5 formas de gastar menos tempo com suas atividades de marketing

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Você sabia que muitos empreendedores iniciam as atividades de suas empresas sem ao menos realizarem um planejamento estratégico e definirem seus objetivos gerais?

Eles não sabem, mas o pensamento estratégico deve estar presente no dia a dia de toda a empresa, criando metas e meios de atingi-las em cada fase do processo — e não apenas seguir regras pré-estabelecidas que não se encaixam em seu contexto. 

As atividades de marketing em uma empresa também devem apresentar uma visão estratégica para cumprir suas metas. Dessa forma, o chamado marketing estratégico busca entender os reais objetivos da empresa, o que ela vai ofertar aos consumidores, como isso será feito e quais serão as ações dos concorrentes. 

Neste post, vamos mostrar cinco formas de gastar menos tempo nas atividades de marketing da sua empresa, para que você não deixe de investir nesse setor tão importante. Então, continue a leitura e aproveite! 

1. Saia do antigo modelo de gestão

O primeiro passo para diminuir o tempo gasto com as atividades de marketing da sua empresa é dedicar o seu tempo ao planejamento estratégico em vez de focar no prático e no operacional (o velho passo a passo).

Com um pensamento estratégico, a visão do gestor não fica restrita às metas de curto e médio prazo, visualizando o futuro do negócio e pensando em longo prazo. 

O planejamento estratégico permite uma maior flexibilidade para experimentar e encontrar a melhor opção que vai gerar lucros para a sua empresa, principalmente se estiver lançando novidades no mercado.

O ideal é que a empresa não fique presa a ciclos estratégicos muito longos, adaptando-os à sua realidade, descobrindo o que funciona e o que não funciona naquele momento. 

2. Faça a delegação de tarefas adequadamente 

É muito importante descentralizar a cadeia de comando e de execução de tarefas dentro de uma empresa, sendo preciso abandonar aquela famosa visão de que “não é possível deixar minha empresa nas mãos de outros”.  

Então, para tirar essas raízes operacionais e nada estratégicas, é necessário organizar as funções de cada profissional da empresa e repassar as atividades e responsabilidades de acordo com os perfis de cada funcionário e equipe. Uma opção é ouvir dos seus colaboradores o que eles preferem ou não fazer, bem como suas aptidões e dificuldades. 

Assim, cativa-se a confiança e autonomia dos seus profissionais, além de aliviar a sua carga horária e valorizar o trabalho da equipe. 

3. Realize menos reuniões, se possível

Reuniões do setor de marketing fazem parte do dia a dia da maioria das empresas, pois o mercado e as formas de lidar com ele passam por constantes mudanças ao longo do tempo. Contudo, elas podem se tornar uma verdadeira perda de tempo quando são mal pensadas e planejadas. 

As empresas, geralmente, marcam reuniões com o objetivo de traçar metas, analisar resultados, passar alguma informação etc. Porém, como muitas pessoas já sabem, a maioria desses encontros pode acabar se tornando apenas um momento cansativo, em que você fica com a sensação de que poderia estar fazendo algo mais produtivo, não é mesmo? 

Para evitar essas situações, é preciso planejar tudo o que será dito nas reuniões, separando tópicos realmente relevantes para cada encontro, de forma que ele seja o mais direto e produtivo possível.

Porém, isso não quer dizer que a comunicação corporativa deve ser escassa. O ideal é que as metas de marketing sejam acompanhadas simultaneamente pelos integrantes da equipe a partir das métricas, de forma que o status de desenvolvimento do projeto seja conhecido por todos e que não haja a necessidade de se reunirem com tanta frequência para discuti-las.

4. Faça a mensuração de ações pautadas por métricas 

Assim como criar o planejamento estratégico, acompanhar se o que foi planejado está sendo executado e se as metas definidas foram alcançadas é de extrema importância para os negócios da sua empresa, podendo diminuir o seu tempo nas atividades de marketing. 

O ideal é estar sempre atento às métricas, e não analisar o resultado das estratégias apenas ao final do período de planejamento. Assim, se algo estiver dando errado, ainda será possível corrigir os erros antes que eles comprometam o objetivo final. 

Essa correção deve ser feita de acordo com o que foi planejado — e não mudar todo o planejamento estratégico por causa desses desvios, como é muito comum as empresas fazerem. Uma atitude como essa atrapalha o foco e o retorno dado pelos clientes após a execução do planejamento como um todo. 

Para ajudá-lo, listamos, a seguir, algumas métricas que podem ser usadas para mensurar os resultados: 

  • visitantes ou tráfego do site; 
  • taxa de conversão;
  • nº de Leads gerados; 
  • custo por Lead;
  • ROI (retorno sobre investimento); 
  • CAC (custo de aquisição do cliente); 
  • nº de Visitantes (pode medir por canal); 
  • vendas
  • oportunidades entregues para vendas (MQL); 
  • oportunidades aceita pelo time de vendas (SQL). 

5. Treine o time de marketing aliado ao de vendas 

Se uma empresa busca melhorar seus resultados e aumentar seus lucros, ela deve estar sempre por dentro das tendências do mercado e aberta a novas possibilidades. Uma prática muito usada atualmente por empreendedores é o alinhamento entre os setores de marketing e vendas, sabia? 

Dentro de uma empresa, esses são os setores que estão mais diretamente ligados ao aumento das vendas, sendo o marketing responsável por criar as oportunidades e a equipe de vendas por converter essas possibilidades em negócios fechados. 

Então, por que não treinar as duas equipes em conjunto e, assim, criar metas para atingir o sucesso da empresa? Alinhar o setor de marketing e vendas (Smarketing) possibilita que benefícios como o aumento das vendas, a melhoria na comunicação interna, o foco nos resultados e a redução de custos das estratégias aconteçam. 

Gostou de saber como é possível diminuir o tempo gasto com as atividades de marketing da sua empresa, usando o planejamento estratégico para tomar as decisões? A partir de agora, você vai conseguir otimizar o tempo e a produtividade do seu negócio e ainda pode aumentar os seus lucros! 

Porém, se você tem dúvidas sobre como otimizar o marketing da sua empresa, entre em contato conosco para que nossos especialistas possam auxiliá-lo nesse objetivo tão importante! 

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