UX Design: guia completo sobre essa estratégia

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Investir em UX design é um passo relevante para a sua empresa se destacar no mercado e ter mais lucros.

Encontrar maneiras de se destacar e se diferenciar da concorrência é muito importante para o sucesso da sua empresa no longo prazo. Nesse sentido, incorporar estratégias de UX design nas campanhas do seu negócio é uma excelente ideia e pode fazer toda a diferença na hora de colher os resultados.

Porém, para que esse tipo de técnica tenha resultados, é importante adotar ações que sejam apropriadas. Elas podem ser implementadas no seu negócio por meio de um acompanhamento próximo e também com as dicas que apresentaremos ao longo deste texto.

Quer saber mais sobre como incorporar estratégias de UX design em seu negócio? Então, continue a leitura e confira este conteúdo especial que preparamos!

O que é UX Design e para que serve?

O UX Design é um conceito que se concentra em criar produtos, sistemas e serviços que ofereçam uma experiência positiva e significativa para os clientes. Ou seja, por meio dela, é possível melhorar as entregas e ter consumidores mais satisfeitos.

Além disso, esse conceito serve para entender as necessidades, expectativas e comportamentos das pessoas. Com base nesses fatores, torna-se possível projetar interações que sejam intuitivas, eficientes e agradáveis.

Vale lembrar que o UX Design vai além da estética visual de um produto. Ele envolve aspectos emocionais, cognitivos e funcionais da experiência, além de abranger uma variedade de elementos, como arquitetura da informação, fluxo de interação, design de interfaces, a acessibilidade e a usabilidade.

Como funciona?

Existem elementos básicos que fazem o UX design funcionar. Conhecer esses aspectos é crucial para implementá-lo com sucesso em seu negócio. Por isso, elencamos cada um deles, a seguir:

  •  carregamento do site — é preciso ter um site rápido para os usuários terem uma experiência agradável e queiram continuar interagindo com a sua marca;
  • Search Engine Optimization (SEO) — também é preciso pensar nas pesquisas dos usuários e no comportamento deles para oferecer uma boa jornada;
  • adaptabilidade — atualmente, existem diversos dispositivos e plataformas. Por isso, a adaptabilidade aos diferentes formatos é crucial;
  • produção de conteúdos — bons materiais servem para orientar o consumidor e melhorar sua experiência de compra, por isso, fazem parte do UX design;
  • visual — uma boa identidade de marca, com um visual atrativo, é mais um ponto que deve ser considerado para alcançar o pleno funcionamento desse conceito.

Essas são as bases para incorporar o UX design de maneira eficaz em seu negócio. Caso tenha dificuldade em algum desses fatores, buscar suporte de empresas especializadas é uma ótima alternativa.

Quais os benefícios?

O UX design proporciona uma série de impactos positivos para a sua empresa. Eles podem ir desde a satisfação dos usuários, até ao aumento das vendas. Explicamos várias das vantagens, a seguir. Continue lendo e confira!

Eleva a satisfação

Como dito, um dos pontos positivos do UX design é que ele aumenta a satisfação das pessoas que interagem com sua empresa. Por exemplo, ao ter um site rápido e com um bom visual, a jornada de compra fica mais agradável.

Da mesma forma, contar com produtos bem projetados com foco na experiência do usuário tendem a resultar em maior satisfação. Esse fato pode levar a uma fidelização mais forte e a um boca a boca positivo.

Gera facilidade de uso

Você já visitou sites que não tem campo de busca e que não contam com recursos padrão que melhoram a sua experiência? Eles não foram pensados incorporando o UX design e, por isso, dificultam o uso por parte das pessoas.

Com o conceito aplicado, você consegue melhorar a experiência no seu site por meio da simplicidade na hora da utilização. O mesmo acontece com os produtos, que são planejados para serem mais fáceis de usar, reduzindo a curva de aprendizado e permitindo que as pessoas aproveitem ao máximo.

