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4 ESTRATÉGIAS Eficientes para Aumentar o Engajamento no Instagram

6 minutos para ler

Descomplicando o Engajamento no Instagram: Veja 4 estratégias que vão te ajudar!

Descubra nesse Artigo qual é a importância dessa métrica do Instagram e fique por dentro de estratégias certeiras para aumentar o engajamento no Instagram e ser bem-sucedido na sua atuação na plataforma.

Garota loira de toca utilizando celular em frente ao computador e 
recebendo engajamento no Instagram, emojis de engajamento em volta dela e banner ao lado esquerdo na cor cinza escrito: 4 estratégias eficientes para aumentar o engajamento no instagram.
Foto: Garota utilizando celular em frente ao computador e
recebendo engajamento no Instagram

Contribuindo de modo significativo para trabalhar a presença ativa das empresas no universo digital, o Instagram tem se revelado uma ferramenta imprescindível para as corporações que buscam manter um contato estreito com os seus clientes. Veja algumas estratégias para aumentar o engajamento no Instagram.

Superando — 20 vezes mais — o número de interações entre os usuários em comparação com o Facebook, segundo as informações divulgadas em um relatório de publicação anual direcionado justamente para os profissionais de marketing, de uma empresa global da área focada em redes sociais, a SocialBakers, o Instagram é considerado, hoje, um canal de comunicação obrigatório para manter a conexão entre as empresas e o seu público-alvo. Por essa razão, tornou-se imprescindível marcar presença nessa plataforma.

No entanto, naturalmente, não basta apenas manter um perfil da sua organização na rede. Com a popularidade cada vez maior da ferramenta, é uma questão de inteligência buscar meios de aproveitar todo esse “poder” colocando em prática ações que estimulem ainda mais o trato com a sua audiência. Afinal, o segredo por trás de bons resultados reside em promover — e, claro, preservar — o engajamento no Instagram.

Quer entender qual é a importância dessa “métrica” e ficar por dentro de estratégias certeiras para ser bem-sucedido na sua atuação na plataforma? Continue a leitura do nosso conteúdo!

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Foto: Utilizando e Engajmento no Instagram

Qual é a importância do engajamento no Instagram para as empresas?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que há uma forte relação entre o engajamento no Instagram e a tática de comunicação que é adotada por uma empresa. Isso porque a forma como você “conversa” com o seu público e a maneira como o estimula a interagir de volta são dois elementos que caminham lado a lado para a manutenção de um bom relacionamento entre ambos e para a criação de uma imagem positiva da corporação, o que é determinante, como você bem sabe, para a fidelização dos consumidores.

Outra informação que, entretanto, também merece destaque é que um engajamento elevado vai impactar os seus lucros, já que implica diretamente um maior alcance de pessoas — e, naturalmente, de potenciais clientes.

Quais são as melhores estratégias para potencializar o seu engajamento no Instagram?

1. Tenha uma identidade visual bem desenvolvida

Como “identidade visual”, nós podemos entender a união das características e peculiaridades da sua empresa, abrangendo os elementos gráficos que ajudam a comunicar os valores, a missão e o propósito da sua organização. Bons exemplos são a tipografia, o slogan, as cores utilizadas e, claro, o nome.

“Mas qual é realmente a importância disso para elevar o engajamento da empresa?” — talvez você esteja se perguntando. Acontece que o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de vídeos e fotos e são essas mesmas publicações que aparecem no feed dos usuários da rede. Sendo assim, as suas postagens precisam ter “a cara” da sua empresa, de forma que a sua marca seja fácil e rapidamente identificada por qualquer pessoa. 

2. Faça as postagens com regularidade

Como dissemos na introdução deste conteúdo, não basta apenas manter um perfil da sua empresa no Instagram. A fim de elevar o engajamento do público, é fundamental que você seja realmente ativo.

Aquela conhecida frase que diz que “quem não é visto não é lembrado” cabe perfeitamente aqui. Ao não compartilhar conteúdos e estimular interações, a sua marca tem grandes chances de ser esquecida pelos seguidores do perfil. No entanto, também vale destacar que o oposto — publicações em excesso e que, muitas vezes, não entregam valor — não é bem-visto.

A palavra de ordem, nesse caso, é equilíbrio. Uma boa dica para encontrá-lo, então, é fazer testes para identificar o intervalo de tempo ideal a ser mantido entre uma postagem e outra, considerando a validade de fazer um planejamento para preservar a frequência.

3. Explore hashtags que tenham relevância para o seu segmento de atuação

As hashtags representam ótimos recursos para os usuários que estão navegando na plataforma encontrarem o seu conteúdo. Isso porque, com a possibilidade de seguir hashtags, torna-se muito possível que pessoas que ainda não conheçam a sua empresa cheguem até o seu perfil por meio delas.

No entanto, faça um uso moderado. Opte sempre por aquelas que realmente estejam relacionadas ao seu campo de atuação e, principalmente, ao que foi publicado, evitando cometer exageros.

4. Interaja com os seus seguidores

Possivelmente, essa é uma das dicas mais relevantes dentre as que listamos neste material. É fundamental responder aos seus seguidores e buscar manter uma interação com o seu público em geral — tenha certeza de que eles não apenas esperam essa postura da sua marca, mas a valorizam.

A interação é uma parte essencial para preservar um relacionamento consolidado com a sua audiência e, inclusive, traz mais credibilidade para a imagem da empresa, logo, não deixe essa prática de lado jamais. Se o volume de seguidores já for significativo o suficiente a ponto de exigir muito do seu tempo, uma alternativa é utilizar uma ferramenta de automação desenvolvida para essa plataforma.

Esse tipo de solução auxilia na gestão do seu perfil, atrai mais público, dispara mensagens automáticas (se você optar por cadastrá-las), curte as publicações da sua audiência etc. Ou seja, torna-se viável aumentar a sua produtividade sem perder a eficiência desejada.

Mensure a participação do seu público-alvo e entenda se há relevância nas métricas de vaidade

Agora que você conferiu as nossas dicas para elevar o engajamento no Instagram, vale a pena ressaltar que, após colocá-las em prática, é possível conferir os resultados obtidos. Isso porque essa participação mais ativa do seu público também é considerada uma métrica que pode ser avaliada levando em conta o volume de interações das suas publicações, abrangendo, por exemplo, os salvamentos, as curtidas e os comentários deixados na postagem.

Inclusive, o estudo dessas taxas representa um ponto de partida para compreender como os seus consumidores se comportam nessa rede e quais são os elementos de melhoria a serem implementados para garantir um alcance cada vez maior.

Este conteúdo sobre as boas práticas para elevar o engajamento no Instagram foi útil?

Então, que tal, agora, conferir mais um artigo do blog e aprofundar os seus conhecimentos sobre outras métricas, descobrindo também se aquelas conhecidas como “de vaidade” são realmente importantes? Vamos lá!

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