172372 descubra como trabalhar a reputacao da empresa nas redes sociais 172372 descubra como trabalhar a reputacao da empresa nas redes sociais

Descubra como trabalhar a reputação da empresa nas redes sociais

6 minutos para ler

O segredo da reputação nas redes sociais está no posicionamento que as empresas adotam nesse meio. Ajustar o tom de voz e o tipo de conteúdo que é compartilhado pode ser o primeiro passo para criar um ambiente positivo e que contribua com as relações de consumo que ali são geradas.

As redes sociais têm um papel importante na construção e reputação das empresas, afinal, elas aproximam as pessoas das marcas e podem ampliar qualquer discurso que seja feito — sugestão, elogio e crítica. Por isso, é importante encontrar o entendimento correto para se posicionar no ambiente digital e lidar com as adversidades presentes nele.

Continue a leitura e saiba como trabalhar a reputação da empresa nas redes sociais.

Planeje as suas ações antes de executá-las

O planejamento de ações e conteúdo para redes sociais têm como objetivo posicionar a empresa de maneira estratégica nesse meio. Esse trabalho envolve pesquisa, testes e a criação de um calendário direcionado para atender às demandas e estabelecer um relacionamento com o público. Os casos de sucesso e fracasso dos seus concorrentes também devem ser analisados.

Destacamos que as mídias sociais potencializam as formas de interação. Os consumidores, nesse ambiente, também são formadores de opinião — dentro e fora do seu círculo mais próximo. Para interagir com eles, você deve alcançar um alto nível de planejamento e gestão de conteúdo.

Planejar é importante para construir e manter a reputação nas redes sociais, bem como fidelizar clientes e incrementar as vendas.

Mantenha uma comunicação integrada

As redes sociais servem de oportunidade para que a empresa se posicione no meio digital, entretanto, não pode haver uma diferença muito grande entre a imagem dela dentro e fora desse ambiente — afinal, só mudou o canal, mas os clientes são os mesmos. Sendo assim, a comunicação precisa ser integrada.

O consumidor olha para a marca na totalidade, portanto, ela precisa adotar uma postura parecida nos seus mais diversos canais e, principalmente, alinhada com a sua cultura e valores. Use as cores da empresa, logo, tom de voz e demais elementos que permitam a rápida identificação dela pelo público-alvo.

Quando a empresa se comporta de um jeito diferente em cada canal, ela confunde a mente dos consumidores, que associam a eficiência dela somente a alguns deles.

Use o humor de forma apropriada

Muitas empresas ainda consideram as redes sociais como um meio onde não há regras, entretanto, elas existem e estão bem consolidadas por lá. Na tentativa de impactar novos públicos, algumas delas apelam para o humor. No entanto, é importante considerar quem é o seu público.

A sua equipe de marketing pode pensar que algo é divertido, mas será que os seguidores da empresa terão o mesmo pensamento? Para avaliar essa questão, considere, entre os fatores, a chance disso ofender alguém, se o conteúdo está desatualizado e se ele consegue envolver as pessoas com a marca.

É preciso ter o cuidado para manter alto o nível de humor, com sacadas inteligentes e que estimulem o engajamento do público.

CTA BannerFinal Branding

Responda todos os comentários e menções

Manter o público engajado é o grande desafio das empresas nas redes sociais e isso só é possível se todos os comentários e menções forem respondidos de maneira pensada. Jamais deixe um consumidor falando sozinho sobre a sua marca no ambiente digital. Interaja com ele e estabeleça um diálogo objetivo, claro e eficaz.

Crie algumas regras para que a sua equipe de mídias sociais possa seguir, entretanto, atente-se para que o contato entre a empresa e o público não fique automatizado demais. Os consumidores precisam sentir que, mesmo ali, virtualmente, existe do outro lado um ser humano como eles.

Todos os comentários e menções devem ser respondidos, principalmente as críticas que têm um alto poder destrutivo quando viralizam.

Garanta que o atendimento seja eficaz

As redes sociais também funcionam como canal de atendimento. A tecnologia facilitou o contato entre empresas e pessoas, portanto, muitas buscam os meios online para agilizarem a resolução dos problemas encontrados. É mais cômodo enviar uma mensagem de texto do que esperar longos minutos em uma fila para ser atendido pelo telefone.

Habilite os serviços de mensagem das redes da empresa e capacite uma equipe que atenda o público de maneira eficaz. O tom de voz adotado nesse canal de atendimento deve ser o mesmo que a marca usa em seus outros canais, mantendo a unidade que citamos no segundo tópico deste artigo.

Outro ponto importante: o tratamento para os problemas relatados nas redes sociais devem ser os mesmos dos demais canais.

Acompanhe o que falam da empresa

Contrate uma agência especializada em comunicação integrada ou uma ferramenta de monitoramento para acompanhar o que o público fala da empresa na internet. Essa ação garante que a reputação seja preservada, evitando que certos incidentes ganhem uma dimensão maior e acabem viralizando.

O monitoramento constante também permite que a empresa encontre, com mais facilidade, os clientes que estão insatisfeitos e que, de alguma forma, ainda não resolveram os seus problemas com a marca. Entrar em contato demonstra proatividade e preocupação com o bem-estar deles.

Como benefício, a sua empresa será percebida de outra forma pelo público-alvo, estimulando o marketing de referência.

Evite as polêmicas

Parece conselho de mãe, né? Só que algumas empresas não seguem essa dica e constantemente entram em polêmicas com o objetivo de aumentar a quantidade de seguidores. O número de pessoas que seguem as suas páginas nas redes sociais não reflete, necessariamente, o engajamento delas com a marca.

Mantenha a cultura da empresa e os seus valores em todas as ações praticadas e conteúdos compartilhados. Lembre-se que, na internet, o público é formador de opinião e você, dificilmente, controlará uma enxurrada de comentários negativos porque se envolveu em uma polêmica.

Nós sabemos que o marketing boca a boca funciona muito bem no dia a dia e nas relações interpessoais. Contudo, quando isso ocorre no meio digital, ele tem mais peso. O poder de alcance na internet é impressionante, portanto, você deve proteger a sua empresa e adotar as ações necessárias para manter a reputação nas redes sociais.

Conte com o apoio profissional de uma agência que trabalha a comunicação da empresa de maneira geral e integrada. Entre em contato e para ser apresentado às soluções que temos para a sua marca e que possibilitam falar com o público de forma clara, objetiva e eficaz.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja todos os Eboos da 2, preparados especialmente para você leitor(a)!

Fechar

Ebooks Gratuitos para você!

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site: