Como melhorar o relacionamento com o cliente? 5 atitudes que ajudam

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O relacionamento com o cliente é um dos fundamentos buscados pelas empresas que querem se destacar da concorrência e entregar uma experiência de qualidade aos seus consumidores. Atualmente, em todo segmento de mercado e para marcas que operam tanto no ambiente físico quanto no online, trabalhar com foco no público-alvo é indispensável para garantir crescimento.

Concentrar esforços nos compradores não significa somente oferecer produtos e serviços de boa qualidade ou preços competitivos. É necessário construir, fortificar e manter uma relação genuína com seu nicho.

Pensando nisso, reunimos as melhores práticas para você potencializar o vínculo comercial da sua empresa. Confira!

A importância de otimizar o relacionamento com o público consumidor

O segredo para o sucesso do negócio está em formar relações e concretizar a fidelização dos consumidores. A seguir, veja os principais motivos que comprovam a importância de criar vínculo comercial com o público consumidor.

Proximidade com os clientes

Relacionamento com os consumidores gera proximidade. Ao garantir essa abertura, é possível idealizar soluções eficientes por conhecer melhor seus clientes, entregando exatamente o que eles esperam. Dentro desse cenário, você conta com referências valiosas para segmentar e se comunicar com os públicos que estão verdadeiramente alinhados com a sua empresa.

Otimização do funil de vendas

O funil de vendas (ou pipeline) é um formato comercial que envolve três etapas da jornada do cliente: atração (topo), consideração (meio) e decisão (fundo). Ele mostra desde o primeiro contato de um possível consumidor com a sua marca até o momento em que ele fecha negócio com você.

Por meio de boas práticas de relacionamento durante a jornada comercial, é possível saber quem são seus potenciais compradores. Essa estratégia entrega recursos valiosos, que ajudam a compreender o momento de compra dessas pessoas.

Maior fidelização

Fidelizar clientes sai mais barato do que ir atrás de novos consumidores. Ao investir em uma estratégia de relacionamento, o objetivo precisa estar em incentivar a lealdade dos compradores, a fim de solidificar vínculos emocionais com a empresa. Isso é fundamental para reter clientes, fazendo-os ficar mais tempo com a sua marca, realizando novas compras e indicações.

Maior faturamento

Um dos maiores destaques das companhias que se aproximam dos clientes é o aumento nas vendas. Afinal, quando é estabelecida uma relação de confiança com eles, a probabilidade de escolherem sua empresa como primeira opção de compra cresce significativamente.

Posicionamento no mercado

Quando a instituição atua para se relacionar de maneira personalizada, ela desperta satisfação e confiança — características essenciais para potencializar o posicionamento da empresa no mercado.

Mesmo que venda itens ou realize serviços semelhantes aos da concorrência, uma marca que se destaca por meio de boas práticas de relacionamento tem grandes chances de cativar e conquistar as pessoas.

5 práticas para melhorar o relacionamento com o cliente

Sem mais delongas, vamos às melhoras abordagens para fortalecer o vínculo com os consumidores.

1. Conheça e entenda o comportamento dos clientes

O primeiro passo para construir um bom relacionamento comercial é conhecer seu público-alvo. Para isso, realize pesquisas para levantar informações gerais e específicas sobre um grupo de compradores a fim de compreender seu comportamento.

Depois, filtre todas as referências coletadas para criar personas que representem seus clientes. Ao conduzir a elaboração da sua abordagem para essas personas, suas estratégias de vínculo comercial se tornarão mais personalizadas.

2. Seja pontual e atenda com agilidade

O consumidor atual deseja respostas rápidas e completas quando fala com uma empresa — por isso a agilidade no suporte é tão essencial. Logo, seus atendentes devem estar preparados para atender na hora e nos canais certos.

Nesse sentido, os chats online se destacam pela preferência e praticidade devido à possibilidade de automatizar ocorrências mais simples (segunda via de boleto, número de rastreio, status de pagamento etc.) e administrar diversos diálogos simultaneamente.

Contudo, a rapidez de seu time deve marcar presença em todos os canais disponibilizados, incluindo desde os atendimentos presenciais até as respostas para mensagens em redes sociais.

3. Agregue valor para seu cliente

Encante seu público sempre que for possível. O segredo está em manter um padrão alto de suporte. Para isso, estabeleça uma comunicação horizontalizada e constante entre gestores, equipes e clientes a fim de avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Considere atentamente os pontos reclamados pelo consumidor, pois o que não fala nada pode estar insatisfeito e nunca mais retornar. Esforce-se para solucionar os problemas do seu público de forma integral.

Dessa forma, é possível idealizar abordagens valiosas e demonstrar empatia. Isso mostra que seu empreendimento está focado em compreender e prever os desejos de seu público. Aqui, a recomendação está em pensar em toda a jornada comercial da empresa: desde o primeiro contato, passando pelas atividades internas, até a venda e o pós-venda.

Muitas companhias perdem compradores por falta de suporte e atenção às dores dessas pessoas. Agregar valor é entregar muito mais do que seu nicho espera, sem que ele precise pedir e/ou reclamar.

4. Invista em marketing

Conteúdos que são constantemente propagados na web não geram tanto impacto, exceto quando o seu cliente apresenta interesses específicos. Nesse sentido, o marketing é um grande aliado para fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Materiais exclusivos e segmentados para cada perfil de cliente são indispensáveis para gerar vínculo comercial. A recomendação é elaborar o calendário editorial e os formatos de conteúdo, além de definir a periodicidade das postagens, o tom de voz e outros elementos que achar necessários.

A sensação de encontrar materiais (posts, textos, vídeos, podcasts etc.) que são ideais para solucionar determinada demanda deve ser estimulada no seu público-alvo. Tais abordagens despertam uma identificação e um sentimento de proximidade com a marca.

5. Utilize uma ferramenta de apoio

O uso de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) se tornou essencial para monitorar o vínculo comercial. Ao investir em uma ferramenta dessa natureza, é possível acompanhar:

  • interações nos canais de contato;
  • visitas no site e redes sociais da empresa;
  • histórico de vendas;
  • resultados das abordagens realizadas;
  • preferências.

Essa aplicação é essencial para coletar dados valiosos a fim de definir os horários ideais para fazer contato (envio de e-mails ou mensagens via WhatsApp, por exemplo) e otimizar a jornada comercial do cliente.

As consequências de não criar conexões com os consumidores

Ao negligenciar o estabelecimento de vínculos com os clientes, a empresa pode lidar com as seguintes consequências:

  • perda da lucratividade;
  • comprometimento da imagem;
  • perda do poder competitivo;
  • baixo engajamento e rendimento da equipe;
  • aumento dos gastos relacionados à captação de novos compradores.

E então, o que achou das nossas dicas para melhorar o relacionamento com o cliente? Ao colocá-las em prática, você certamente aumentará seus resultados comerciais. Nesse sentido, a Agência 2dcb pode ser sua grande aliada, pois oferecemos um catálogo variado de soluções de comunicação e design no formato impresso e digital.

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