Veja como é possível criar campanhas eficazes usando os dois modelos de estratégia!
O marketing está cada vez mais multifacetado. Com a tecnologia e a capacitação técnica cada vez maior dos profissionais do setor, as empresas têm encontrado maneiras inovadoras de promover os seus produtos. Isso ficou ainda mais fácil com a popularização da internet.
Porém, nem tudo precisa estar focado no universo online. Neste post, falaremos de estratégias de marketing para empresas que envolvem, também, ações realizadas off-line. Ainda ensinaremos como conciliar on e off para desenvolver campanhas cada vez mais precisas. Boa leitura!
Qual é a diferença entre o marketing off e on-line?
Com a transformação digital causada pela internet, que hoje é acessível para a maior parte dos brasileiros, muitas atividades acabaram se integrando ao mundo virtual. Assim, ler as notícias, fazer compras, conversar os amigos, todas essas atividades são feitas no mundo digital. Com o comércio e o marketing não foi diferente.
Essa conexão com universo cibernético abriu um mundo de possibilidades para o marketing. Nesse sentido, ficou cada vez mais comum falar dos mundos off e on-line como uma maneira de diferenciar as estratégias que podem ser conduzidas pelos profissionais que fazem as campanhas.
O marketing on-line é representado pelas redes sociais, blog posts, vídeos postados na internet e anúncios pagos em sites de busca e portais de notícias. Como a maioria dos brasileiros está sempre navegando no mundo virtual por meio de dispositivos móveis e computadores, as empresas não podem mais negligenciar essa possibilidade de interação.
Ainda assim, o marketing realizado de forma off-line não acabou — muito pelo contrário. Nem todas as pessoas utilizam, exclusivamente, os recursos digitais. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como a faixa etária dos usuários, preferência pessoal e até o contexto econômico no qual são inseridos.
As revistas e os jornais não morreram, por exemplo, mesmo que os grandes veículos contem com versões digitais. As mídias impressas e outdoors ainda estão bastante presentes e são capazes de chamar a atenção de consumidores em potencial.
Pessoas que saem de casa para trabalhar ou para passear podem se impressionar com um anúncio bem-humorado em um outdoor, por exemplo. Ou até mesmo se interessarem por uma empresa após folhear uma revista ou assistir a um programa na TV.
Portanto, podemos concluir que o marketing on-line é aquele cujas ações se concentram na internet. Já a versão off-line pode ser representada por anúncios na televisão, nas rádios, nos jornais, revistas e em outdoors. Felizmente, como veremos no tópico a seguir, é perfeitamente possível conciliar as duas estratégias.
Como conciliar ambos?
Para conseguir alinhar as suas estratégias on-line e off-line, é essencial seguir algumas etapas. A primeira delas é entender que não existe trabalho bem-feito que seja feito sem planejamento estratégico. Por isso, não deixe de pensar com cuidado nas melhores formas de promover o seu negócio.
Para que isso seja feito, você deve conhecer o seu público. Caso a sua loja atenda a um perfil específico de clientes (por exemplo, agricultores e produtores rurais), busque conhecer os hábitos dessas pessoas para direcionar adequadamente as suas ações de marketing.
Elabore questionários e ofereça descontos para quem os responder integralmente, por exemplo. Uma boa ideia é enviar as perguntas para clientes fidelizados, pois aí você entenderá melhor os motivos pelos quais aquelas pessoas priorizam a sua loja em meio a tantas outras opções.
De posse dessas informações, será mais fácil replicar essas ações para conquistar novos consumidores. Outra etapa que não deve ser negligenciada é direcionar estratégias para um público que consome mídias tanto on-line como off-line.
Assim, busque diversificar as suas campanhas, adaptando as ações para veículos off-line (como jornais e revistas) e on-line, como as redes sociais. Fazendo isso, você evita aborrecer as pessoas ao promover sempre as mesmas propostas.
Por fim, evite mensagens discrepantes nas suas estratégias on e off. Reúna a equipe para garantir que há uma total sinergia entre o trabalho direcionado para os dois universos.
Quais estratégias de marketing para empresas podem ser utilizadas?
Agora, mostraremos as principais maneiras de conciliar o marketing online com o mundo off-line e falar de técnicas para incrementar as suas ações e campanhas.
Balancear os conteúdos on e off-line
A primeira dica tem tudo a ver com o título deste artigo. Afinal, como já vimos, o marketing off-line ainda está bastante presente no mundo. O objetivo, aqui, é conseguir o equilíbrio perfeito entre as duas abordagens. A sua empresa pode até se dar muito bem explorando apenas o ambiente digital, mas não deixe de investigar as possibilidades do mundo off-line.
