Um smartphone pode ser utilizado para diversos fins e muitas pessoas utilizam programas específicos, o que incentiva a publicidade em aplicativos. Veicular propagandas em apps é uma boa ideia, já que tanta gente utiliza a tecnologia para acessar seus perfis nas mídias sociais, jogar e acompanhar o progresso dos exercícios físicos, apenas para citar alguns exemplos.
Isso não quer dizer que investir em anúncios em canais tradicionais, como revistas, rádio e jornais, ou mesmo em outras mídias digitais, não vale mais a pena. Aliás, o conceito de omnichannel deverá ser aplicado também aos planos de mídia das empresas do futuro: para alcançar o consumidor, estas precisarão aparecer em diferentes formatos e diferentes lugares, de acordo com as preferências de navegação das personas.
Ao longo dos próximos tópicos, explicaremos um pouco sobre a comunicação na era da transformação digital, como a propaganda acontece em aplicativos para celulares e a influência que tem sobre o público-alvo. Confira!
A nova fase da comunicação e a transformação digital
Como você se decidia em relação a uma compra antes da internet? É bem provável que pedisse conselhos a amigos ou fosse a uma ou mais lojas para conversar com um vendedor, que costumava apresentar um catálogo de produtos e passar detalhes sobre as soluções e modo de uso.
Essa dinâmica mudou muito para a maioria das pessoas ou, pelo menos, para aquelas que têm um celular com fácil acesso à internet e sabem como fazer pesquisas no Google e nas mídias sociais. Antes de ir a uma loja, é muito comum que elas já tenham pesquisado por horas e lido artigos, assistido a diversos vídeos e conhecido a opinião de outras pessoas, antigos clientes, sobre determinados produtos e seus fabricantes.
É claro que, em algum momento, elas devem procurar uma loja, mas essa visita é realizada mais adiante. Se você conhece o conceito de funil de marketing, deve entender que, neste momento, essa pessoa já está na etapa final, próximo ao fechamento, quando busca por soluções específicas e realiza negociações.
Essas pequenas etapas, de busca na internet, contato com um vendedor e visita a uma loja, são chamadas de micromomentos, muito importantes para a decisão de compra. No entanto, esta nem sempre acontece, pois o consumidor pode, por exemplo, encontrar melhores soluções ou preferir produtos da concorrência, sem nem sequer oportunizar ao consultor uma conversa.
É por esse motivo que é muito importante utilizar as novas tecnologias e plataformas de anúncio para mostrar a sua presença, apresentar produtos e expor a sua marca — especialmente se você comercializa uma solução ainda desconhecida da audiência, como algum item muito inovador, que não influencia um grande volume de pesquisas na internet.
Investir em publicidade em aplicativos é, portanto, uma maneira de buscar a atenção dos usuários em uma plataforma que eles usam com frequência. De acordo com uma pesquisa, existem mais de 220 milhões de smartphones ativos no Brasil e, portanto, criar anúncios para esses dispositivos é uma maneira muito boa de alcançar o público-alvo.
A veiculação de anúncios em aplicativos
Para anunciar em aplicativos, você precisará investir com o desenvolvedor ou utilizar uma rede como o Google Ads, por meio da qual é possível cadastrar campanhas em diversos programas, além de mensurar os resultados.
Uma funcionalidade excelente da plataforma é a possibilidade de segmentar os anúncios. Você pode definir, por exemplo, a localização dos usuários, categoria e até qual programa em específico deve receber os seus banners.
É claro que não são só banners que podem ser anunciados em aplicativos para smartphones. Se você já utilizou algum programa no celular em determinado momento, provavelmente já tenha assistido a algum vídeo promovido que apareceu. Saiba que você não foi o único: de acordo com uma pesquisa, somente na China, os investimentos no formato cresceram 470% entre 2017 e 2018.
Para fazer a escolha do formato, nada melhor que testes A/B e a mensuração de resultados. Você precisa gerir a performance dos anúncios em cada plataforma, dispositivo e entender quais anúncios são mais satisfatórios, por exemplo. Além disso, é imprescindível acompanhar os custos envolvidos (que costumam ser baixos quando comparados a métodos de publicidade mais tradicionais) e o retorno sobre o investimento.
A percepção e conversão dos usuários nos anúncios em aplicativos
Essa talvez seja a parte mais importante de investir em publicidade em aplicativos: menos intrusão. Se você costuma utilizar mídias sociais e sites, talvez tenha sentido estresse ao realizar alguma ação e ser impedido pela exibição de anúncios irritantes. Não é à toa que milhões de pessoas instalam Ad Blockers (softwares que bloqueiam a publicidade) em seus browsers de internet.
De acordo com a eMarket, quase 70% dos millennials dos Estados Unidos têm um Ad Blocker instalado em pelo menos um dispositivo com o qual acessa a internet. Isso significa que as pessoas, especialmente os mais jovens, não toleram ser interrompidos para exibição de anúncios que, muitas vezes, nem é de seu interesse.
A diferença da publicidade em aplicativos é que a inserção desses anúncios é feita de uma maneira mais sutil, mais natural. Quando o usuário está se divertindo com um jogo, o banner costuma aparecer em algum intervalo, como quando ele passa de nível, o que não atrapalha em nada a sua jogabilidade.
Essa não-interrupção parece dar resultado satisfatório: uma pesquisa da Medialets indica que as taxas de cliques em aplicativos é de cerca de 0,56%, enquanto que em anúncios Web é de apenas 0,23%. Além do engajamento em dobro, a visibilidade nesses programas pode ser maior — a maioria das empresas ainda parecem investir em mídias sociais e rede de pesquisa —, e isso pode gerar resultados bem interessantes.
Você entendeu por que a publicidade em aplicativos é uma ótima maneira de alcançar um público grande e, em muitos casos, mais engajado? Se você quer investir em anúncios, considere veiculá-los em aplicativos utilizados pela sua audiência para mais visibilidade, retorno e sem interrupções irritantes.
Se você quiser saber mais sobre valores e resultados, confira agora o nosso artigo sobre custos do Google Ads!
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