Saiba o que é arquitetura de marca e como te destaca no mercado

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saber o que é arquitetura de marca é muito importante para quem pensa no desenvolvimento e criação de uma nova marca ou até mesmo para quem deseja renovar uma já existente e expandir o negócio. Esse conceito se refere ao relacionamento entre a marca-mãe e as submarcas, envolvendo a hierarquia estrutural e a identidade visual delas. 

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre arquitetura de marca e como ela pode destacar o seu negócio no mercado. Continue a leitura! 

O que é arquitetura de marca

A arquitetura de marca é um processo de organização do portifólio de marcas de uma empresa que determina a estrutura e nomes de suas marcas e a relação entre elas. Essas ações objetivam otimizar os dois movimentos de expansão de uma marca: o horizontal, que são as mudanças nos seus produtos e conceitos, e o vertical, que ocorre quando ela é promovida por meio do aval de outras marcas. 

Para isso, a arquitetura de marca busca oferecer sinergia entre as marcas-mãe e as submarcas, trabalhando, basicamente, a hierarquia estrutural e identidade visual delas para que consigam sustentar o sistema escolhido.

Quais as vantagens e a importância do conceito 

A princípio, pode parecer que a arquitetura de marca se aplica apenas a grandes empresas e multinacionais, porém, até mesmo as pequenas empresas podem se beneficiar de suas estratégias para aumentar o desempenho dos negócios.  

Veja, a seguir, quais são as vantagens e a importância da arquitetura de marca na gestão de branding: 

  • segmentação das mensagens e serviços: cada público-alvo poderá ouvir o que quer ouvir e obter exatamente o que procura, aumentando a força nas vendas;
  • redução dos custos de marketing: marcas e submarcas bem arquitetadas aumentam a eficiência das ações de marketing, principalmente se houver promoção cruzada entre as submarcas;
  • clareza no posicionamento da marca: o posicionamento de mercado fica muito mais claro com uma arquitetura de marca bem planejada, ajudando a ganhar a confiança dos clientes;
  • maior flexibilidade para expansão: se torna mais fácil adicionar produtos ou serviços e submarcas de acordo com o crescimento da sua marca. 

Quais os tipos de arquitetura de marca 

A arquitetura de marca é definida de acordo com os planos de expansão de um negócio (vertical ou horizontal), das estratégias de branding e do modo como a empresa trabalha seu portifólio. Os três tipos mais comuns são: arquitetura de marca monolítica, endossada ou independente.  

Confira, a seguir, as características e exemplos de cada tipo! 

Arquitetura de marca monolítica

Esse modelo é caracterizado pela existência de uma marca principal forte e única, em que os logotipos das marcas subsidiárias são apenas variações da principal. Nele, os clientes se baseiam na fidelidade à marca para fazer suas escolhas, se importando mais com a promessa da marca e persona do que com os benefícios dos produtos.  

A Samsung é um exemplo de arquitetura de marca monolítica. 

Arquitetura de marca endossada

A arquitetura de marca endossada conta com submarcas que são “propriedades” de uma marca-mãe e guardam semelhanças claras nos logotipos ou slogan, como a Apple faz. As estratégias de branding das submarcas costumam ter algum tipo de interação, mas carregam um certo grau de autonomia. 

Arquitetura de marca independente

Esse tipo de arquitetura de marca se caracteriza por uma série de marcas de consumo bem conhecidas, que contam com uma marca-mãe que pode ser invisível ao consumidor, sendo geralmente conhecida apenas pela comunidade de investimentos. A Unilever é um exemplo em que submarca tem sua própria imagem, estratégias de branding e ações de marketing independentes.  

Neste post, entendemos a importância da arquitetura de marca e os seus três tipos básicos. Sendo que eles variam de acordo com os nichos de atuação, focos e culturas corporativas e o posicionamento estratégico das marcas. Por isso, é necessário contar com o apoio de um profissional especializado para recomendar o melhor modelo de arquitetura para a sua marca.  

Gostou de aprender o que é arquitetura de marca e sua importância? Então, que tal entrar em contato conosco para ajudarmos a descobrir qual a melhor opção para a sua empresa?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário