Soluções de marketing: como escolher a melhor para a sua empresa?

7 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

O marketing digital é considerado uma das ferramentas mais utilizadas no meio da comunicação social. Logo, se você é um profissional ligado no mercado e nas tendências de consumo do público, seguramente já emprega soluções de marketing na sua organização.

Entretanto, em meio a tantas estratégias digitais presentes, o grande desafio está em se utilizar alguma delas a fim de obter maiores resultados empregando, é claro, menos esforços, recursos e, principalmente, tempo.

Sendo assim, se faz necessário compreender alguns conceitos e se atentar a algumas soluções de marketing que contribuem com o crescimento da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Inbound e Outbound: qual a diferença entre estas duas soluções de marketing?

Pode-se dizer que inbound e outbound são, basicamente, duas formas diferentes de se trabalhar com estratégias de marketing em uma organização. Nesta direção, separamos algumas informações sobre cada uma delas. Confira!

Inbound marketing

O inbound markerting busca despertar a atenção do cliente com conteúdo relevante, ou seja, procura criar um canal de comunicação com o seu público-alvo, oferecendo um conteúdo de valor e que seja de seu interesse.

Esta estratégia também é conhecida como marketing de atração devido a sua forma de ação. Assim, em vez de empurrar uma propaganda ao consumidor, as ações de inbound marketing atraem o público por meio do conhecimento.

Com essas ações, os consumidores, consequentemente, passam a ter mais confiança na empresa, permitindo a apresentação de possíveis soluções para o seu problema.

É válido comentar, que essa estratégia gera tanto economia de tempo como aumenta o ROI (retorno sobre o investimento), pois suas ações permitem trabalhar não apenas com a quantidade de leads, mas principalmente com a qualidade deles.

Sua metodologia integra a atração, conversão e venda, por isso é necessário percorrer todos as etapas do funil de vendas.

Topo do funil

Esta é a etapa do aprendizado e da descoberta por parte do consumidor, pois neste estágio a persona está em busca de esclarecer um problema. Sendo assim, os conteúdos indicados para este estágio devem ser de fácil consumo como, por exemplo, os posts de blogs, vídeos e infográficos.

Logo, procure entregar para a persona novos conceitos e termos, que facilitem a solução do seu problema. Entenda que nesta etapa ainda não é hora de falar sobre a sua marca, afinal, o consumidor ainda não está preparado para comprar.

Meio do funil

Esta é a etapa da consideração e intenção, onde após a persona compreender o seu problema ela passa a procurar uma solução. Portanto, este estágio é considerado muito importante, pois apesar do potencial cliente ainda não estar pronto para a compra, um ótimo trabalho neste processo pode garantir que o cliente se dirija à próxima etapa.

Neste estágio, procure oferecer um conteúdo mais robusto, como blog posts mais detalhados, em troca de informações dos potenciais clientes. Assim, você transformará leitores em potenciais leads.

Entenda que quanto mais valor você trouxer para os seus leitores, mais dados seu potencial cliente estará disposto a oferecer e, consequentemente, você saberá mais sobre ele, podendo assim ser mais preciso em suas ações.

Fundo do funil

Por fim, chega-se a etapa da consideração e decisão. Aqui, o consumidor já está ciente do que precisa e agora escolherá a empresa que oferece a melhor solução para o seu problema.

No entanto, por mais que o jogo pareça estar ganho, não se precipite. Mantenha uma presença forte e consistente de suas ações para garantir a conversão da persona.

Powered by Rock Convert

É neste momento que as estratégias de vendas devem estar alinhadas com as ações de marketing para que as informações colhidas permitem uma abordagem mais assertiva junto àquele potencial comprador.

Nesta etapa, use e abuse de estudos de caso, pesquisas, links externos para as páginas do produto e/ou serviço ofertado, ou seja, apresente de forma fidedigna a solução que você tem para o que a persona procura.

Outbound marketing

O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, tem como principal objetivo reter clientes por meio da oferta de produtos e/ou serviços, ou seja, a ideia é ir ativamente atrás do cliente e não necessariamente despertar o interesse da persona pela sua empresa.

Este tipo de estratégia cresceu muito por conta do uso de propagandas no rádio, TV, outdoors, jornais, revistas, cartazes, patrocínio de eventos, enfim os chamados meios mais tradicionais da área de publicidade.

Já no campo digital o outbound marketing tem crescido significativamente. O uso de banners, e-mails em massa e pop-ups são grandes exemplos dessa forte atuação.

Posso mesclar ações de inbound marketing com ações de outbound marketing?

Agora que você já entendeu conceitos de inbound e outbound marketing, chegou o momento de saber qual deles é o melhor para a sua empresa.

Na verdade, o conselho é unificar as ações de inbound e outbound marketing para alcançar resultados expressivos na sua empresa.

Esta união se torna estratégica, uma vez que é possível equilibrar as ações das duas por meio dos resultados mensuráveis e da contribuição do funil de vendas. Contudo, para fazer com que esta junção seja eficiente é necessário ter como principal métrica o ROI (retorno sobre o investimento).

Saiba que o investimento no outbound difere muito do inbound, pois as mídias são bem mais custosas. No outbound caso você precise cortar gastos de uma hora para outra, você praticamente “some” da mídia. Diferentemente, do inbound, já que os conteúdos criados permanecem na internet e podem ser acessados a qualquer hora.

Mas, afinal, como definir o nível de maturidade digital na empresa?

Entenda que o percurso mais rápido para o aumento da lucratividade da sua empresa está atrelado ao nível de maturidade digital que ela adiquiriu.

Nesta direção, pode-se dizer que a maturidade digital está diretamente ligada ao alinhamento da estrutura, da cultura e da força de trabalho dos profissionais a fim de atender às expectativas dos clientes.

Como exemplo, uma empresa considerada em estágio avançado, certamente, apresenta multifuncionalidade nas suas equipes, planejamento estratégico de longo prazo e ações de incentivo de novos líderes digitais.

Por isso, uma das principais barreiras para alcançar esta maturidade pode ser a gama de prioridades concorrentes. Logo, é fundamental que os gestores passem a fazer do digital um departamento central da empresa, seja por meio da atração de novos talentos, incentivos a experimentos digitais e definição de um modelo de financiamento.

Agora que você sabe como algumas das soluções de marketing podem ser empregadas na sua empresa, não perca mais tempo! Lembre-se que mesmo as empresas consideradas maduras estão continuamente passando por processos de transformação. Então conte com profissionais especializados para fazer avaliação do seu negócio.

E aí curtiu o conteúdo? Podemos te ajudar nesse projeto. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site