7 dicas para trabalhar Branding no Instagram da sua empresa

7 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você sabe como melhorar a sua estratégia de branding no Instagram? Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede social se mostrou uma grande aliada para as empresas. Isso porque ela é perfeita para as marcas se posicionarem, com conteúdos relevantes, e manterem um relacionamento mais próximo de seus clientes.

Por este motivo, é fundamental estar atento à maneira como a sua marca se posiciona no Instagram. Afinal, ele é a vitrine da empresa e é possível identificar a cultura e posicionamentos por meio dos conteúdos compartilhados e do tom de voz adotado para interagir com os clientes.

Se você ficou em dúvida se está trabalhando o branding da sua marca corretamente, preparamos 7 dicas que vão te ajudar a desenvolver melhor as suas estratégias e alcançar mais visibilidade para o seu negócio. Confira!

imagem- varias mãos levantando o polegar para o céu, com filtro rosa sobreposto, e caixa de texto escrito "4 dicas para trabalhar branding no Instagram da sua empresa
1- fortaleça a identidade visual da sua marca
2- leve o tom de voz da marca para as publicações e interação com o público
3- organize a bio do seu perfil
4- apresente a história da sua marca"

"quer mais dicas? Clique aqui e veja no artigo"
Imagem Dicas para trabalhar branding na sua empresa

1. Fortaleça a identidade visual da sua marca

A primeira coisa que os seus seguidores vão ver é o seu feed. Por isso, é essencial que ele seja bonito, estilizado e consiga identificar a sua marca nele. Para isso, é necessário padronizar odesign das artes, utilizando imagens que façam sentido para a sua persona, as cores da marca, assim como aplicar bordas e o logo nelas.

Dessa forma, sempre que publicações com as características da sua marca aparecerem no feed serão identificadas com facilidade. Isso aproxima o seguidor do negócio, mostrando que a preocupação em proporcionar posts com conteúdo de qualidade e visualmente bonitos, é real.

2. Leve o tom de voz da marca para as publicações e interação com o público

Para identificar o tom de voz da empresa, é preciso que as personas estejam definidas. Isso porque são elas que vão ditar como conversar com cada seguidor. Afinal, algumas organizações atendem públicos diferenciados e há uma maneira de conversar com cada um deles. Por isso, defina a sua estratégia e com quem está falando.

No entanto, mesmo que fale com mais de uma persona, cada empresa tem a sua cultura, e é ela que define o tom de voz principal que será usado. O tom de voz é você responder o seguidor de maneira mais despojada ou séria, com bom-humor ou sem demonstrar sentimentos. Mas, lembre-se: quanto mais próximo for o seu relacionamento, mais chances de converter seguidores em clientes.

3. Organize a bio do seu perfil

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para o branding do seu Instagram é organizar o perfil. Afinal, ele é como o cartão de visitas da sua empresa nas redes sociais e merece ser bem preenchido. Isso porque ali você será visto por todos que começarem a seguir o seu perfil e é importante que as suas informações estejam estruturadas.

Coloque os dados da sua empresa, o que você vende e como o seu negócio pode melhorar a vida das pessoas. Assim, você se aproxima dos usuários que visitam o seu perfil e pode converter mais visitas em seguidores. A sua missão, visão e valores também podem estar ali de forma resumida e um link direcionando para o site ou um leque com os links mais importantes para a sua marca.

4. Apresente a história da sua marca

Um pilar do branding para Instagram é o storytelling, onde a empresa conta a sua história através de vídeos ou outros materiais gráficos. Sendo assim, você pode criar publicações que apresentem como vocês começaram, qual foi a principal motivação para criar a empresa e como pensaram nos diferenciais que entregam aos consumidores. Isso aproxima ainda mais a marca do consumidor, pois ele vai conhecer a história por trás da empresa que ele já admira.

Para divulgar essas informações, você pode apostar em vídeos curtos em que fala um pouco sobre cada assunto e posts de imagem com algumas informações que julga importantes a respeito da marca. Além disso, pode gravar um vídeo institucional mais longo e divulgá-lo no IGTV, ao fazer uma prévia mais curta, chama a atenção do seguidor para acompanhar a história.

5. Divulgue conteúdo de valor para o seu público

É importante lembrar que o Instagram não é uma rede social apenas para vender. Sim, é possível divulgar os seus produtos, mas atribuir valor a isso é fundamental. Através deconteúdos de qualidade, é possível criar conexão com os seguidores entregando a ele informações relevantes sobre o seu produto ou serviço.

Ao entregar valor no seu Instagram, a sua marca pode se tornar referência no seu segmento, o que atrai ainda mais pessoas que procuram sobre o que a sua empresa entrega. Isso pode ser feito por meio doInbound Marketing, ou marketing de atração, que vê em conteúdos de qualidade, como: blog, redes sociais, e-books, podcasts etc. um meio de atrair mais pessoas que simpatizam com a cultura da sua empresa.

6. Estabeleça relações com os seus seguidores

O relacionamento com o cliente depende de como você trabalha o branding da sua marca. Por isso, é fundamental dar espaço para os seus seguidores na sua página. Isso quer dizer que você não deve ignorar comentários e directs, pois eles desejam ser valorizados e isso quer dizer ter a sua atenção.

Portanto, procure responder os comentários de maneira personalizada. Tire as dúvidas, mostre as opções que ele tem e resolva as queixas que chegarem, sempre com bom-humor. Além disso, você pode pedir para que eles tirem fotos com os seus produtos e divulgá-las usando o story. Isso faz com que o cliente se sinta especial e recomende a sua marca para outras pessoas.

7. Mostre os valores da sua marca

As pessoas estão cada vez mais engajadas com os valores das marcas que elas seguem. Isso porque, atualmente, muitos assuntos polêmicos têm surgido e as pessoas esperam que as empresas se posicionem com relação a eles. No entanto, não é necessário se posicionar sempre, uma vez que os seus valores estão claros. Com isso, ajudará nareputação da marca.

Assim, deixe claro quais são os valores da sua marca, no que vocês acreditam e como isso pode ajudar o mundo a ser melhor. Ao sentirem a identificação com os seus valores, as pessoas vão apoiar a sua marca e cobrar atitudes de acordo com o posicionamento adotado. Portanto, não apresente valores que não são reais para não ter problemas no futuro. Mostre no que realmente a sua empresa acredita e defenda isso.

E você, já investe no branding para o Instagram da sua marca? Ele vai te ajudar a definir as suas estratégias e melhorar o seu relacionamento com os seus seguidores. Além disso, a sua marca será conhecida por muitas pessoas que procuram o seu produto. O seu posicionamento como empresa é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio e como ele será visto pelos consumidores.

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