Reduz frustrações

Tentar comprar algo em um sistema que não funciona, ou então adquirir um produto que não tem a mínima instrução de como usá-lo pode ser bem frustrante. Isso ocorre porque ficamos confusos sobre como aplicar a solução para resolver nossos problemas.

Com o UX design, é possível ter produtos com uma experiência bem pensada, o que minimizará erros e frustrações, criando interações mais suaves e eficazes para os clientes.

Aumenta as vendas

Uma experiência de usuário positiva mantém os usuários envolvidos e interessados no produto por mais tempo, o que é particularmente importante para aplicativos, sites e plataformas digitais.

Além disso, com esse maior envolvimento, as chances de aumentar suas taxas de conversão e conseguir fazer com que as pessoas tomem as ações esperadas são bem elevadas. Consequentemente, há maior faturamento e mais dinheiro para ser reinvestido.

Melhora a imagem da empresa

Construir uma boa reputação junto ao mercado consumidor é um ponto fundamental para a sustentabilidade da sua empresa no longo prazo. Por meio da implementação do UX design, isso se torna possível

Esse fato acontece porque, ao planejar bem os seus produtos e investir em maneiras de simplificar e melhorar a experiência do usuário, você transmite preocupação e desejo de realmente resolver os problemas que o mercado consumidor enfrenta. Consequentemente, sua empresa tem melhora na reputação e feedbacks melhores.

Qual a relação entre UX Design e comunicação visual?

Adotar uma boa comunicação visual na empresa passa muito pela preocupação com o UX design. Eles são usados para melhorar a experiência do cliente e também para transmitir as informações claramente e criar conexão com os consumidores.

Por exemplo, criar umaidentidade visual para empresa vai ajudar a melhorar o posicionamento da marca. Os aspectos dela devem ser incorporados no UX design, utilizando as cores do negócio, logotipo, tipografia e vários elementos visuais.

Além disso, a hierarquia de informações é trabalhada pelos dois conceitos de forma próxima, ajudando a destacar informações, gerar contraste e chamar a atenção dos clientes.

Por fim, vale mencionar a consistência visual buscada pelos conceitos, a qual visa aumentar a confiabilidade da marca e garantir que os potenciais clientes se sintam seguros ao investir nas soluções do negócio nos diferentes canais de vendas.

Como colocar a estratégia de UX Design na prática?

Agora que você já entende com uma estratégia de UX Design é importante para alavancar sua comunicação, continue a leitura e descubra quais são os principais passos para colocar essa abordagem em prática.

Faça a segmentação do público

Antes de iniciar qualquer abordagem é importante entender para quais grupos de consumidores a sua estratégia se aplica e como os produtos ou serviços oferecidos podem impactar essas pessoas.

Para tanto, vale a pena criar personas detalhadas, considerando características importantes como seus interesses, objetivos, desafios e como a empresa pode oferecer soluções adequadas. Ao projetar a experiência, considere necessidades específicas desses usuários para o design estar de acordo.

Entenda o comportamento do consumidor

Agora é hora de se aprofundar no comportamento dessa audiência para entender com clareza a maneira correta de se comunicar. Para isso, vale a pena apostar em pesquisas qualitativas e quantitativas para compreender como os usuários interagem com produtos ou serviços semelhantes.

Além disso, também é possível usar ferramentas de análise para entender padrões de comportamento dos usuários nos canais de comunicação da empresa — tais como redes sociais, sites, landing pages, e-commerce e demais dados disponíveis. Isso deve trazer diversos insights quanto às preferências, fluxos de interação e aspectos visuais que causam mais impacto.

Invista em produção de conteúdo

Criar conteúdos que sejam valiosos para os usuários é importante para aumentar a autoridade da marca e ser útil para a audiência. Vale a pena considerar diversos tipos de conteúdos, tais como imagens, vídeos, infográficos, e-books e demais recursos que podem interessar sua audiência.

Outro cuidado importante se refere a organização clara desses materiais para serem encontrados de maneira simples e intuitiva. Para isso, separe um espaço em suas redes sociais ou sites para disponibilizar materiais ricos e que geram consciência no público.