Afinal, com o volume de informações que a internet fornece, as pessoas podem nem mesmo descobrir a sua empresa. Daí vem a necessidade de apostar em marketing de conteúdo, por exemplo, e em outras plataformas. Muitas rádios ainda contam com um grande público e anúncios veiculados ali podem render bons resultados — também contam com preços mais generosos em relação às maiores emissoras de TV.
Inbound marketing
O Inbound marketing é um conjunto de estratégias baseadas na criação e compartilhamento de conteúdo direcionado a um público-alvo específico. O intuito é conquistar a permissão para se comunicar de forma direta com consumidores e leads — e desenvolver uma ligação duradoura.
Nesse sentido, podemos dizer que o Inbound Marketing possibilita que os clientes venham até a sua empresa após serem fisgados por uma mensagem atraente. A partir daí, será mais fácil apresentar os seus produtos, fazer as pessoas entenderem como as soluções do seu negócio podem ajudá-la e transformar os compradores em clientes efetivos e até mesmo promotores da marca.
A própria tradução do termo sinaliza esse intuito: em português, marketing de atração. Essa tendência chegou para ficar e os profissionais do setor não devem negligenciar essa estratégia, uma vez que ela tem tudo a ver com o marketing digital.
Marketing de relacionamento
Outra estratégia de marketing bastante efetiva é o marketing de relacionamento, que visa criar ações totalmente direcionadas para a fidelização do cliente. A principal missão é manter os consumidores satisfeitos, torná-los promotores e garantir que a empresa supra suas necessidades.
A lógica por trás do marketing de relacionamento é simples de entender: o custo de aquisição de um cliente (CAC), termo que designa as iniciativas adotadas para levar novas pessoas a comprar seus produtos, é bem maior do que o gasto necessário para manter consumidores que já interagiram com a sua marca.
Nesse sentido, o marketing de relacionamento aposta na interação próxima com clientes já fidelizados. O interessante é que ele leva à diminuição da taxa de churn — o índice de pessoas que deixam de comprar produtos de uma determinada empresa.
Com essa métrica bem controlada, a sua empresa mantém os clientes satisfeitos, o que faz com que eles não tenham motivos para deixar de interagir com o seu negócio. Consequentemente, pessoas que gostam dos seus produtos serão mais propensas a indicá-los para novos consumidores.
Parcerias
Para fortalecer as suas estratégias, feche algumas parcerias! Nem precisa ser com concorrentes do mesmo segmento: você pode criar maneiras de promover um fornecedor da sua empresa. Um exemplo: fazer um post no Instagram da companhia sobre um parceiro, principalmente em uma data importante para aquela organização.
Do mesmo modo, essa empresa pode retribuir o favor. O mais legal desse tipo de parceria é que ambas as organizações têm os próprios produtos apresentados a um novo público, a uma ampla gama de pessoas que talvez não conheçam o negócio apresentado de outro modo.
Indicações
Existe uma modalidade conhecida como marketing de indicação. Nessa estratégia, a empresa utiliza os próprios clientes para promover a marca. Em recompensa, eles são premiados com algum presente interessante.
Você já deve ter recebido uma promoção do tipo “indique esse negócio para um amigo e ganhe uma assinatura do Spotify”, certo? Esse é um belo exemplo de uso de marketing de indicação. Que tal premiar os melhores promotores com um plano do Netflix por seis meses, por exemplo?
Produção de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante é uma estratégia que ajuda a empresa tanto no online quanto no off-line. Afinal, é possível escrever textos para blogs, seja o da própria companhia, seja de terceiros, e apostar em material relevante em jornais e revistas.
O principal objetivo da produção de conteúdo é elevar a credibilidade da marca e a tornar uma referência em seu setor. As principais maneiras de divulgação, nessa estratégia, são textos em blogs, vídeos e posts nas redes sociais.
É preciso tomar cuidado para não transformar essa produção em mera propaganda dos produtos e serviços ofertados pelo negócio. O intuito aqui é mesclar informações relevantes com a apresentação do seu portfólio. Para isso, não basta apenas receitar as características dos seus produtos, como se fosse uma bula, mas abordar assuntos que sejam pertinentes ao seu setor.
O importante é levar dados relevantes, que eduquem os consumidores. Isso é essencial, inclusive, para atrair um público mais qualificado para a empresa e elevar as chances de conversão dos leads. Quanto mais bem informados os clientes estiverem, menor será o tempo gasto por eles para tomar uma decisão e concretizar compras.
Quais são os erros que devem ser evitados?
Por fim, falaremos de tudo o que deve ser evitado na elaboração das suas estratégias de marketing.
Não focar nos interesses do cliente e não buscar entender o público-alvo
Um dos maiores erros dentro do mundo do marketing é não conhecer a sua persona. Assim, o público-alvo da empresa precisa estar devidamente delimitado, com o máximo de informações para garantir o sucesso das campanhas.
