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Qual a chave do sucesso para a comunicação empresarial?

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As melhorias para o RH são fundamentais para que a empresa mantenha-se atualizada, já que o desenvolvimento de novas tecnologias altera o funcionamento do cotidiano das companhias, mas também para a manutenção da motivação e do bem-estar do que é mais importante: o colaborador.

Sem os funcionários, não existe sucesso, autoridade ou destaque no mercado. Nenhuma companhia faz o seu nome sem uma equipe que trabalha, dia após dia, bem guardada em escritórios ou setores. Saem na frente os negócios que não apenas reconhecem isso, mas se esforçam para que os colaboradores saibam o quanto são apreciados e fundamentais.

A diminuição do turnover dialoga com o crescimento da empresa, uma vez que implica na retenção de talentos, mas também em economia financeira: quanto maior o número de contratações e desligamentos, maiores são os gastos.

O que é capaz de fazer o trabalhador permanecer em uma empresa por anos a fio?

Existem alguns fatores que dialogam com essa permanência, na verdade; entre eles, podemos citar: plano de benefícios corporativos interessante, com plano de saúde e odontológico, vale-academia, plano de previdência privada e afins; criação de um ambiente organizacional saudável e, claro, excelente comunicação corporativa.

Como essa comunicação deve ser feita? O que faz com que ela seja boa ou ruim? Qual é o impacto dela no cotidiano dos colaboradores e na reputação da empresa? Falaremos mais sobre esses assuntos a seguir.

Comunicação corporativa: o que é, exatamente?
Imagem: Comunicação Corporativa

Comunicação corporativa: o que é, exatamente?

Chamamos de comunicação empresarial ou corporativa o conjunto de estratégias empresariais que visa planejar, implementar e conduzir ações de comunicação interna – ou seja, comunicação voltada para os colaboradores da companhia – e de relacionamento com o público externo.

No caso das ações de comunicação interna, o objetivo é transmitir os valores da empresa às pessoas que fazem parte do quadro de funcionários, mas também manter todos “na mesma página”, para evitar ruídos, mal-estar e a adoção de comportamentos indesejados.

As ações de comunicação externa, por sua vez, têm como objetivo solidificar a imagem da empresa perante o mercado, tornando-a confiável e interessante para possíveis parceiros, clientes e fornecedores.

Em geral, estamos falando sobre ações de marketing, que podem ser feitas de diversas formas: atualmente, o marketing digital tem sido um excelente aliado das empresas que querem ser descobertas por pessoas e empresas interessadas e que podem vir a somar.

Há, além disso, uma segunda forma de atingir o público externo: por meio da promoção de eventos e da criação de campanhas institucionais, que podem ser veiculadas em diversos locais.

Comunicação empresarial interna: como melhorar

A comunicação interna pode ser melhorada por meio do treinamento dos gestores de RH, que devem atuar de maneira a transmitir informações, diminuir ruídos e resolver conflitos, sempre de forma pontual, rápida e transparente.

A busca pela transparência, aliás, deve nortear qualquer ação interna. Não cai bem – e é, na verdade, bastante antiético – esconder informações ou números pouco positivos. Se algo está abaixo do esperado, isso deve ser exposto.

Não se trata de fazer uma cobrança abertamente, entenda, mas de esclarecer que o objetivo geral não foi alcançado e que é importante que os líderes busquem motivar e gerenciar de forma mais efetiva as suas equipes.

O envio constante de e-mails, pesquisas de opinião e feedbacks também é uma forma de fortalecer a comunicação entre os colaboradores, permitindo que eles dêem a sua opinião sobre o andamento da empresa, estejam cientes das decisões de seus superiores e possam otimizar o seu trabalho.

Comunicação empresarial externa: atitudes de sucesso

No que tange a comunicação com clientes e possíveis investidores, é importante que seja definido um público-alvo – a partir dessa definição, todas as estratégias se tornam mais inteligentes e bem direcionadas.

É importante que uma equipe de marketing possa tomar a dianteira nesse caso, uma vez que falamos principalmente sobre “vender” a companhia para quem pode se interessar por ela.

Informações sobre fundação, atitudes, investimentos e cases de sucesso devem estar disponíveis ao público, por meio de websites, eventos corporativos e similares, mas também em redes sociais.

O envio periódico de e-mails a leads também é uma forma de fortalecer a comunicação empresarial, mas deve ser feito de maneira cautelosa: a prática de spam é mal vista e pode fazer com que a companhia se torne cansativa e pouco confiável aos olhos de seu público.

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