Quer aumentar os seguidores do Instagram? Veja essas 5 dicas especiais!
Se você está procurando por estratégias para aumentar o número de seguidores no Instagram, já deve saber que além de ser a rede social com mais 600 milhões de usuários ativos, uma plataforma focada em imagens pode trazer resultados expressivos para suas campanhas de marketing, visto que 90% da informação captada pelo cérebro é visual.
Se esses motivos não foram suficientes para que você tenha se convencido, talvez deva saber que, atualmente:
- mais de 60% dos usuários do Instagram se conectam à rede social todos os dias;
- mais de 95 milhões de fotos são compartilhadas diariamente.
Isso significa que, se seu público é frequentador do Instagram, você não pode perder mais tempo. Veja a seguir uma série de dicas sobre como aumentar os seguidores do Instagram e impulsionar seus resultados!
1. Conheça bem seu público-alvo
Uma das premissas de qualquer estratégia de marketing de conteúdo é começar pela criação de personas e mapeamento de interesses dos usuários com maior potencial para se tornarem consumidores ativos de uma determinada marca.
Basicamente, conhecer bem o público-alvo de seu negócio consiste na parte estrutural de um planejamento para obter mais seguidores no Instagram. Características comportamentais como idade, localização, profissão, gênero, interesses pessoais, entre outros aspectos, estão diretamente ligadas ao tipo de conteúdo consumido pelos usuários.
Ao conhecer minuciosamente o público-alvo, sua empresa terá os mecanismos adequados para segmentar a produção de conteúdo dentro dos parâmetros que despertem a atenção dos usuários e, por consequência, atraiam mais seguidores para a página oficial do negócio.
2. Capriche nas fotos
Não é preciso ser especialista na área para notar que o Instagram é uma rede social focada em imagens, concorda? Embora seja possível circular outros formatos (áudio e texto), o forte da plataforma é a criação e o compartilhamento de conteúdos visuais.
Isso significa que, para obter bons resultados em termos de engajamento com os seguidores do Instagram, é imprescindível investir na qualidade das fotos postadas por sua marca. Aposte em ângulos diferenciados, invista em uma boa iluminação e configure a câmera do celular para a melhor resolução na hora de tirar as fotos. Fotos de qualidade e que se destaquem no feed podem garantir curtidas e despertar a atenção dos usuários que estiverem acessando a rede social no momento.
Além disso, é crucial que a sua empresa defina uma identidade visual que expresse a personalidade do negócio. Dessa forma, as chances de que sua marca seja reconhecida em qualquer lugar do Instagram são muito maiores.
3. Use as hashtags de forma estratégica
Basicamente, a hashtag é uma forma de relacionar um determinado conteúdo com uma palavra-chave, uma das técnicas de SEO mais tradicionais. Sem dúvida, você já deve ter se deparado com hashtags muito populares enquanto transitava não apenas pelo Instagram como também por outras redes sociais, como #instacat ou #lookdodia, não é verdade?
Pois bem, o uso estratégico das hashtags permite que os usuários “esbarrem” em sua marca com muito mais facilidade, além de ajudar a organizar os conteúdos produzidos na plataforma por meio de categorias.
O “segredo” é a moderação, isto é, usar hashtags que tenham relação direta com a imagem e a descrição do post e, é claro, evitar o excesso. O uso de hashtags não relacionadas fará com que o conteúdo chegue até usuários que não integram seu público-alvo, reduzindo as chances de que os seguidores realmente interessados vejam seus conteúdos. Sem falar no quanto essa prática pode atrapalhar a experiência de navegação de quem já acompanha suas postagens.
Uma dica extra é usar a seção de comentários do seu post para adicionar hashtags sem poluir visualmente o feed dos usuários.
4. Varie os conteúdos
Por mais que o Instagram seja especializado em fotos, a variação no formato dos posts pode contribuir com o aumento dos resultados, arrematando mais seguidores para a conta oficial de sua empresa.
Os vídeos mobile, por exemplo, têm uma taxa de engajamento ainda maior do que a das imagens. Se usada corretamente, essa ferramenta pode potencializar os resultados da marca. Portanto, capriche na edição e produza conteúdos que atendam, principalmente, aos dispositivos móveis.
5. Aumente o engajamento da conta de sua marca
Nos tempos em que vivemos, é o consumidor que está no centro de qualquer estratégia de marketing. Atender às suas necessidades e dar a atenção que ele deseja é o que pode fazer a diferença em uma campanha bem-sucedida.
Sendo assim, para que as postagens façam sucesso, é imprescindível que sua marca tome a iniciativa e interaja com os usuários. Dê o primeiro passo e estimule os seguidores a se engajarem com suas postagens. Não hesite na hora de curtir comentários, reagir, comentar e até mesmo marcar as fotos mais interessantes pelas quais você se deparar.
Se você olhar atentamente, verá que as contas oficiais de grandes marcas se comportam de forma descontraída (sem abrir mão do profissionalismo) nas redes sociais, respondendo às interações dos usuários com humor e leveza. Foi-se o tempo que o universo corporativo estava limitado a interações frias e sem qualquer emoção. Faça com que sua marca se adapte à nova realidade da comunicação empresarial.
Dica extra: Não compre seguidores
Por fim, é importante mencionar que o uso da estratégia de comprar seguidores no Instagram, embora pareça uma boa ideia a princípio, não é recomendado. Além de resultar apenas em métricas de vaidade, isto é, números de usuários e curtidas que não resultam em vendas, é uma prática que pode prejudicar a reputação da empresa. Afinal, hoje em dia, tudo que as marcas fazem nas redes sociais se torna público.
Conclusão
Como você pôde contemplar neste conteúdo, aumentar o número de seguidores do Instagram é uma estratégia crucial para o momento em que estamos vivendo, no qual a transformação digital impacta diretamente nos hábitos de consumo. Criar conteúdo voltado para as redes sociais, com base no comportamento do público em cada plataforma, é investir nos diferenciais competitivos do negócio para o ambiente virtual.
Este artigo sobre as melhores dicas para aumentar os seguidores do Instagram foi útil para você? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as 3 maneiras de otimizar a sua estratégia visual com Instagram e Pinterest!