Descubra, neste artigo, qual é a importância do engajamento no Instagram e fique por dentro de estratégias certeiras para melhorar essa métrica e ter sucesso nessa plataforma.
O Instagram tem se revelado uma ferramenta imprescindível para as corporações que buscam manter um contato estreito com seus clientes. Com isso, ele contribui de modo significativo para trabalhar a presença ativa das empresas no universo digital.
Segundo informações divulgadas em um relatório anual da SocialBakers, direcionado para os profissionais de marketing, o Instagram é considerado um canal de comunicação obrigatório para manter a conexão entre as empresas e o seu público-alvo. Isso supera, 20 vezes mais, o número de interações entre os usuários em comparação com o Facebook. Por essa razão, tornou-se imprescindível marcar presença nessa plataforma.
No entanto, não basta manter um perfil da sua empresa na rede. Com a popularidade da ferramenta, é uma questão de inteligência buscar meios de aproveitar todo esse “poder”, colocando em prática ações que estimulem ainda mais o trato com a sua audiência. Afinal, o segredo por trás de bons resultados reside em promover — e, claro, preservar — o engajamento no Instagram.
Quer entender qual é a relevância dessa métrica e ficar por dentro de estratégias certeiras para ser bem-sucedido na sua atuação na plataforma? Continue a leitura!
Qual é a importância do engajamento no Instagram para as empresas?
O primeiro ponto a ser esclarecido é que há uma forte relação entre o engajamento no Instagram e a tática de comunicação que é adotada por uma empresa. Isso porque a forma como você “conversa” com o seu público e a maneira como o estimula a interação de volta são dois elementos que caminham lado a lado para a manutenção de um bom relacionamento entre ambos.
Ainda, isso ajuda na criação de uma imagem positiva da corporação, o que é determinante para a fidelização dos consumidores. Entretanto, outra informação que também merece destaque é que um engajamento elevado impacta os seus lucros, já que implica diretamente um maior alcance de pessoas — e, naturalmente, de potenciais clientes.
Quais são as melhores estratégias para potencializar o seu engajamento no Instagram?
Agora que você sabe a importância do engajamento no Instagram, acompanhe algumas dicas para melhorar esse aspecto no perfil da sua marca!
1. Tenha uma identidade visual bem desenvolvida
Como “identidade visual”, podemos entender a união das características e peculiaridades da sua empresa, abrangendo os elementos gráficos que ajudam a comunicar os valores, a missão e o propósito da sua organização. Bons exemplos são a tipografia, o slogan, as cores utilizadas e, claro, o nome.
“Mas qual é, realmente, a importância disso para elevar o engajamento da empresa no Instagram?” — talvez você esteja se perguntando. Acontece que essa plataforma é um aplicativo de compartilhamento de vídeos e fotos, e são essas mesmas publicações que aparecem no feed dos usuários da rede.
Sendo assim, suas postagens precisam ter “a cara” da sua empresa, de forma que sua marca seja fácil e rapidamente identificada por qualquer pessoa.
2. Faça as postagens com regularidade
Como dissemos, não basta manter um perfil da sua empresa no Instagram. A fim de elevar o engajamento do público, é fundamental que você seja realmente ativo.
Aquela conhecida frase que diz “quem não é visto não é lembrado” cabe perfeitamente aqui. Quando você não compartilha conteúdos e estimula interações, sua marca tem grandes chances de ser esquecida pelos seguidores do perfil. No entanto, também vale destacar que o oposto — publicações em excesso e que, muitas vezes, não entregam valor — não são bem-vistas.
A palavra de ordem, nesse caso, é o equilíbrio. Uma boa dica para encontrá-lo é fazer testes para identificar o intervalo de tempo ideal a ser mantido entre uma postagem e outra, considerando a validade de fazer um planejamento para preservar a frequência.
3. Explore hashtags que tenham relevância para seu segmento de atuação
As hashtags representam ótimos recursos para os usuários que estão navegando na plataforma encontrarem o seu conteúdo. Isso porque, com a possibilidade de segui-las, torna-se muito possível que pessoas que ainda não conheçam a sua empresa cheguem até o seu perfil por meio delas.
Por isso, use esse recurso nos seus posts para ele aparecer nas pesquisas dos usuários. No entanto, faça um uso moderado. Opte sempre por aquelas que estejam realmente relacionadas ao seu campo de atuação e, principalmente, ao que foi publicado, evitando cometer exageros.
4. Interaja com seus seguidores
Possivelmente, essa é uma das dicas mais relevantes dentre as que listamos neste material. É fundamental responder aos seus seguidores e buscar manter uma interação com o seu público — tenha certeza de que eles não apenas esperam essa postura da sua marca, mas a valorizam.
