Divulgar uma marca, um produto ou um serviço nunca esteve tão fácil com o advento das redes sociais. Se antes o marketing era disponível apenas para quem tinha uma bagatela para investir, agora está mais acessível, prático e rápido, afinal a cada ano milhares de pessoas criam contas e engrossam a malha de usuários que usam essas redes diariamente.
Usar desse alcance em potencial para o marketing da empresa é a forma mais inteligente de vender nos dias atuais, mas para alcançar os melhores resultados que as redes podem oferecer, é preciso ficar atento à importância do planejamento de estratégias assertivas. Confira a seguir 7 maneiras de otimizar sua estratégia visual com Instagram e Pinterest.
Publique imagens inspiradoras
Sendo Pinterest e instagram redes sociais extremamente visuais, é importante publicar imagens que sejam agradáveis ao olhar e provoquem uma emoção na pessoa que vê seu conteúdo.
Os primeiros segundos que o usuário passa por sua postagem são definitivos para ele decidir se aquele conteúdo é ou não relevante, sendo a escolha da imagem certa um ponto crucial para a estratégia visual da sua marca.
Para selecionar as melhores fotos ou ilustrações fique atento a bancos de imagens (gratuitos ou pagos), onde fotógrafos disponibilizam imagens com composição, luz e elementos visuais mais atraentes ao olhar.
Poste conteúdos que serão tendência
No oceano virtual, onde é normal analisar a concorrência e replicar o que está dando certo, é importante estar atento às tendências, e se possível, sempre estando à frente.
Fique atento aos assuntos, temas e notícias que começaram a ter relevância nas redes. Elaborar conteúdos atrativos e populares é a chance certa de se manter notado nas redes. E não esqueça de colocar uma pitada de originalidade.
Adapte o conteúdo ao formato de cada rede
Cada rede social possui uma especificação diferente, que pode variar entre formato e tamanho de imagens, possibilidade de publicação de múltiplas imagens em um único post, linkagem, limitações de caracteres de texto, entre outros.
É importante adaptar a postagem para cada rede social de forma que a imagem da marca e a apresentação do conteúdo não fiquem comprometidos, dando uma impressão de falta de profissionalismo.
Crie uma conta de negócios
As contas comerciais – ou de negócios – trazem certos benefícios que as contas pessoais não oferecem.
Além da possibilidade de impulsionar publicações e a análise mais minuciosa de público, o Instagram oferece também o Instagram Shopping, onde o usuário pode criar uma loja online, publicar uma foto e fazer as marcações dos produtos e precificação direto na postagem, facilitando o caminho das vendas.
Utilize os anúncios de ambas as redes
Como mencionado acima, a promoção de posts e a análise de métricas são vantagens oferecidas por perfis comerciais que ajudam muito no entendimento do público.
Através delas é possível avaliar – tanto no Pinterest como Instagram – a estatística de publicações como cliques, “salvos”, impressões, incluindo tipo de acesso, engajamento e algumas características do público.
Ao impulsionar uma postagem, é possível utilizar filtros que ajudam a direcionar ainda mais o anúncio para o público específico.
Poste o conteúdo do Instagram no Pinterest
A vantagem do Pinterest é trazer um crescimento mais orgânico, visto que o número de seguidores e engajamento não são determinantes para uma publicação aparecer em um feed.
Publicar o mesmo conteúdo no Pinterest é uma estratégia que pode aumentar o número de pessoas realmente interessadas e engajadas no produto ou serviço oferecido.
Otimizar os pins do Pinterest com estratégias de SEO
Somando com a dica acima, reforçamos a publicação de posts no Pinterest com atenção a estratégias de SEO.
Como o crescimento de um perfil na rede é mais orgânico, seguir às práticas de otimização de busca faz com que seja mais fácil para um usuário buscar o que está procurando – e receber sua publicação fresquinha no feed – e mais provável de ter seu pin associado a um tema específico de busca.
As dicas de estratégia visual apresentadas são essenciais para atingir todo o potencial do marketing em redes sociais. É importante, no entanto, entender o funcionamento de cada rede e suas particularidades para conquistar mais seguidores e obter melhores resultados.
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