Para facilitar esse trabalho, algumas perguntas podem ser feitas. Qual é a faixa etária que a sua empresa prioriza? Qual o gênero dessas pessoas? O que elas gostam de fazer no tempo livre? Quais são as suas prioridades e as suas necessidades?
Quanto melhor você conhecer a sua persona, mais bem direcionadas serão as suas ações — e, consequentemente, as chances de que as suas ações deem certo e convertam leads. Afinal, caso você não conheça o seu público-alvo, todas as suas campanhas serão baseadas em puro achismo.
Monitore o comportamento das pessoas que interagem com a sua marca nas suas redes sociais, incentive o envio de sugestões e converse com elas por meio dessas redes. Peça feedbacks, principalmente para os clientes já fidelizados e para aqueles que compraram apenas uma vez e nunca mais voltaram.
Desse modo, você terá uma resposta mais ampla, uma vez que abordará os promotores da sua marca e aqueles que abandonaram a sua empresa por algum motivo. Que motivo foi esse e como o seu negócio pode melhorar para atender?
Não planejar as ações que serão realizadas
Não basta apenas entender as diferenças entre os mundos on e off. O planejamento estratégico é essencial desde o início. Por isso, antes mesmo de sair bombardeando mensagens nas redes sociais e nos blogs, é preciso entender o que a empresa quer com cada uma dessas estratégias.
Além disso, será preciso pensar na frequência das ações e do tipo de conteúdo para cada plataforma. O planejamento estratégico deve ser feito no início, mas ele é contínuo. Desse modo, ele é feito e refeito constantemente, de acordo com os resultados obtidos.
Nesse sentido, sempre atualize as suas estratégias e procure se antecipar a diferentes cenários. Desse modo, as ações não serão feitas de última hora e sem um foco claro. Quando falamos dos mundos on e off, esse planejamento é ainda mais importante. Afinal, será preciso balancear as estratégias e direcioná-las de acordo com o público-alvo.
Não analisar os resultados obtidos
Um dos principais erros em uma estratégia de marketing é se basear em puro achismo e intuição. Ainda mais nos dias de hoje, quando podemos contar com inúmeras métricas para mensurar resultados de forma precisa.
Com elas, será mais fácil acompanhar as ações desenvolvidas em um ambiente on-line, por meio do monitoramento de redes sociais, blogs e e-mails. Algumas dessas métricas são:
- o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI);
- mensuração das taxas de conversão e de rejeição (churn);
- o custo de aquisição de clientes (CAC).
Falar apenas dos produtos sem oferecer conteúdo relevante para o público
Você se lembra da dica mencionada no tópico anterior sobre produzir conteúdo relevante para consumidores e leads? Essa estratégia é excelente para evitar ações de marketing pouco inovadoras, que apenas apresentem as características dos produtos sem indicar como eles podem, efetivamente, solucionar os problemas da persona.
Assim, apostar na produção de conteúdo que apresente soluções para dores típicas do seu público-alvo é uma excelente maneira de combater esse erro, que é focar apenas na autopromoção. Oferecer respostas por meio de um blog, por exemplo, demonstra que a sua empresa é uma referência no setor e domina diversos assuntos relacionados àquela área.
Não entender quais as melhores formas e plataformas para posicionar a marca
Com a evolução das estratégias de marketing, diversas novas plataformas surgiram para que os profissionais direcionem suas ações. Assim, é possível focar em uma rede social específica, no mundo off-line ou mesclar estratégias para chegar até às pessoas.
Cada uma dessas plataformas têm as suas características próprias e contemplam diferentes públicos. É preciso pensar especificamente em cada uma delas e, somente após esse exercício, desenvolver conteúdo voltado para elas.
Falamos da necessidade de desenvolver a sua persona e traçar estratégias de acordo com os resultados obtidos. Caso essa etapa tenha sido cumprida, é bem provável que a sua empresa tenha mapeado as plataformas que essas pessoas preferem.
Uma empresa que desenvolve produtos para pessoas em uma faixa etária mais elevada, por exemplo, pode obter melhores resultados ao focar em anúncios de TV e no Facebook. Já um negócio que prioriza os jovens deve acompanhar as plataformas preferidas deles — como o Instagram.
Isso significa que, para se destacar, a empresa precisa diversificar sua exposição e enveredar por vários caminhos, de forma a atingir o público onde ele estiver. O segredo é entender o que cada canal tem a oferecer e planejar cuidadosamente os seus conteúdos em função dos objetivos das campanhas!
Como pudemos ver no artigo, há uma infinidade de boas estratégias de marketing para empresas. Independentemente do setor no qual você esteja inserido, é possível conciliar os mundos on-line e off-line para atingir o maior número possível de pessoas e transformá-los em clientes fidelizados.
E aí, curtiu o artigo e quer receber outros conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo!