Como as ações de marketing impulsionam as vendas no agronegócio?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Por melhor que sejam as vendas no agronegócio atualmente, registrando um crescimento recorde de 24,31% no PIB de 2020, os seus produtos e serviços não se vendem sozinhos. É justamente por isso que existem técnicas de marketing que otimizam esse processo. Se você ignorá-las, sua concorrência pode fazer o contrário e conquistar clientes que poderiam ser seus.

Quanto a isso, saiba que nós da 2dcb entendemos bem e temos expertise para falar da capacidade do marketing de potencializar as vendas, principalmente no agronegócio, sejam elas on-line ou off-line.
Em outras palavras, ele contribui para colocar sua empresa nos eixos em momentos delicados e de crise.

Além do mais, se as ações de marketing em períodos de crise podem salvar empresas — ao reformular a imagem da corporação e as estratégias de venda —, em períodos de bonança elas contribuem para a consolidação de marcas como referências de qualidade no setor do agronegócio. Isso é especialmente nesse ramo que por apresentar alto, torna a competição mais intensa.

Então, faz parte do seu objetivo aprender como expandir as vendas no agronegócio? Este post é para você. Detalhamos como as ações de marketing podem contribuir para isso. Confira!

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Imagem: Mulher no agronegócio

Quais os benefícios do marketing nas vendas no agronegócio?

O marketing envolve o conjunto de medidas de comunicação e vendas que entenda as necessidades do consumidor e eleve a satisfação dele quanto ao que é oferecido. No agronegócio, é inevitável que seja necessário atuar dessa forma para vender máquinas, insumos agrícolas etc. A boa notícia é que é possível otimizar essas estratégias para ampliar o volume de vendas.

Ajuda a entender as necessidades dos clientes

Só é possível convencer o cliente sobre os benefícios a cerca de um produto ou serviço se os responsáveis por esse processo souber exatamente o que o cliente considera benéfico, e isso varia para cada pessoa. 

Porém, de modo geral, é possível traçar um perfil do público-alvo de uma empresa e entender o que pode ser mais importante para ele na hora de decidir pela compra. Isso pode ser o custo/benefício, qualidade do produto, reputação da marca, selo ligado a proteção ambiental etc. Você saberia definir com exatidão qual seria o do seu consumidor? 

No mundo dos negócios, achismos e intuição devem ser deixadas de lado e dar lugar a certezas, para que isso diminua as chances de erro, o desperdício de tempo e recurso dos envolvidos e aumenta a segurança na tomada de decisões. Assim, saiba que com o marketing é possível realizar estudos e descobrir com embasamento quais são as necessidades dos clientes.

Dessa maneira, ao ter essa informação em mãos que funciona como um trunfo, a abordagem da venda deixa de ser simplesmente pela insistência e tentativa de convencimento, que pode ser falha e até inconveniente, e abre espaço para vendas que demonstram um real entendimento do cliente e da busca pela sua satisfação. Isso individualiza as vendas e as tornam mais consultivas. 

Melhora o relacionamento com o público-alvo

Melhor do que simplesmente vender produtos e serviços, é investir no relacionamento com as pessoas que compram de você. Isso é benéfico por aumentar as chances de fidelização — o pai do marketing, Philip Kotler, afirma que a retenção de clientes é entre 5 a 7 vezes mais barata que investir na aquisição de novos — e por ter pessoas que façam propaganda gratuita e voluntária do que é oferecido por uma empresa.

Isso porque, pesquisas da Nielsen mostram que a recomendação quando parte de amigos e familiares, a confiança é de 83% para os entrevistados. Então, investir em ações de marketing pode construir um relacionamento mais amigável com seu público-alvo, o que pode elevar o volume de vendas.

Quer dizer, de forma geral, existem vários critérios a serem considerados no momento de escolher uma marca para comprar produtos e serviços. Diferentemente do que o senso comum pode imaginar, como mostra uma reportagem do G1, o atendimento de qualidade é um critério preferível até a preços baixos, para 61% dos entrevistados.

Sendo assim, considere que a melhoria do relacionamento com o público-alvo, que pode refletir no melhor atendimento, por exemplo, pode tornar sua marca uma referência de qualidade no segmento, mesmo que os preços não sejam os mais baixos.

Posiciona a marca adequadamente

O uso dos benefícios trazidos pelas ações de marketing é uma realidade presente em diversos segmentos. No agronegócio, isso é utilizado com mais solidez em grandes empresas. Porém, independentemente do tamanho da sua marca, é possível aproveitar as vantagens do marketing e melhor o posicionamento no mercado.

Em outras palavras, é inegável que boa parte do sucesso das grandes corporações no agronegócio é atribuída à qualidade dos seus produtos e serviços. No entanto, o marketing é indispensável para tornar a qualidade mais conhecida entre o público-alvo e para potencializar as impressões causadas. 

É possível que você conheça marcas de diferentes segmentos e considere a qualidade do que elas oferecem superior a muitas outras que fazem sucesso e são bem posicionadas no mercado.

A resposta para esse tipo de situação pode ser a falta ou o investimento inadequado nas ações de marketing, que atuam na criação, no planejamento e desenvolvimento de estratégias que superem a concorrência e satisfaçam os clientes. Assim, ao entender e adotar esse recurso no seu agronegócio, é possível melhorar o posicionamento dele.

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Imagem: Ações de Marketing otimizando vendas no Agronegócio

Quais ações de marketing podem otimizar as vendas do agronegócio?

Após compreender a importância do marketing para o agronegócio, é hora de conhecer algumas ações que podem ser adotadas para otimizar as vendas nesse segmento.

Presença nas redes sociais

Garantir a presença nas redes sociais é uma maneira de ‘’existir’’ no meio digital, que se torna cada vez mais relevante, especialmente depois da pandemia da Covid-19. Isso porque, por meio da presença nesses espaços é possível vender, estender o relacionamento com o público, trabalhar a imagem da marca etc.

SEO

O SEO, traduzido para o português livre quer dizer Otimização para Motores de Buscas, e corresponde às boas práticas adotadas no site da sua marca para que a página seja bem posicionada e possa ter mais visibilidade.

Produção de conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante em blogs, site ou nas redes sociais é uma maneira de atrair públicos interessados em assuntos relacionados ao agronegócio, para que eles possam conhecer dicas e demais informações importantes que conduzam para a compra final.

Considerações finais

Conseguiu entender como o marketing é indispensável nas vendas do agronegócio e de que forma isso deve ser aplicado? Nesse sentido, conte com uma agência de comunicação, como a Agência 2dcb, para que o investimento no recurso seja benéfico e para uma mensuração dos resultados obtidos.

Quer saber mais sobre a 2 Design e como podemos ajudá-lo? Entre em contato conosco!

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