Capriche no visual design

Ter bons elementos de design é essencial na hora de alcançar o sucesso do UX na empresa. Por exemplo, é preciso criar uma logo que faça sentido com a atividade principal exercida. Além disso, ter uma boa paleta de cores é mais um passo crucial para ter um visual atrativo e garantir uma boa experiência aos usuários.

O Visual Design também está relacionado com a usabilidade, garantindo que os elementos visuais sejam projetados de forma a facilitar a interação dos usuários. Isso inclui a criação de botões intuitivos, menus claros e indicadores visuais de feedback.

Acompanhe indicadores

Adotar melhorias de forma contínua na empresa é mais um passo para otimizar a experiência do usuário e garantir a implementação de UX design com sucesso. Por isso, é necessário acompanhar dados e indicadores relacionados à jornada do consumidor.

Você pode rodar pesquisas de satisfação, como o NPS, além de solicitar feedbacks de maneira direta. Esse cuidado vai ajudar a identificar pontos que podem ser ajustados no meio do caminho a fim de assegurar uma experiência incrível.

Faça testes

Caso acredite que é possível melhorar a experiência do usuário por meio de adaptações, a partir dos feedbacks coletados, é válido investir em testes e voltar a monitorar as métricas principais relacionadas à jornada de compra e satisfação dos consumidores.

Caso a mudança gere impactos positivos, ela deve ser mantida, mas, se os ajustes diminuem a satisfação, é hora de adaptar. Para isso, contar com profissionais com conhecimento de mercado pode ser uma excelente alternativa.

Quais erros evitar?

Implementar uma estratégia de user experience (UX) design em prática é essencial com a intenção de garantir que um produto ou serviço seja bem recebido pelos usuários e atinja seus objetivos financeiros. No entanto, existem alguns erros comuns que sua equipe pode cometer ao implementar a estratégia de UX, assim como consequências negativas de não se preocupar com tais questões.

Falta de pesquisa de usuário

Não implementar pesquisas adequadas sobre as necessidades, comportamentos e preferências da audiência pode levar a decisões de design baseadas em hipóteses não testadas.

Isso pode proporcionar produtos ou serviços que estão desalinhados das demandas ou expectativas da audiência. No longo prazo, isso pode trazer prejuízos, tendo em vista os esforços ineficientes no intuito de atender ao público.

Dispensar testes de usabilidade

Outro aspecto comumente ignorado se refere aos testes de usabilidade com usuários reais ao longo do processo de design. Isso pode levar a problemas que apenas são identificados após a promoção de sua campanha para o público.

Isso pode pressionar seu time quanto ao retrabalho e a necessidade de medidas corretivas de última hora. Tal situação pode gerar descontentamento entre os usuários, além de pressionar a equipe de marketing a fim de encontrar uma solução imediata.

Complexidade excessiva

Investir em um visual complexo, com páginas e conteúdos sobrecarregados, por exemplo, pode confundir os usuários e dificultar toda a sua experiência na hora de consumir produtos ou demais soluções oferecidas.

A simplicidade e clareza são indispensáveis para uma excelente interação com os usuários, proporcionando ainda mais segurança diante da audiência. Isso significa criar um ambiente simples, integrado e capaz de esclarecer todas as dúvidas da audiência.

Responsividade

A responsividade se refere a capacidade de adaptação dos seus materiais para diferentes tamanhos de telas e dispositivos, sempre prejudicando a qualidade das interações com as pessoas que estão consumindo esse conteúdos.

Esse tipo de cuidado também é importante com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários por meio de dispositivos móveis. Como os consumidores estão cada vez mais impacientes, é indispensável contar com páginas e conteúdos com boa capacidade de carregamento, além de preservar características importantes para o usuário.

Adotar cuidados com sua estratégia de UX Design permite que você otimize a comunicação da sua empresa com a audiência. Além de potencializar os resultados em termos de vendas, adotar tais cuidados é essencial a fim de criar uma experiência de consumo única e personalizada para a audiência.

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