É possível reverter um mau posicionamento de marca no mercado?

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

O posicionamento de marcas é uma estratégia de marketing considerada muito importante para as empresas. Afinal, uma boa imagem é capaz de influenciar a percepção dos consumidores e incentivá-los ou não a realizar uma determinada compra.

Se uma empresa tem mau posicionamento ou má reputação no mercadocorre o risco de perder clientes. Mas você sabe exatamente como isso acontece? Será possível reverter essa situação?

Descubra, agora mesmo, as respostas para essas dúvidas e garanta que o seu negócio tenha um posicionamento de marca forte no mercado! Acompanhe!

O que é posicionamento de marca?

A grande missão das empresas é fazer com que deixem de ser desconhecidas e passem a ser lembradas na mente dos consumidores. Para isso, elas precisam ter um bom posicionamento de marca.

Basicamente, trata-se do lugar que o produto de uma empresa ocupa na mente do consumidor, em comparação com os concorrentes do mesmo segmento. A marca é a imagem positiva ou negativa do produto nessa posição.

Se sua empresa se posiciona como a melhor, oferecendo produtos de qualidade e inovadores, a comunicação com o seu público-alvo deve afirmar essas vantagens, fazendo com que ela seja vista como superior no mercado.

Por exemplo: um laticínio, ao se posicionar como uma empresa que fabrica produtos especiais, que se importa com a forma como eles são feitos e com quem faz as parcerias, deve demonstrar isso por meio da criação de produtos sem conservantes. Bem como trabalhar apenas com fazendas certificadas, ter cuidados rigorosos com os animais e com o meio ambiente, além de investir em melhorias no ambiente de trabalho.

Qualquer coisa diferente disso mostra uma inconsistência entre o que a empresa deseja transmitir e o modo como ela age. Como vimos, o posicionamento de marca ocorre no âmbito do consumidor e para que ela seja positiva, a empresa deve investir na comunicação e na identidade da marca.

Quando falamos em comunicação, isso quer dizer que a empresa deve preocupar-se com o nome, a logomarca, o slogan e a apresentação visual. Já em relação à sua identidade  da marca, falamos em recursos, processos, produtos, modelos de gestão e formas de relacionamento com o público que devem projetar a imagem pretendida pela empresa.

É possível reverter um mau posicionamento de marca?

Agora que já sabemos o que é posicionamento de marca, fica mais entender o que seria o oposto disso. O mau posicionamento consiste em falhas na forma como a empresa se apresenta para os consumidores. Isso faz com que as empresas fiquem esquecidas e percam vendas.

As principais falhas no posicionamento de marca são quando os consumidores têm uma ideia vaga sobre ela. Assim, ela é vista apenas como mais uma no mercado. Outro erro é quando uma marca tem um posicionamento confuso, que acontece quando a empresa muda sua postura constantemente.

Também há empresas com posicionamentos duvidosos, em que os consumidores não acreditam nela por causa dos serviços prestados, do nível de preço ou do perfil do negócio. Estratégias de marketing incorretas podem levar a esse mau posicionamento de marca. Mas há outras fatores que também interferem na imagem de uma empresa, como a associação a escândalos.  

Afinal, é possível reverter um mau posicionamento de marca no mercado? A resposta é sim. Para isso, antes de considerar o reposicionamento de marca, você deve identificar os motivos que levaram os consumidores a ter uma imagem negativa de sua empresa.

Powered by Rock Convert

Então, vamos descobrir como melhorar o posicionamento da sua marca nos próximos tópicos!

1. Identifique os atributos desejados e defina uma proposta

Primeiramente, você deve compreender o que a marca representa hoje para os seus consumidores, colaboradores e parceiros estratégicos. A partir daí, procure por elementos que a tornem única e faça com que ela se destaque no mercado.

É essa proposta de valor que deve estar bem clara para todos. Então, o que a sua empresa oferece que a diferencia da concorrência e faz com que os clientes comprem apenas de você?

2. Invista na qualidade alinhada ao posicionamento desejado

Sempre ofereça qualidade para os seus clientes, alinhada ao posicionamento desejado. A qualidade pode ser percebida de diferentes modos, que vão desde um atendimento personalizado, matérias-primas para a confecção dos produtos, prestação de serviços dentro do prazo e acompanhamento no pós-vendas.

Como todos vivem na era digital, a empresa também tem que preocupar-se com a qualidade dos conteúdos digitais. Nesse caso, é essencial contar com uma agência de comunicação integrada e estratégica.

3. Conheça bem o seu público-alvo

Todas as ações de marketing devem ser pensadas para atender às necessidades e aos desejos dos consumidores. Mas antes, você deve ter em mente quem é o seu público-alvo e saber o que ele pensa e espera da sua empresa. Só assim você será capaz de entregar algo de valor.

Então, use a sua base atual de clientes e os dados das redes sociais para conhecer seu público. Também aplique uma pesquisa online para desenhar o perfil adequado do cliente da sua empresa.

4. Determine os meios para obter o posicionamento desejado

Como já vimos, você deve identificar o que levou a sua marca a ter um mau posicionamento. Com base nisso, você será capaz de determinar os meios para obter o posicionamento desejado.

Por exemplo, se a sua marca tem uma falha na identidade visual, deve rever a logomarca e o slogan. Já se o problema estiver relacionado com falta de credibilidade, pode investir em produção de conteúdos focados no cliente. Com isso, tornar-se autoridade no assunto.

5. Comunique as mudanças e monitore os resultados

Depois de reposicionar a sua marca, é fundamental mostrar para os consumidores que a sua empresa está sempre disposta a mudar para atendê-los bem. Caso tenha cometido algum erro, aproveite para pedir desculpas para amenizar a situação.

A última etapa do reposicionamento de marca é o monitoramento dos resultados. Ou seja, você acompanhar o que os consumidores estão falando da sua empresa. Além de avaliar se os resultados são melhores do que antes do reposicionamento.

Em um mundo globalizado, ter um diferencial é essencial para manter-se competitivo. Com um bom posicionamento de marca, a empresa ganha um significado exclusivo, destacado e positivo na mente dos consumidores.

E você, sabe qual é a imagem que os consumidores têm da sua empresa? Se ela tem um mau posicionamento de marca ou quer melhorá-lo, aproveite as nossas dicas. Se você gostou do artigo, assine a nossa newsletter e receba mais dicas importantes por e-mail!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “É possível reverter um mau posicionamento de marca no mercado?

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site