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3 tipos de gatilhos mentais para aplicar em sua estratégia de marketing

5 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Conheça o conceito de gatilhos mentais e entenda como eles se aplicam ao marketing

Nosso dia a dia cada vez mais corrido exige o malabarismo de diversas demandas. Do momento que acordamos até deitar na cama para dormir tem dias que parecem durar semanas.

Nessa correria, temos de tomar decisões relacionadas a uma infinidade de situações, desde o que comer no almoço, qual camisa vestir para sair, até decisões profissionais.

Muitas dessas escolhas são feitas conscientemente e de forma bem pensada, mas também existem as que são tomadas no “piloto automático”.

Essas decisões inconscientes disparam alguns tipos de gatilhos mentais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Mas o que são gatilhos mentais?

dedo indicador da mão tocando um cérebro dentro de uma lâmpada, representando os gatilhos mentais assunto abordado no texto.
Foto: Reprodução – Descubra o que são os Gatilhos Mentais

Nada mais são do que Vieses Cognitivos do nosso cérebro, utilizados para não se exaurir com tantas demandas e pensamentos. Ele funciona ao selecionar algumas escolhas que merecem uma análise mais detalhada e outras que já podem ser decididas com base no repertório mental que temos.

Para entender a lógica é importante definir o conceito de escolha. Decidir andar até o trabalho é uma escolha óbvia, mas cada passo que você dá também é considerado uma escolha. Imagine se nossa cabeça desse o mesmo grau de importância e análise para cada um? É por isso que os gatilhos mentais aliviam a nossa cabeça para conseguir focar em outras questões mais urgentes.

E como os gatilhos mentais se aplicam ao marketing?

Entre as diversas escolhas que fazemos, muitas só podem ser solucionadas com a compra de um serviço ou produto. É a partir dessa realidade que o marketing pode utilizar os tipos de gatilhos mentais para aumentar as vendas.

Sabendo disso, muitas marcas formulam campanhas com a intenção de criar uma necessidade em cima do consumidor que não, necessariamente, precisa de determinado produto. E aí entram os gatilhos mentais, para fabricar na mente do possível cliente uma necessidade de escolha que passe pela sua empresa.

Um exemplo comum no lançamento de filmes é o gatilho da “prova social”, o qual utiliza a sensação de pertencimento. Foi uma tática usada na divulgação do campeão de bilheteria brasileiro de 2020, “Minha Mãe É Uma Peça 3”, ao aproveitar o público recorde de 6 milhões de pessoas na própria campanha. É a lógica de querer fazer parte desse grupo, afinal, se tanta gente gostou, deve ser bom.

Quais são os tipos de gatilhos mentais mais importantes?

1. Urgência

É o famoso caso de quando você está andando em uma rua sem pensar em comprar roupa até que avista uma loja anunciando queima de estoque. Além do preço em promoção, o que move você é saber que aquela oportunidade é passageira e uma chance única. É o princípio de urgência em aproveitar um conteúdo ou produto antes que a oportunidade vá embora.

2. Reciprocidade

Esse princípio trabalha com a ideia de que, ao dar um presente para o cliente, ele vai se sentir pressionado a devolver posteriormente. É pensando nisso que muitos aplicativos de entrega de comida costumam enviar muitos descontos para usuários que acabaram de se cadastrar. Dando esse agrado, essas empresas criam um gatilho mental de dívida que tem grandes chances de retornar em vendas.

3. Novidade

Esse gatilho mental mexe com a curiosidade humana, com a nossa vontade de ser o primeiro a experimentar algo e com a necessidade de se destacar com algo único. É o que explica as multidões que se aglomeram nos aniversários de redes de supermercado e as filas quilométricas no lançamento de um produto tecnológico.

Muitas vezes, o cliente já tem um produto que funciona bem, mas saber que existe uma nova versão um pouco melhor é tentador demais.

Como começar?

O primeiro passo é entender que esses tipos de gatilhos mentais não são formas de manipular o seu público.

São estratégias de marketing importantes para qualquer empresa manter a atenção do público e não cair no esquecimento. Mesmo que o cliente não queira naquele exato momento comprar o seu produto, quando a necessidade surgir ele se lembrará da sua marca com carinho.

O segundo passo é compartilhar este conteúdo nas suas redes para dividir com seus contatos como você está antenado nas melhores táticas de marketing

FAQ RÁPIDO

O que são Gatilhos Mentais?

Nada mais são do que Vieses Cognitivos do nosso cérebro, utilizados para não se exaurir com tantas demandas e pensamentos.

Os gatilhos mentais aliviam a nossa cabeça para conseguir focar em outras questões mais urgentes.

Quais são os 3 tipos de Gatilhos Mentais mais importantes?

Os três principais tipos são:
– O Gatilho da Urgência
– O Gatilho da Reciprocidade
– O Gatilho da Novidade

Como devo começar?

Você pode começar realizando 2 passos:

1- entender que esses tipos de gatilhos mentais não são formas de manipular o seu público.

2- compartilhar este conteúdo nas suas redes para dividir com seus contatos como você está antenado nas melhores táticas de marketing e quem sabe até pode utilizar algum dos gatilhos para as pessoas interagirem com o seu conteúdo…

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