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Passo a Passo: Aprenda Como Criar uma Campanha Promocional Incrível

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Campanha Promocional: Passo a Passo para você aprender a criar uma incrível para o seu negócio

Se você pretende criar uma campanha de marketing para promover sua marca, mas não sabe por onde começar, podemos afirmar que o primeiro passo é o planejamento. É nele em que são são definidos aspectos cruciais e que servirão como base para todo o processo decisivo, como o público-alvo, o objetivo principal e as KPIs, por exemplo.

Pensando nisso, criamos este post com o que você precisa saber para criar uma campanha promocional de sucesso. ]

Quer conhecer o assunto mais profundamente?
Então continue a leitura para conferir!

Por que é importante criar uma campanha promocional?

Para uma empresa que acabou de iniciar as atividades em um determinado nicho do mercado, é comum que as demandas sejam limitadas. Se os gestores pretendem aumentar as vendas e, consequentemente, a expansão dos negócios, devem pensar em ações para que a marca esteja presente no cotidiano do público-alvo, mostrando que está pronta para atender às suas necessidades.

Como criar uma campanha promocional

Para criar uma campanha de marketing bem-sucedida, é preciso entender como funciona o processo de comunicação com o público do negócio, quais gatilhos causam motivações de compra nos consumidores e quais os melhores canais para alcançar as pessoas. Acompanhe agora as principais medidas para elaborar uma campanha promocional.

grupo de pessoas se reunindo em um escritório, discutindo sobre campanha promocional
grupo de pessoas se reunindo em um escritório, discutindo sobre campanha promocional

Faça um diagnóstico da situação atual

Antes de colocar a “mão na massa”, é fundamental iniciar uma análise sobre a situação real da empresa no momento. Em outras palavras, é preciso elaborar um diagnóstico que abranja não apenas a organização, mas também o mercado em que ela atua.

É recomendado levantar questões-chave que proporcionem um panorama mais amplo sobre o negócio, levando em consideração fatores internos e externos. Por exemplo, você pode levantar informações sobre:

  • faturamento;
  • lucro;
  • volume de vendas;
  • market share;
  • desempenho dos funcionários;
  • fluxos de trabalho;
  • satisfação dos clientes;
  •  posicionamento da marca e dos concorrentes.

Algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo são as pesquisas de mercado e a tradicional análise SWOT.

Defina o objetivo principal

Na hora de criar uma campanha publicitária, é preciso ter em mente qual é a finalidade principal. Por exemplo:

  • ampliação de um público-alvo;
  • expansão para novos mercados;
  • lançamento de um novo produto ou serviço;
  • reposicionamento de marca;
  • reforço de imagem institucional.

O objetivo servirá para nortear as métricas da campanha (KPIs). Falaremos mais sobre isso adiante.

Estabeleça o público-alvo

O público-alvo representa o perfil, tom de linguagem, necessidades e características a serem consideradas na hora de criar uma campanha. Definir a quem o conteúdo será direcionado é um dos pontos mais importantes de todo o processo.

É preciso saber quem são seus clientes em potencial nos mínimos detalhes, como idade, profissão, mercado em que atua, hobbies, dores, ambições, e tantos outros aspectos que compõem o perfil comportamental.

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Defina os indicadores

Uma boa campanha publicitária, seja para um produto, serviço ou marca, deve ter ferramentas para mensurar o desempenho de cada ação realizada. Afinal, sem analisar os resultados, é impossível saber se você está indo em direção aos objetivos ou se distanciando deles.

Portanto, vale lembrar que as metas devem ser alcançáveis, relevantes, mensuráveis e com prazos definidos. Por exemplo, aumentar em 10% as vendas de um determinado produto nos próximos seis meses.

Elabore um cronograma

Para ter certeza de que tudo ocorra de acordo com o planejamento, é crucial estabelecer um cronograma para que cada membro da equipe envolvida esteja ciente de suas funções, responsabilidades e, principalmente, quando cada ação deve ser realizada.

Além disso, no cronograma, devem constar datas para reuniões — que servirão para acertar os detalhes, atualizar informações e outros pontos importantes. Ainda que você invista em planejamento, imprevistos sempre podem acontecer, não é verdade? Por isso é importante ter sempre uma “carta na manga”.

Crie um conceito

Com público, KPIs e cronograma de atividades bem definido, é a hora das equipes de criação e planejamento definirem qual será o conceito da campanha promocional. Para isso, deve-se criar uma versão genérica de uma primeira peça. Isto é, um exemplo de anúncio ou storyboard que será testado ou, ainda, uma apresentação/animação que resume o conceito.

O próximo passo consiste em testar esse conceito por meio de uma pesquisa, com a finalidade de garantir que os detalhes sejam adequados aos objetivos almejados com a campanha.

Escolha os melhores fornecedores

Por fim, mas não relevante, é o momento de escolher quem se responsabilizará pela gestão dos resultados, análise do comportamento dos usuários em relação às peças divulgadas, atualizações, desenvolvimento e todos os processos que uma campanha necessita para existir.

Estamos falando sobre a equipe de profissionais responsáveis pela comunicação de sua marca com o mercado. É fundamental contar com uma agência especializada em branding, design e tom de linguagem para se comunicar com o público de seu negócio. Isso garante que suas ações sejam bem-sucedidas.

Importância de contar com um serviço especializado

Agora que você já sabe quais são as principais ações que envolvem a criação de uma campanha promocional, precisamos falar sobre o papel de uma agência de comunicação nesse processo. Ao colocar profissionais experientes à frente do planejamento e das variadas etapas que envolvem o escopo de uma campanha de marketing com alto potencial de alcance, você tem a certeza de que os resultados esperados serão atingidos. Por isso a 2 Design e Comunicação é uma boa opção.

Além disso, quando há uma equipe especializada trabalhando em suas ações promocionais, seu time interno pode focar no core business do negócio e em outras atividades mais importantes, como o atendimento ao cliente e as vendas. Ou seja, muito mais produtividade e lucratividade.

Como você pôde contemplar neste artigo, criar uma campanha de marketing é uma tarefa que exige bastante planejamento e conhecimento a respeito do mercado.

É preciso saber como o consumidor se comporta, definir KPIs para mensurar os resultados das ações e estabelecer em quais canais as campanhas serão divulgadas para que alcancem um número maior de clientes potenciais.

Quer entender melhor como uma agência de comunicação com anos de experiência no mercado pode ajudar seu negócio?

Então entre em contato com a gente para saber como podemos alavancar suas campanhas promocionais!

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