imagem-mãos-utilizando-tablet-mostrando grafícos- google analytics imagem-mãos-utilizando-tablet-mostrando grafícos- google analytics

Como Usar o Google Analytics da Melhor Forma: Confira 8 dicas.

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

QUER SABER COMO USAR O GOOGLE ANALYTICS DA MELHOR FORMA?
VEJA AQUI!

Se você chegou até este post querendo saber como usar o Google Analytics, já deve ter descoberto que essa poderosa ferramenta permite que uma série de informações sobre seu e-commerce, site ou blog sejam acompanhadas de perto e de maneira bastante intuitiva.

Em mídias outdoor, por exemplo, é praticamente impossível realizar esse acompanhamento para saber se o público foi, de fato, impactado por suas ações de marketing.

Enquanto na internet, com o Analytics, você consegue saber até mesmo quantos usuários clicaram em um determinado anúncio e compraram o produto, a origem de tráfego, entre outras métricas. Por isso, neste artigo mostraremos como usar o Google Analytics. Acompanhe a leitura para saber mais!

imagem-mãos-utilizando-tablet-mostrando grafícos- google analytics
Utilizar o Google Analytics poder ajudar muito o seu negócio.

O que é e para que serve o Google Analytics?

Basicamente, é uma ferramenta do Google que monitora, acompanha e coleta dados de qualquer aplicativo, e-commerce, blog ou site por meio de um código que pode ser instalado na página.

Entre as informações que o Google Analytics nos ajuda a saber, podemos citar:

  • número de visitantes do site;
  • quantos desses visitantes vieram pela primeira vez;
  • quantos desses usuários são recorrentes;
  • quais páginas são mais acessadas;
  • quais keywords atraem mais tráfego;
  • qual o tempo médio de permanência do visitante;
  • qual o número de usuários que vieram por intermédio de mecanismos de busca e por meio de anúncios.

Por que ele é tão importante para as empresas?

Para cada tipo de negócio, dados diferentes devem ser analisados. Por exemplo, no caso de uma empresa que produz conteúdo frequentemente e precisa saber quais keywords aumentam o tráfego para o blog, partindo desse ponto ela consegue melhorar seus textos, tanto no que se diz respeito ao SEO, como do ponto de vista de conteúdo.

No caso de um e-commerce que investe em anúncios pagos, o Google Analytics ajuda a saber qual campanha está tendo melhor performance em cliques e em vendas, o que permite que seus investimentos sejam direcionados e evita o desperdício de recursos em ações que não geram resultados.

Como usar o Google Analytics?

Neste tópico, mostraremos como usar o Google Analytics. Acompanhe a leitura para conferir!

Crie uma conta no Google Analytics

Para iniciar o uso do Analytics, é preciso criar uma conta no Google. A dica principal aqui é usar o e-mail que você acessa com mais frequência, pois eventualmente notificações serão enviadas e é importante conferi-las. Lembrando que depois é possível dar acesso à ferramenta para outros usuários.

Instale o código de acompanhamento

Assim que aceitar os termos de serviço do Analytics, será gerada uma tag de site global, conhecida como gtag. Esse recurso tem a função de fazer a comunicação entre o site e o Google Analytics, enviando informações para a ferramenta de monitoramento.

Com esse código instalado, você terá acesso a informações essenciais, como:

  • comportamento dos usuários no site;
  • origens do tráfego;
  • tempo de permanência em cada página.

Configure o gerenciamento de usuários

Após instalar o código de acompanhamento no site, é a hora de configurar a vista da propriedade. Essa parte pode ser acessada ao clicar em administrador/configurações da vista da propriedade.

Esse recurso serve para decidir quais dados de determinada propriedade podem ser vistos em uma segmentação. Por exemplo, é possível ter uma vista sem filtros que apresenta todas as informações ou uma vista com apenas os dados de uma parte específica do site, em uma mesma propriedade.

Powered by Rock Convert

Analise as estatísticas

Você já ouviu falar sobre KPIs? Pois bem, trata-se de métricas utilizadas para definir se as estratégias aplicadas no site estão tendo um bom desempenho ou não. Quando se fala em Marketing de Conteúdo, existem KPIs cruciais para o acompanhamento de sessões, novos usuários, número de visitantes etc.

Uma das funções da ferramenta é proporcionar ao Google Analytics métricas relacionadas às principais KPIs direcionadas a empreendimentos digitais, como marketing places, e-commerces e blogs.

Contabilize as conversões

Se você quer saber se o site está gerando negociações, essa funcionalidade é essencial. As equipes que atuam no e-commerce costumam utilizar o funil de conversões para basear suas decisões sobre os rumos da empresa. Contudo, empreendimentos que trabalham B2B, na maioria dos casos, acabam negligenciando esses dados.

Entre os exemplos de conversões que podem ser mensuradas, podemos citar:

  • leads gerados;
  • simuladores;
  • contatos;
  • download de materiais disponíveis.

Todo site precisa fazer uma definições precisa de seus conceitos de conversão, para que seja possível medir a efetividade do planejamento estratégico.

Interaja com as redes sociais

Outro recurso interessante do Analytics é o fato de a plataforma identificar a origem da qual os usuários estão vindo, inclusive das redes sociais. A ferramenta consegue fazer a identificação por meio de utms e da url. Isso serve para saber se houve ROI em uma campanha no Facebook e se os usuários que vieram da rede social chegaram a concluir uma compra.

Ative a função Alertas

Há quem tenha o hábito de conferir as métricas do Analytics algumas vezes por dia. Porém, o fato é que é impossível ficar olhando os relatórios o tempo todo sem comprometer outras atividades importantes do cotidiano.

Sendo assim, você pode saber rapidamente se há algo errado com o site. Por exemplo, se o número de usuários tiver uma queda drástica, você pode configurar a função Alertas para enviar um e-mail.

Como uma empresa de comunicação pode ajudar?

São muitas funcionalidades e métricas para acompanhar, não é verdade? De fato, há muito a se descobrir sobre como usar o Google Analytics em suas estratégias de Marketing Digital. Por isso, contratar os serviço de profissionais pode ser uma boa ideia.

Uma agência de comunicação pode aprimorar ainda mais o uso da ferramenta, deixando sua equipe livre para focar no core business, no atendimento ao cliente e em outras áreas mais importantes.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como usar o Google Analytics…

Existe um grande volume de informações importantes a serem analisadas. Interpretá-las corretamente pode fazer grandes diferenças em suas ações e campanhas na internet. Por isso, é tão recomendado contar com uma agência especializada para desempenhar essas funções.

Quer saber como a 2 Design, Comunicação e Branding pode potencializar suas estratégias de marketing?

Então entre com a gente para que possamos ajudar!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site