Marketing de diferenciação: saiba como traçar uma nova estratégia

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Você sabe o que faz o consumidor comprar o produto de uma determinada marca e não de outra? Isso é resultado de altos investimentos em marketing feitos por empresas que buscam convencer as pessoas de que elas são melhor a escolha. Assim, buscam posicionamentos e abordagens diferenciadas para influenciar a decisão de compra dos consumidores, um processo chamado marketing de diferenciação. 

Ou seja, para uma empresa se manter firme no mercado, é necessário que se diferencie das concorrentes e passe uma boa impressão para os consumidores.

Neste post, vamos falar sobre como traçar uma nova estratégia a partir do marketing de diferenciação para ajudar a sua empresa a se manter competitiva no mercado. Abordaremos os ensinamentos do grande especialista e professor da Harvard Business School, Michael Porter. Confira! 

O marketing de diferenciação se baseia em estratégias de divulgação capazes de tornar uma marca reconhecida no mercado. Isso é feito a partir das particularidades da empresa diante da concorrência para que ganhe vantagens competitivas. 

A diferenciação faz parte da tríade de Porter de estratégias genéricas para se manter competitivo no mercado, sendo que os outros fatores são a liderança no custo total e o enfoque adotado pela campanha. 

As empresas que buscam maior participação no mercado adotam a liderança no custo, resultando em preços mais baixos que os da concorrência. Já o enfoque é usado para direcionar os esforços para as necessidades de um tipo específico de consumidor, como as empresas que se especializam em um nicho do mercado. 

A diferenciação tem como objetivo ofertar produtos e serviços conforme a demanda dos consumidores e levar características que as diferencie dos concorrentes no mercado. 

Portanto, o marketing de diferenciação não se refere à seleção de um alvo específico do mercado, nem ao estabelecimento de preços, mas à imagem que a empresa transmite nas pesquisas de mercado, na capacitação de funcionários e na assistência técnica. 

As vantagens de uma boa estratégia usando o marketing de diferenciação incluem o aumento de credibilidade e autoridade para a marca, facilitando a fidelização de clientes. A seguir, vamos falar sobre as estratégias de marketing de diferenciação mais conhecidas.

Saiba como usar o marketing de diferenciação em suas estratégias

Não existe uma fórmula a ser seguida ao traçar estratégias de marketing de diferenciação. Afinal, cada marca tem suas particularidades e o que funciona para uma empresa pode não funcionar com outra, não é mesmo? 

Por isso, é necessário encontrar a estratégia de diferenciação de marketing adequada às necessidades e capacidades da sua empresa. A seguir, vamos mostrar três estratégias de diferenciação que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento. 

Segmentação de mercado 

Muitas empresas não sabem que usar a mesma estratégia de marketing para públicos diversos não é ideal. Mesmo que públicos diferentes queiram usar o mesmo produto, suas motivações certamente não serão iguais.

Por isso, a segmentação serve para dividir o público em grupos de consumidores com características em comum para que a equipe de marketing possa criar e ofertar exatamente aquilo que as pessoas precisam e desejam. 

Ao escolher os segmentos de interesse, analise e descubra quais são os mais estratégicos, os mais disputados e os que geram mais lucro para a sua empresa.  

Posicionamento de mercado 

Para uma empresa ter sucesso na diferenciação em relação aos concorrentes, não basta apenas conhecer o perfil do consumidor. Também é necessário usar a criatividade para criar uma marca que seja vista de forma diferente das demais.  

O posicionamento é a ação de criar uma imagem da marca, produtos e serviços que ganhem lugar na mente dos consumidores. Ao definir uma estratégia de posicionamento, a empresa mostra a sua essência, como pretende satisfazer seu público e como fará isso de madeira única. 

Inovação 

A inovação é parte fundamental de qualquer empreendimento porque faz com que a empresa se projete no futuro, podendo, assim, se preparar para novos ciclos de crescimento e para o surgimento de outros concorrentes no mercado. 

O pioneirismo, ou seja, o lançamento de produtos ou serviços inéditos, é uma forte estratégia para se distinguir no mercado. Dessa forma, quando surgirem outras empresas oferecendo o mesmo que a sua, você terá a vantagem de estar com a marca consolidada. Se for tudo bem realizado, já será prioridade do público.  

Também é muito importante que haja investimento em estratégias de pós-venda e no gerenciamento de relacionamento personalizado. Dessa forma, você constrói um relacionamento duradouro com os consumidores e atrai novos clientes por indicação. 

Não se preocupe em não ser o melhor

Será que é preciso ser o melhor para se diferenciar no mercado? Digamos que ser o melhor é uma tarefa extremamente difícil e nada impede que em algum momento surja alguém capaz de superar seu posto.  

Porém, quando uma empresa tem características próprias, ela é reconhecida no mercado como única e passa a ocupar um posto que ninguém pode tomar. Então, os defeitos, peculiaridades, qualidades e valores da marca a tornam 100% exclusiva. 

Portanto, é importante focar nas estratégias de diferenciação citadas anteriormente para a sua empresa se tornar um destaque entre os consumidores e garantir o reconhecimento desejado. 

Como o marketing de diferenciação é responsável por diferenciar a imagem da marca ou empresa das demais, diversos nomes conhecidos adotaram esse caminho. É o caso da Pepsi, que, após anos tentando ultrapassar a Coca-Cola e ser a líder do mercado, se contentou com o segundo lugar e criou o slogan “Pode ser Pepsi”. Assim, mostrou que, na falta da principal concorrente, sempre estará disponível para o consumidor. 

Por fim, antes de aplicar o marketing de diferenciação, é necessário conhecer as cinco forças competitivas de Porter para obter melhores resultados, além de estudar o microambiente, o macroambiente e orientar as forças para definir o que pode afetar as ações da empresa. Também é indispensável contar com uma agência de comunicação estratégica que ajude a diferenciar sua empresa no mercado. 

Gostou de saber como traçar estratégias de diferenciação? Então, não perca nosso post sobre marketing de relacionamento 2.0 para fidelizar clientes e atingir melhores resultados!

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