Marketing para agropecuária: como o seu negócio pode se destacar!

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você sabe o que é marketing para agropecuária? Com o avanço da tecnologia, os ambientes empresariais tomaram uma nova forma. Não foi diferente com o meio agrícola, que viu máquinas e softwares aparecerem para revolucionar a produção, otimizando tempo, melhorando a colheita e proporcionando mais lucro ao produtor rural.

Atualmente, podemos ver os benefícios do marketing digital e como ele tem ajudado muitos produtores a alavancar o seu agronegócio. Isso acontece devido ao trabalho bem-feito ao elaborar as personas e as campanhas digitais para atingir o público-alvo. Com mais de 80% dos brasileiros conectados, essa tarefa não é tão complicada.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o que é o marketing digital, como ele é importante para o seu negócio e como você pode se destacar nesse meio. Ficou interessado? Então, continue com a gente e boa leitura!

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4 dicas especiais para fazer mkt digital para agropecuária

Afinal, o que é marketing digital?

Antes de entrar no assunto sobre as estratégias de marketing para agropecuária, você precisa entender o que é, de fato, marketing digital. Isso porque é ele que vai ajudar o seu negócio a se destacar entre os seus concorrentes e impulsionas suas vendas e interesse pelo seu produto, além de colocar a sua marca em destaque nos meios digitais.

Marketing digital é uma série de estratégias que tem o objetivo de impulsionar produtos e serviços de uma determinada empresa por meios digitais, ou seja, pela internet. Esse é o novo modelo de fazer propaganda de um negócio, já que antes, para conhecer uma marca, era necessário que ela estivesse presente nos meios de comunicação tradicionais, como comerciais de televisão, rádio, revistas e jornais.

No entanto, o modo de fazer marketing mudou e, para ser conhecido e reconhecido, é necessário se posicionar na internet. Afinal, o perfil do consumidor mudou muito ao longo dos anos e isso se aplica ao ambiente rural também. Você deve estar se perguntando: o que o agronegócio tem a ver com isso? Tudo! E vamos explicar no decorrer deste conteúdo.

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Como fazer marketing digital para agropecuária?

O marketing digital é muito importante para qualquer empreendimento, e não é diferente para o agronegócio. Isso porque o marketing rural vai ajudar você a alcançar mais pessoas e difundir a sua marca em meio aos que procuram por produtos que você entrega. Ao definir as estratégias, será possível alcançar o público certo.

De acordo com uma pesquisa promovida pela ABMRA — Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio — até o fim da década de 1990, 3% dos produtores rurais acessavam à internet. Quase 30 anos depois, esse número subiu para 40%, ou seja, quatro em cada dez produtores têm acesso à internet.

Ainda segundo a pesquisa, apenas 47% dos produtores moram em suas propriedades, enquanto 53% residem na cidade, o que garante a eles melhor acesso à internet. Com isso, eles sabem como o marketing digital para agropecuárias é importante para a visibilidade do negócio, além de melhorar as vendas e procura pelo produto.

Contudo, é essencial saber o que fazer para ganhar essa visibilidade. Separamos algumas dicas para você, confira logo abaixo!

Defina a persona

Já falamos sobre a importância da persona neste conteúdo, mas você sabe o que é isso? A persona é o seu cliente ideal, que deve ser definido antes de qualquer coisa. Afinal, será com base na persona que as demais ações de marketing vão acontecer. Para montar a sua persona é necessário coletar dados como idade, sexo, localização, profissão e comportamento do seu consumidor.

Tenha um site

Para que possa apresentar os seus produtos e serviços, divulgar conteúdo relevante para a sua persona e compartilhar assuntos importantes, o site é fundamental. É, inclusive, uma das primeiras atividades para iniciar as estratégias de marketing do seu negócio.