A interação é uma parte essencial para preservar um relacionamento consolidado com a sua audiência e, inclusive, traz mais credibilidade para a imagem da empresa. Logo, não deixe essa prática de lado. Se o volume de seguidores já for significativo o suficiente a ponto de exigir muito do seu tempo, uma alternativa é utilizar uma ferramenta de automação desenvolvida para essa plataforma.
Esse tipo de solução auxilia na gestão do seu perfil, atrai mais público, dispara mensagens automáticas (se você optar por cadastrá-las), curte as publicações da sua audiência etc. Ou seja, torna-se viável aumentar a sua produtividade sem perder a eficiência desejada.
5. Utilize o recurso de geolocalização
Essa ferramenta permite adicionar um local em cada foto ou vídeo postado no feed da sua página. Você também pode usar um adesivo de local nos Stories para aumentar a visibilidade do seu conteúdo.
Com isso, quando alguém acessa a mesma localização, seu post pode aparecer entres as publicações listadas. Se ele for criativo e interessante, é possível chamar a atenção do usuário.
No Stories, essa ação aparece nas histórias daquele local. Então, quando uma pessoa acessar a localização e visualizar os seus Stories, poderá encontrar o seu conteúdo. Nesse momento, é importante ser específico e marcar o lugar corretamente, a fim de criar uma conexão com aquele lugar e o seu produto ou serviço.
6. Publique nos melhores horários
Estudar os horários ideais para se postar na rede social é fundamental para melhorar o engajamento no Instagram. Para isso, basta ter uma conta comercial e acessar a aba de “insights”. Nela, você confere diversos dados relacionados à interação do seu público. Sendo assim, eles são muito úteis para criar estratégias para seus anúncios e publicações.
Além disso, tenha em mente que publicar um conteúdo no horário em que seus seguidores costumam ficar online aumenta as chances do seu post ser visto.
7. Utilize os recursos do Stories
O Stories é uma ferramenta muito interessante para as empresas e que deve ser melhor explorada. Ela estimula a interação dos usuários por meio de enquetes, reações e caixa de perguntas, que ajudam a conversar com os seus seguidores e aumentar o engajamento no Instagram.
Além desse recurso, as empresas também podem aproveitar funções como o IGTV e Reels, que mostram ao algoritmo da plataforma que seu negócio está interessado nas novidades. Assim, o seu conteúdo aparece para mais pessoas.
8. Crie conteúdos de qualidade e interessantes para seu público
Quando você é uma empresa e deseja conquistar o seu público, é fundamental criar conteúdos de qualidade. Por isso, não basta uma foto do seu produto ou serviço. É preciso melhorar suas publicações por meio de posts com um design atraente e uma CTA (chamada para ação) interessante.
Tenha em mente que o seu público vai interagir muito mais com uma publicação útil do que algo que não tenha propósito. Ainda, é importante estimular a interação com os seus seguidores nos seus conteúdos a fim de melhorar o engajamento.
Um exemplo que indica que os seus posts fazem sucesso é quando uma pessoa marca os amigos nos comentários, como uma forma de recomendação do produto ou serviço da sua marca.
9. Faça lives e chame os seguidores para participar
O recurso de vídeo ao vivo no Instagram é uma ótima estratégia para sua empresa se comunicar com os seus seguidores. A partir dele, você pode conversar sobre diversos assuntos e divulgar o seu trabalho, aproximando seu negócio do seu público. Ainda, pode convidar as pessoas que acompanham sua marca para participar, o que gera mais engajamento, além de ser divertido.
10. Mensure a participação do seu público-alvo e entenda se há relevância nas métricas de vaidade
O estudo das métricas dos seus anúncios e ações no Instagram representa um ponto de partida para compreender como os seus consumidores se comportam nessa rede. Ainda, é possível observar quais elementos devem ser melhorados para garantir um alcance cada vez maior, ou quais deles podem ser mantidos.
Quer aumentar seu engajamento no Instagram?
Agora que você conferiu as nossas dicas para elevar o engajamento no Instagram, não deixe colocá-las em prática e de mensurar os resultados obtidos. Isso porque essa participação mais ativa do seu público também é considerada uma métrica que pode ser avaliada, considerando o volume de interações das suas publicações. Isso abrange, por exemplo, os salvamentos, as curtidas e os comentários deixados na postagem.
Este conteúdo foi útil? Confira, também, nosso artigo sobre as métricas de vaidade, e saiba quais indicadores são realmente importantes na hora de mensurar os seus dados!