Você conhece o termo DNA da marca? Se a resposta for não, não se preocupe! Conheça tudo sobre este conceito aqui!
Já ouviu falar no termo DNA da marca? Pois bem, diferentemente do que muitas pessoas pensam, as empresas não são compostas somente pela imagem que projetam no mercado, mas também pela percepção do público e, é claro, pelo valor que o consumidor agrega ao produto ou serviço. Isto é, o conjunto de características que compõem um negócio.
Dado o contexto, o DNA da marca é crucial para que ela se posicione diante da concorrência e transmita uma imagem imponente ao consumidor. Para isso, ela precisa ser identificada de maneira estratégica. Preparamos este conteúdo para que você entenda mais sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!
Neste conteúdo você encontrará:
1. O que é DNA da marca?
2. Qual a importância do DNA da marca?
3. Como identificar o DNA da marca?
3.1. Analise o histórico e valores da empresa
3.2. Considere os produtos/serviços desenvolvidos
3.3 Identifique a voz da marca
4. Como o apoio de uma empresa especializada pode ajudar na identificação do DNA da marca?
5. Considerações finais
O que é DNA da marca?
Como você já deve saber, na biologia o DNA contém todas as informações genéticas que coordenam o funcionamento e desenvolvimento dos seres vivos, sendo responsável pela transmissão de suas hereditariedades.
No universo corporativo não é muito diferente. Quando se fala em DNA da marca, estamos nos referindo à essência do empreendimento, isto é, todos os aspectos que compõem o negócio, como as estratégias de marketing, formato da linguagem de comunicação e até mesmo a imagem que a empresa projeta no mercado.
Qual a importância do DNA da marca?
O DNA da marca vai muito além das táticas utilizadas para promover a empresa. A realidade é que ele pode ser considerado um conceito capaz de criar tendências de consumo e ditar as regras do mercado.
Para que você tenha uma ideia da importância do DNA da marca, pense no que leva os consumidores a escolherem o produto da empresa X em vez da empresa Y. Não é apenas a qualidade que é levada em consideração, embora esse seja um aspecto fundamental.
No caso de grandes corporações, como a Apple ou a Ferrari, as pessoas pagam muito mais do que o produto vale porque estão comprando status, ou seja, tudo o que a marca representa diante do mercado. O mesmo se aplica à Nestlé, Channel, Coca-Cola e tantas outras gigantes que, hoje, já não precisam mais se esforçar para atrair a atenção de milhares de consumidores por todo o planeta.
Tudo isso se deve ao DNA da marca. Uma organização que conhece o seu próprio DNA tem o que é preciso para entregar produtos ou serviços que agreguem valor aos seus clientes. Se as pessoas se identificam com o que a marca representa, não tenha dúvida de que vão promovê-la, fortalecendo a sua posição em meio à concorrência.
Como identificar o DNA da marca?
Agora que você já sabe o que é DNA da marca, descubra quais são os três principais pilares para identificá-lo em seu negócio.
Analise o histórico e valores da empresa
Toda empresa tem uma trajetória, e isso é um dos aspectos cruciais para o desenvolvimento do DNA de uma marca. Na era da transformação digital, com o apoio das redes sociais, o público se interessa em saber o que há por trás da criação da empresa ou como os produtos são feitos, assim como os desafios e curiosidades que ocorrem ao longo do percurso.
Saber utilizar o histórico da organização em benefício dos negócios é uma das táticas mais valiosas dos tempos em que vivemos. Onde alguns veem fragilidade, é possível obter oportunidade, e é exatamente nesse sentido que o DNA da marca pode ser usado para promover a empresa e destacá-la.
Considere os produtos/serviços desenvolvidos
Toda marca tem os seus pontos fortes e características particulares que a destacam dos concorrentes, ou seja, os diferenciais competitivos. Esses diferenciais são capazes de fazer com que determinado grupo de consumidores crie identificação com a empresa e prefira consumir os seus produtos no lugar daqueles que são ofertados pela concorrência.
Descobrir quais são os pontos altos de seus produtos ou serviços é um dos passos mais importantes para se descobrir o DNA da marca. Para isso, coloque-se no lugar do público-alvo, entenda as suas dores, desejos e necessidades, e descubra o que, de fato, pode solucionar os seus problemas.
Identifique a voz da marca
Toda marca tem a sua própria linguagem e os clientes sabem disso. Seja na forma de promover os seus produtos, seja na maneira como as ações são divulgadas, o fato é que reconhecer a sua identidade no mercado é, basicamente, o principal caminho para identificar o DNA.
Ao fazer isso, será muito mais fácil criar campanhas e estratégias de marketing segmentadas para um público específico: o seu público. A partir dessa análise, você terá como levantar dados valiosos.
Como o apoio de uma empresa especializada pode ajudar na identificação do DNA da marca?
É importante destacar que a identificação do DNA da marca exige estudos mercadológicos e análises comportamentais de consumo. Felizmente, hoje podemos contar com o auxílio de empresas especializadas em gestão de imagem, que é um aspecto crucial para posicionar o negócio em seu nicho de atuação.
Esse tipo de empresa ajuda a estabelecer estratégias de comunicação modernas e alinhadas às expectativas do público em relação a esse DNA, permitindo interações muito mais promissoras e, é claro, resultados mais consistentes. Criar uma conexão com o público, inclusive, é um dos pontos mais importantes para que o empreendimento obtenha sucesso em seu meio.
Portanto, é necessário não apenas identificar o DNA da marca, mas também saber como utilizar esse conceito em benefício de todas as estratégias de marketing, criando ações que favoreçam uma relação muito mais duradoura com os clientes. E, nesse contexto, o auxílio de profissionais experientes pode fazer toda a diferença.
Considerações finais sobre o conceito
Como você pôde contemplar neste conteúdo, o DNA da marca é um conceito bastante abrangente, sendo indispensável para a consolidação do negócio no nicho do mercado em que ele atua. Além de melhorar o posicionamento da empresa, esse DNA também ajuda o consumidor a ter uma percepção mais positiva a respeito de seu produto ou serviço.
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