Sendo assim, ele precisa ser feito com cuidado, pois deve ser intuitivo e de fácil navegação, além de responsivo, para que os acessos por smartphone e tablet sejam possíveis.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para estreitar o seu relacionamento com o público. Ao oferecer conteúdos de interesse do seu público, pode alcançar tráfego qualificado para o site. Com essa estratégia, mais pessoas vão conhecer a fundo o seu negócio. Além disso, as mídias propagam informações de maneira rápida e podem servir para você saber o que o seu público pensa sobre os seus produtos, serviços e atendimento.

Produza conteúdo relevante

São vários os tipos de conteúdo que você pode produzir para o seu público. Eles ajudam a atrair o interesse de visitantes para o seu site, além de educar as pessoas sobre assuntos relevantes do setor. Com isso, é possível ter um bom relacionamento com o seu cliente e melhorar o posicionamento da sua marca. Veja alguns exemplos de conteúdo: 

  • artigos de blog;
  • livros digitais (e-books);
  • infográficos;
  • vídeos;
  • entrevistas gravadas em áudio (podcast).
imagem-vantagens que o marketing pode proporcionar ao seu negócio.
Imagem: Representação Marketing Digital nos negócios

Quais as vantagens que o marketing pode proporcionar ao meu negócio?

Ao investir em marketing digital para agropecuária, você possibilita que o seu negócio tenha mais reconhecimento e alcance muito mais público. Dessa maneira, as suas vendas aumentam e a sua marca se torna conhecida e até referência no setor, uma vez que muitas pessoas vão falar dela.

Veja mais algumas vantagens do marketing digital para o seu negócio:

  • aumento de vendas;
  • visibilidade da marca;
  • marca com mais autoridade;
  • novos clientes;
  • melhor relacionamento com o público.

O seu negócio pode alcançar uma visibilidade que nunca imaginou. Para isso, basta investir em estratégias para a internet e colocar a sua marca no ar. Afinal, muitas pessoas precisam do seu produto, mas, muitas vezes, não encontram. Portanto, ao divulgar o seu negócio, você pode encontrar muitos interessados nos seus produtos, pessoas que nunca imaginou que poderia alcançar.

Os produtores rurais que não apostarem no marketing para agropecuária vão perder espaço. Isso porque o agronegócio tem se desenvolvido a cada dia e caminha junto das tecnologias para otimizar o trabalho e proporcionar produtos de melhor qualidade aos consumidores que buscam pelo que só você pode oferecer.

Desse modo, é fundamental investir em marketing rural para alcançar novos horizontes e alavancar o seu negócio. Entretanto, é importante destacar que. para que todas essas estratégias funcionem corretamente, é necessário ter um profissional por trás. Somente assim conseguirá atingir os seus objetivos.

Quer entender mais sobre marketing digital? Confira outros artigos do nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece nesse meio!

  1. Afinal, o que é marketing digital?

    Marketing digital é uma série de estratégias que tem o objetivo de impulsionar produtos e serviços de uma determinada empresa por meios digitais, ou seja, pela internet. Esse é o novo modelo de fazer propaganda de um negócio, já que antes, para conhecer uma marca, era necessário que ela estivesse presente nos meios de comunicação tradicionais, como comerciais de televisão, rádio, revistas e jornais.

  2. Como fazer marketing digital para agropecuária?

     O marketing digital para agropecuárias é importante para a visibilidade do negócio, além de melhorar as vendas e procura pelo produto.

  3. Quais são as dicas do marketing para agropecuária?

    Defina a persona
    Tenha um site
    Invista nas redes sociais
    Produza conteúdo relevante

  4. Quais são os tipos de conteúdo relevante para o marketing da agropecuária?

    ● artigos de blog;
    ● livros digitais (e-books);
    ● infográficos;
    ● vídeos;
    ● entrevistas gravadas em áudio (podcast).

  5. Quais são as vantagens que o marketing pode proporcionar ao agronegócio?

    ● você possibilita que o seu negócio tenha mais reconhecimento;
    ● alcance muito mais público;
    ● aumento de vendas;
    ● visibilidade da marca;
    ● marca com mais autoridade;
    ● novos clientes;
    ● melhor relacionamento com o público.

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