O que é a personalidade de uma marca e como ela é construída?

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Quando nos identificamos com uma pessoa, um dos primeiros fatores que chamam a nossa atenção é a personalidade do indivíduo, não é mesmo? Com as empresas, isso não é muito diferente. Afinal, elas também necessitam desenvolver essa identificação, processo conhecido por personalidade de marca, que visa torná-la reconhecível para o público, destacando-se perante a concorrência

Apesar da personalidade de marca apresentar grande impacto teórico, prático e de planejamento, muitas empresas ainda não conseguiram definir qual é a sua, ou mesmo fazem confusão com o conceito de marca, que apesar de tratar de temáticas similares, tem objetivos e critérios distintos para ser desenvolvido.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, a seguir explicaremos com detalhes o que é personalidade de marca, como criá-la, entre outras informações importantes. Continue a leitura para conferir!

Entenda o que é personalidade de marca

Quando estamos conhecendo novas pessoas, é bastante comum que nos identifiquemos de imediato ou desenvolvamos uma sensação de desconforto, de acordo com a personalidade de cada indivíduo e sua interação conosco. Isso se deve ao fato de que a personalidade é como uma marca registrada de cada pessoa, que nos faz reconhecíveis. Esse processo ocorre igualmente com as empresas!

A personalidade de uma marca é associada e representada a características humanas e psicológicas, visando criar uma identificação no consumidor e fazer com que os clientes em potencial se identifiquem com o que a empresa oferece. Assim, é desenvolvida uma proximidade maior, humanizando as relações de consumo e, com isso, fortalecendo o relacionamento.

Diferença entre personalidade de marca e conceito de marca

Acontece muito de as pessoas confundirem o conceito de marca com a personalidade de marca. Enquanto aquela representa os valores da empresa, seus objetivos e critérios, esta dá traços humanos à empresa, define seu discurso e linguagem, e traz características identificáveis para as peças de marketing e comunicação, mantendo um padrão. 

Aprenda como criar a personalidade de sua marca

Agora que você aprendeu os conceitos, é interessante entender alguns fatores importantes para desenvolver e definir a personalidade da comunicação de sua marca. Além de fortalecer os processos de comunicação de sua empresa, isso também permite identificar quais são os meios que apresentam melhor aderência junto ao público e como otimizar essa comunicação. Para isso, veja algumas perguntas que devem ser respondidas!

Quais são as características de personalidade que quero para a minha marca?

O primeiro passo é entender quais as características e traços de personalidade que fazem sentido para a sua empresa, com os valores que ela representa e como você deseja explorar essas questões para o público.

Desse modo, é fundamental compreender como a missão, visão e valores serão representados, quais são as características marcantes de cada um deles e como esses fatores são traduzidos em estratégias de comunicação, linguagem e tipo de escrita, para tornar o processo linear e totalmente alinhado.

Qual linguagem mais se adéqua à minha marca?

Para definir a linguagem mais adequada para o seu negócio, é válido compreender quais são as características humanizadas que representam os valores da empresa, e as de personalidade que a marca representará. Uma personalidade mais jovial e ativa será melhor representada por uma linguagem de comunicação mais informal, com discurso direto e criativo, por exemplo.

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Já uma empresa com uma imagem mais séria e austera, deverá se comunicar de maneira mais formal e com menos uso de gírias, com foco em assuntos mais voltados ao mercado empresarial.

Lembre-se que, para que a personalidade de marca seja bem-sucedida, é necessário que ela dialogue positivamente com seu público.

Preciso criar um personagem para minha marca?

Definir uma personagem ou mesmo uma personalidade para sua marca não é uma tarefa obrigatória, contudo, ela torna os processos de comunicação mais simples e eficientes. Em vista disso, é recomendado para empresas que desejam facilitar os processos de comunicação, torná-los mais ágeis e garantir uma maior identificação com o seu público.

Além disso, ao desenvolver um personagem para sua organização, é possível compreender se a aderência da marca junto ao público está alinhada com os objetivos e hábitos das personas, ou se é necessário ajustar a comunicação. Assim, a resposta ao personagem e a sua personalidade tende a ser mais rápida, visível e tangível para análise.

Como manter a coerência no online e offline?

Um último ponto de atenção no desenvolvimento da personalidade de marca é a necessidade de manter a coerência entre a comunicação realizada nos meios online e offline —, especialmente para empresas que têm atuação ou estratégias de comunicação e marketing em ambos.

Caso a personalidade de marca seja mais jovial, é interessante que a comunicação escrita acompanhe essa característica e linguagem. Isso porque as diferenças entre a comunicação online e offine gera quebra de expectativas e pode impactar negativamente na percepção da marca pelo público.

Entenda os impactos positivos da personalidade para uma marca

Como é possível perceber, o desenvolvimento do conceito de personalidade de marca não serve somente para desenvolver a comunicação de sua empresa para com o público, mas também como ponto de partida para o desenvolvimento de toda a estratégia comunicacional. Desse modo, é possível mantê-la alinhada com os valores de sua marca e os padrões que se deseja estabelecer.

Além disso, a personalidade de uma marca não consiste somente na forma como a empresa se comunica na escrita, mas também em elementos visuais, textuais, estéticos, de treinamento e de posicionamento de mercado, servindo como norte para todas as ações.

A personalidade de marca é essencial para o sucesso de uma empresa, visto que ela é um dos primeiros aspectos que chamam atenção dos consumidores, além de ser uma importante forma de destaque perante a concorrência.

Para tanto, é necessário levar em consideração as características da empresa, o que se deseja passar para o cliente e, claro, o perfil do público. Assim, é possível mantê-la alinhada com os valores da marca e também do que é interessante para o mercado. 

Quer ver na prática como funciona a personalidade de marca? Então não deixe de conferir o trabalho desenvolvido para a Movement!

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