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Arquitetura de Marca: Saiba o que é e como ela te destaca no mercado

7 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O conceito de Arquitetura de Marca se refere ao relacionamento entre a marca-mãe e as submarcas, envolvendo a hierarquia estrutural e a identidade visual delas.

Saber o que é arquitetura de marca é muito importante para quem pensa no desenvolvimento e criação de uma nova marca ou até mesmo para quem deseja renovar uma já existente e expandir o negócio.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre arquitetura de marca e como ela pode destacar o seu negócio no mercado. Continue a leitura!

O que é arquitetura de marca

A arquitetura de marca é um processo de organização do portifólio de marcas de uma empresa que determina a estrutura e nomes de suas marcas e a relação entre elas. Essas ações objetivam otimizar os dois movimentos de expansão de uma marca:
o horizontal, que são as mudanças nos seus produtos e conceitos,
e o vertical, que ocorre quando ela é promovida por meio do aval de outras marcas.

Para isso, a arquitetura de marca busca oferecer sinergia entre as marcas-mãe e as submarcas, trabalhando, basicamente, a hierarquia estrutural e identidade visual delas para que consigam sustentar o sistema escolhido.

Qual é a importância da arquitetura de marca?

A arquitetura de marca é um meio para empresas de qualquer porte se comunicarem de forma transparente no mercado. Com a associação de produtos, fica mais fácil sinalizar aos clientes que eles estão lidando com a mesma empresa ao adquirir diferentes mercadorias.

Isso também é importante para estimular uma “associação positiva” por parte dos consumidores. Afinal, caso o primeiro produto adquirido satisfaça as suas expectativas, eles verão com bons olhos novas compras de mercadorias relacionadas àquela empresa.

Além disso, é fundamental para mostrar a produtividade da marca para os consumidores, além da sua preocupação em oferecer diversos tipos de mercadoria de alto nível. Isso mostra que a empresa pensa fora da caixa e está preocupada com a inovação, mas sem comprometer a qualidade.

Como se não bastasse, ainda demonstra que a empresa não tem medo de agregar diversos produtos em torno da marca-mãe. Isso serve como uma espécie de selo de aprovação, muito importante para consumidores já fidelizados.

Quais são suas vantagens específicas?

Agora, mostraremos os benefícios da implementação de uma estratégia de arquitetura de marca.

Atendimento de necessidades específicas

Com a arquitetura de marca, será mais fácil segmentar mensagens e serviços. Isso é importante para que cada representante do público-alvoentenda seus diferenciais e crie uma conexão com a empresa. Afinal, ele passa a obter exatamente o que procura.

Redução dos custos de marketing

Marcas e submarcas bem arquitetadas aumentam a eficiência das ações de marketing, principalmente o empreendedor aposta em promoções cruzadas, por exemplo.

Esclarece o posicionamento de marca

A clareza na comunicação é essencial para um posicionamento eficiente no mercado. Para isso, a arquitetura de marca trabalha ativamente para oferecer transparência na interação direta com os clientes e na própria apresentação da empresa ao mercado.

Isso faz com que os consumidores tenham mais confiança na hora de interagir com a marca, já que há uma demonstração efetiva de como as submarcas se relacionam com a marca-mãe. Além disso, fica mais fácil entender que um produto é desenvolvido pela mesma empresa, associando todos os seus valores positivos àquela mercadoria.

Confere flexibilidade para a empresa expandir seus negócios

Quando há uma arquitetura de marca bem estruturada, a empresa consegue adicionar novos produtos com mais facilidade — acompanhando a própria expansão das suas atividades. Afinal, a organização entende que há uma boa aprovação das suas mercadorias anteriores e se sente mais confiante para oferecer mais.

Aumenta a proposta de valor oferecida aos clientes

Quando as divisões entre as submarcas estão claras, os clientes conseguem compreender melhor a proposta de valor de cada uma delas.

Dessa forma, será mais fácil para o cliente de uma submarca ser convertido à outra submarca — o que é mais fácil e barato do que buscar um novo consumidor.

Quais os tipos de arquitetura de marca

A arquitetura de marca é definida de acordo com os planos de expansão de um negócio (vertical ou horizontal), das estratégias de branding e do modo como a empresa trabalha seu portifólio.

Os três tipos mais comuns são: arquitetura de marca monolítica, endossada ou independente.

Confira, a seguir, as características e exemplos de cada tipo!

Arquitetura de marca monolítica

Esse modelo é caracterizado pela existência de uma marca principal forte e única, em que os logotipos das marcas subsidiárias são apenas variações da principal. Nele, os clientes se baseiam na fidelidade à marca para fazer suas escolhas, se importando mais com a promessa da marca e persona do que com os benefícios dos produtos.

A Samsung é um exemplo de arquitetura de marca monolítica.

Arquitetura de marca endossada

A arquitetura de marca endossada conta com submarcas que são “propriedades” de uma marca-mãe e guardam semelhanças claras nos logotipos ou slogan, como a Apple faz. As estratégias de branding das submarcas costumam ter algum tipo de interação, mas carregam um certo grau de autonomia.

Arquitetura de marca independente

Esse tipo de arquitetura de marca se caracteriza por uma série de marcas de consumo bem conhecidas, que contam com uma marca-mãe que pode ser invisível ao consumidor, sendo geralmente conhecida apenas pela comunidade de investimentos. A Unilever é um exemplo em que submarca tem sua própria imagem, estratégias de branding e ações de marketing independentes.

Como utilizar a arquitetura de marca para se destacar?

É possível apresentar alguns exemplos de empresas que trabalham muito bem o conceito em seus negócios. A Nestlé e a Coca-Cola são muito competentes nesse quesito: isso porque esses dois nomes representam a “marca-mãe”, mas há uma associação muito clara de toda a sua cadeia de produtos a ela.

Assim, mesmo que exista uma infinidade de produtos e submarcas, todas elas contam com uma espécie de “selo de aprovação” da organização. Isso serve para endossar a qualidade dos produtos e funciona como um incentivo ao consumidor na hora de fechar a compra.

Um exemplo são produtos muito queridos pelos clientes, como o refrigerante Schweppes e a linha de energéticos Burn, que contam com uma associação com a Coca-Cola em sua embalagem. Isso reforça a ideia de que a empresa trabalha com uma cadeia altamente qualificada de produtos e submarcas.

A arquitetura de marca também é acessível às pequenas e médias empresas. Para conseguir implementar suas práticas, uma boa ideia contar com profissionais especializados no assunto para conduzir uma estratégia de arquitetura de marca desde o início. Assim, será possível trabalhar as necessidades de comunicação de forma integrada, alinhando os objetivos desde o design até a implementação final.

Neste post, entendemos a importância da arquitetura de marca e os seus três tipos básicos. Sendo que eles variam de acordo com os nichos de atuação, focos e culturas corporativas e o posicionamento estratégico das marcas. Por isso, é necessário contar com o apoio de um profissional especializado para recomendar o melhor modelo de arquitetura para a sua marca.

Gostou de aprender o que é arquitetura de marca e sua importância? Então, que tal entrar em contato conosco para ajudarmos a descobrir qual a melhor opção para a sua empresa?

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3 comentários em “Arquitetura de Marca: Saiba o que é e como ela te destaca no mercado

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