Aprenda como preparar a sua empresa para o Inbound Marketing

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

A facilidade no acesso à informação revolucionou os hábitos de compra dos consumidores. Em resposta a esse cenário, as marcas passaram a investir em metodologias diferentes para atrair o cliente. Uma das mais utilizadas atualmente é o inbound marketing, até pelo seu custo-benefício e pela sua eficiência.

Essa ferramenta tem como objetivo educar o mercado consumidor. Seguindo algumas técnicas e etapas, é possível estimular a decisão de compra do público-alvo e estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com ele. Tudo isso impacta positivamente os resultados da companhia.

Neste post, vamos mostrar como preparar sua empresa para implementar essa estratégia de marketing digital e aumentar sua presença online. Acompanhe!

Faça um planejamento

Primeiro de tudo, é necessário elaborar um planejamento de inbound marketing. É importante definir metas alcançáveis e avaliar a complexidade da venda do produto ou serviço oferecido, pois esse é o componente de maior influência na hora de fazer as adaptações à realidade da empresa.

Esse planejamento deve contar com algumas etapas essenciais para que a implementação dessa metodologia seja um sucesso. Veja quais são elas!

Geração de leads qualificados

Nessa primeira etapa, o principal objetivo é montar uma estratégia para gerar leads com potencial de conversão em vendas. Para tanto, é preciso criar uma oferta por meio de um conteúdo, cujo formato pode ser:

  • e-book;
  • webinar;
  • infográfico;
  • planilha;
  • templates.

Em troca, a marca solicita ao visitante os seus dados de contato, que devem ser cadastrados em um formulário disponível em uma landing page (página de conversão). Depois de produzir e disponibilizar o material, é hora de divulgá-lo nos canais digitais mais adequados à sua estratégia: blog, redes sociais, anúncios patrocinados, entre outros.

Nessa fase, é fundamental avaliar a taxa de conversão da landing page — isto é, a relação entre o número de visitantes da página e o número de leads gerados — para, no futuro, realizar um contato para uma apresentação comercial do produto ou serviço.

Relacionamento com os leads

Após a atração, chega o momento de nutrir os leads para levá-los adiante na jornada de compra. Para manter um fluxo saudável no relacionamento, é importante estar presente no e-mail do lead com materiais realmente relevantes e com uma frequência agradável. A dica é definir um calendário de programações de conteúdos, segmentações e datas de envio.

Nessa etapa, a segmentação é imprescindível para que haja a entrega de conteúdos certos para as pessoas certas. Portanto, agrupe os leads de acordo com:

  • estágio do funil de vendas;
  • conteúdos baixados;
  • interesse em seus eventos;
  • contatos com a empresa;
  • perfil.

Preste atenção também às taxas de abertura e de cliques, bounces (falhas na entrega) e descadastramentos de e-mails, pois são indicadores de que a sua estratégia precisa de melhorias.

Definidas as segmentações e o calendário de envio, organize os templates com os calls to action (CTAs). Eles são importantes para detectar o interesse dos leads e acompanhá-los na qualificação para um futuro contato comercial.

Por fim, agende o envio dos e-mails para os melhores horários, faça testes e monitore os resultados de cada campanha enviada. Assim, você saberá o que está funcionando ou não e poderá promover os ajustes necessários.

Produção de conteúdos relevantes

Uma das principais técnicas do inbound marketing é a produção de conteúdos relevantes e capazes de engajar o público-alvo com o objetivo de crescer a rede de clientes.

Powered by Rock Convert

Nesse estágio do planejamento, é importante definir a pauta dos materiais que serão produzidos, as datas para produção dos textos, revisão e publicação em um calendário de postagens. Os conteúdos devem atrair, envolver e gerar valor para os consumidores, de modo a criar uma percepção positiva da marca e resultar em mais vendas.

O blog corporativo é uma porta de entrada para dúvidas dos visitantes e um meio para levá-los à conversão. Quanto mais conteúdos são acessados, maior a possibilidade de essas pessoas entrarem em um fluxo de e-mail marketing para futura conversão. Por mês, é interessante produzir e promover ao menos quatro posts e um material mais rico (um guia, por exemplo).

Processo de vendas

O processo de vendas na metodologia inbound marketing utiliza uma abordagem distinta da tradicional. Aqui, o lead já tem um relacionamento com a empresa, já foi qualificado e forneceu várias informações.

A partir daí, deve-se utilizar uma abordagem de venda consultiva. O ideal é criar um roteiro, organizar as formas de contato (e-mail ou telefone) e definir o tempo de espera entre um contato e outro.

Realize o primeiro contato e busque entender em qual momento na curva de aprendizado o potencial cliente está. Só então comece a apresentar a melhor solução para a necessidade dele. Mas lembre-se: não venda o produto, e sim o que ele pode fazer pelo consumidor.

Depois de todo o processo de geração, relacionamento, nutrição e qualificação, finalmente chegamos ao momento do fechamento. Sem uma abordagem invasiva, é hora de vender para o lead.

Avalie o orçamento

O orçamento é um fator de extrema importância para a implantação do inbound marketing. Por isso, a empresa deve separar um valor mensal para investir na estratégia e garantir a sustentabilidade do projeto.

Deve-se fazer uma avaliação de todos os custos envolvidos, tais como ferramentas, links patrocinados, salário dos colaboradores ou agência terceirizada, entre outros.

Um orçamento prévio ajuda a companhia a se preparar melhor para o desafio que terá pela frente e a traçar objetivos condizentes com a sua capacidade de investimento.

Treine as equipes internas

A metodologia do inbound marketing é uma grande construção. Por essa razão, requer muita disciplina e muito trabalho. São várias técnicas envolvidas e cada parte do tema se desdobra, leva tempo e exige prática para que tudo seja dominado por completo.

Portanto, para fazer a estratégia dar certo, é essencial ter profissionais com bom nível de conhecimento e experiência em marketing digital, e que se ajudem com ideias e insights com base no funcionamento do inbound. Daí a importância de treinar as equipes antes de dar o pontapé inicial.

Agora, se a empresa não conta com colaboradores assim e não tem nem o mais básico (por exemplo, um site), pode ser melhor contar com o auxílio de uma agência especializada para a implementação do projeto.

O inbound marketing é uma ferramenta inovadora, planejada e que reúne as melhores ações de marketing. Trata-se de uma maneira efetiva de se comunicar na era digital para atrair potenciais clientes e, com isso, melhorar os resultados da marca.

E então, precisa de ajuda para implementar essa estratégia na sua empresa? Entre em contato com a 2 Design e Comunicação. Somos especialistas em marketing digital e teremos prazer em ajudar você!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Aprenda como preparar a sua empresa para o Inbound Marketing

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site