Se sua empresa tem um site para atender ao público, seja vendendo produtos ou apenas divulgando sua marca, você já deve ter ouvido falar de UX. Mas o que significa exatamente essas duas letras e como alguns concorrentes e negócios de outros setores conseguem tanto sucesso com sua presença online?
A experiência do usuário é a resposta para essas perguntas. Se você quer saber o que esse conceito significa e como ela pode impulsionar o site da sua empresa, nós contamos tudo sobre o assunto. Vamos começar?
O conceito de experiência do usuário
Desde que existe um botão para ser apertado e realizar determinada função em um equipamento, nós estamos aplicando o conceito de Interface do Usuário, ou UI, na relação entre homens e máquinas. A importância da UI é tornar essa interação mais fácil, intuitiva e a prova de erros (como um botão vermelho escrito emergência, que dificilmente alguém vai apertar por engano!).
Mas a evolução dos computadores e a incorporação da internet nas nossas vidas, trouxe uma necessidade mais profunda nessa relação entre nós e os sistemas que nos rodeiam. Saber que botão apertar não é mais suficiente para me prender no seu site, na sua loja virtual, na sua solução tecnológica.
Foi nessa busca por mais significado na interação que surgiu o conceito de Experiência do Usuário, ou UX. Ela expande a ideia de funcionalidade e usabilidade e adiciona a desejabilidade à equação. UX não é apenas como o usuário utiliza um produto, sistema ou serviço, ela trata do que ele sente durante esse processo.
Uma analogia muito utilizada para diferenciar esses termos é a do cavalo: a interface do usuário é a sela e as rédeas, que permitem que ele esteja estável e consiga guiar o animal com facilidade. A experiência do usuário é a sensação que ele tem ao andar de cavalo, o conforto em cima da sela, o prazer de sentir o vento no rosto.
A importância da experiência do usuário em um site
Se você quer ter um site para a sua empresa que crie esse tipo de sentimento, você precisa investir em uma boa experiência do usuário. Veja algumas vantagens que a prática traz para o seu negócio:
Aumento na conversão
Se seu site tem um objetivo específico, como vender um produto, coletar leads ou divulgar seu produto/ serviço, uma boa UX pode otimizar a captação dos seus visitantes atuais. Uma experiência que encanta pode ser tão marcante que o usuário siga espontaneamente pelas etapas de conversão.
Destaque da concorrência
Quando produtos ou serviços são similares em uma área do mercado, os detalhes fazem a diferença. No caso de um site, uma experiência do usuário eficiente aumenta a desejabilidade daquele ambiente. O usuário prefere ativamente a sua solução, mesmo que encontre condições melhores em outros lugares. O simples fato de se sentir melhor ali é suficiente para prender sua atenção.
Fidelização e engajamento
O que você faz quando tem uma experiência incrível em um jantar, uma viagem ou um passeio? Você quer logo compartilhar aquilo com o maior número de pessoas possível!
A experiência do usuário é por si só um grande vetor de divulgação. Sites que encantam e surpreendem o seu usuário são mais compartilhados. Os próprios visitantes se sentem mais engajados e fazem propaganda por você. Além disso, se ele gostou tanto da experiência, vai voltar para mais. É uma grande oportunidade para conquistar e fidelizar com mais frequência.
O que não pode faltar em um site com boa UX
Então é hora de entender como exatamente um site pode trazer essas vantagens para o seu negócio. Vamos falar mais abaixo como contratar a melhor empresa parceira para lidar com essa parte, mas é importante entender quais são os pilares de uma boa UX para não errar com o fornecedor:
Comunicação integrada
A primeira coisa a se entender é que UX é uma prática multidisciplinar. Quando queremos mexer com os sentimentos de um usuário, precisamos mexer com todos os sentidos.
Portanto, a boa UX vem de um planejamento integrado. O site precisa encantar visualmente e precisa de textos bem escritos e adequados ao seu público. Precisa ser direto, mas lúdico. Você deve se preocupar com visual, usabilidade, arquitetura da informação e, por cima de tudo isso, o quanto dá vontade de usá-lo.
Mapa invisível
Voltando à analogia do cavalo, você conhece aquelas cavalgadas para crianças, em que os animais já sabem o caminho e seguem por ele independente do que elas façam?
Nesse caso, você não está no controle, mas tem a impressão de guiá-lo por conta própria. Essa é uma boa UX. Seu site precisa dar a sensação de poder ao seu usuário, acompanhá-lo pelas etapas que levam até a conversão sem que ele perceba. Esse é o tipo de sentimento que atrai e conquista.
Contexto e surpresa
O jogo de uma boa experiência do usuário é criar um contexto que faça sentido e que pareça familiar ao público, para depois quebrar a expectativa dele com uma boa surpresa. São pequenos elementos durante a visita, como mensagens especiais, páginas recompensadoras e etapas divertidas no meio do processo que marcam e engajam as pessoas.
Conexão emocional
O objetivo de tudo isso no final é criar uma conexão baseada em emoção entre marca e cliente. Você já parou para pensar por que algumas pessoas defendem com tanto fervor uma determinada marca ou serviço?
Isso acontece porque pessoas investidas emocionalmente criam um laço com a empresa difícil de ser quebrado — a forma mais poderosa de fidelização.
E como experiências geram emoções, uma boa UX é capaz de aumentar a frequência com que clientes se sentem emocionalmente ligados à sua marca.
Como escolher a melhor empresa para desenvolver a UX do seu site
Que tal então um site capaz de criar esse tipo de experiência para seus usuários? Essa pode ser a saída para aumentar a taxa de conversões, o tíquete médio se for o caso e fidelizar muito mais do que a concorrência.
Mas, como dissemos, uma UX eficiente é resultado de um planejamento e execução em diversas áreas. Por isso, quando for escolher a empresa ideal para reformular seu site, busque o pacote completo: uma parceira que trabalhe ao mesmo tempo comunicação, marketing e design — os pilares para uma UX incrível.
Afinal, a experiência do usuário é uma forma de se destacar no mercado que fixa conexões fortes com o público independente de preço, produto, serviço ou momento econômico.
Se você ainda não está convencido da importância dessa presença digital agora e para o futuro, então continue sua pesquisa lendo este artigo sobre posicionar sua marca no mundo online!
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