação da internet nas nossas vidas, trouxe uma necessidade mais profunda nessa relação entre nós e os sistemas que nos rodeiam. Saber que botão apertar não é mais suficiente para me prender no seu site, na sua loja virtual, na sua solução tecnológica.

Foi nessa busca por mais significado na interação que surgiu o conceito de Experiência do Usuário, ou UX. Ela expande a ideia de funcionalidade e usabilidade e adiciona a desejabilidade à equação. UX não é apenas como o usuário utiliza um produto, sistema ou serviço, ela trata do que ele sente durante esse processo.

Uma analogia muito utilizada para diferenciar esses termos é a do cavalo: a interface do usuário é a sela e as rédeas, que permitem que ele esteja estável e consiga guiar o animal com facilidade. A experiência do usuário é a sensação que ele tem ao andar de cavalo, o conforto em cima da sela, o prazer de sentir o vento no rosto.

A importância da experiência do usuário em um site

Se você quer ter um site para a sua empresa que crie esse tipo de sentimento, você precisa investir em uma boa experiência do usuário. Veja algumas vantagens que a prática traz para o seu negócio:

Aumento na conversão

Se seu site tem um objetivo específico, como vender um produto, coletar leads ou divulgar seu produto/ serviço, uma boa UX pode otimizar a captação dos seus visitantes atuais. Uma experiência que encanta pode ser tão marcante que o usuário siga espontaneamente pelas etapas de conversão.

Destaque da concorrência

Quando produtos ou serviços são similares em uma área do mercado, os detalhes fazem a diferença. No caso de um site, uma experiência do usuário eficiente aumenta a desejabilidade daquele ambiente. O usuário prefere ativamente a sua solução, mesmo que encontre condições melhores em outros lugares. O simples fato de se sentir melhor ali é suficiente para prender sua atenção.

Fidelização e engajamento

O que você faz quando tem uma experiência incrível em um jantar, uma viagem ou um passeio? Você quer logo compartilhar aquilo com o maior número de pessoas possível!

A experiência do usuário é por si só um grande vetor de divulgação. Sites que encantam e surpreendem o seu usuário são mais compartilhados. Os próprios visitantes se sentem mais engajados e fazem propaganda por você. Além disso, se ele gostou tanto da experiência, vai voltar para mais. É uma grande oportunidade para conquistar e fidelizar com mais frequência.

O que não pode faltar em um site com boa UX

Então é hora de entender como exatamente um site pode trazer essas vantagens para o seu negócio. Vamos falar mais abaixo como contratar a melhor empresa parceira para lidar com essa parte, mas é importante entender quais são os pilares de uma boa UX para não errar com o fornecedor:

Comunicação integrada

A primeira coisa a se entender é que UX é uma prática multidisciplinar. Quando queremos mexer com os sentimentos de um usuário, precisamos mexer com todos os sentidos.

Portanto, a boa UX vem de um planejamento integrado. O site precisa encantar visualmente e precisa de textos bem escritos e adequados ao seu público. Precisa ser direto, mas lúdico. Você deve se preocupar com visual, usabilidade, arquitetura da informação e, por cima de tudo isso, o quanto dá vontade de usá-lo.

Mapa invisível

Voltando à analogia do cavalo, você conhece aquelas cavalgadas para crianças, em que os animais já sabem o caminho e seguem por ele independente do que elas façam?

Nesse caso, você não está no controle, mas tem a impressão de guiá-lo por conta própria. Essa é uma boa UX. Seu site precisa dar a sensação de poder ao seu usuário, acompanhá-lo pelas etapas que levam até a conversão sem que ele perceba. Esse é o tipo de sentimento que atrai e conquista.

Contexto e surpresa

O jogo de uma boa experiência do usuário é criar um contexto que faça sentido e que pareça familiar ao público, para depois quebrar a expectativa dele com uma boa surpresa. São pequenos elementos durante a visita, como mensagens especiais, páginas recompensadoras e etapas divertidas no meio do processo que marcam e engajam as pessoas.

Conexão emocional

O objetivo de tudo isso no final é criar uma conexão baseada em emoção entre marca e cliente. Você já parou para pensar por que algumas pessoas defendem com tanto fervor uma determinada marca ou serviço?

Isso acontece porque pessoas investidas emocionalmente criam um laço com a empresa difícil de ser quebrado — a forma mais poderosa de fidelização.

E como experiências geram emoções, uma boa UX é capaz de aumentar a frequência com que clientes se sentem emocionalmente ligados à sua marca.

Como escolher a melhor empresa para desenvolver a UX do seu site

Que tal então um site capaz de criar esse tipo de experiência para seus usuários? Essa pode ser a saída para aumentar a taxa de conversões, o tíquete médio se for o caso e fidelizar muito mais do que a concorrência.

Mas, como dissemos, uma UX eficiente é resultado de um planejamento e execução em diversas áreas. Por isso, quando for escolher a empresa ideal para reformular seu site, busque o pacote completo: uma parceira que trabalhe ao mesmo tempo comunicação, marketing e design — os pilares para uma UX incrível.

Afinal, a experiência do usuário é uma forma de se destacar no mercado que fixa conexões fortes com o público independente de preço, produto, serviço ou momento econômico.

Se você ainda não está convencido da importância dessa presença digital agora e para o futuro, então continue sua pesquisa lendo este artigo sobre posicionar sua marca no mundo online!

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