Já se confundiu com essas definições? Entenda, de um vez por todas, como cada uma dessas estratégias funciona.
É fato que o marketing digital hoje em dia se tornou algo essencial para todas as empresas que desejam ganhar conhecimento de marca e expandir suas vendas. Isso faz com que profissionais do marketing tradicional precisem estar antenados com relação ao ambiente online também. Nesse contexto, uma dúvida comum que pode surgir é com relação à diferença entre marketing de conteúdo e mídias sociais.
O importante é se ter em mente que esses dois conceitos andam lado a lado, por isso é tão comum, por exemplo, no mercado, um produtor de conteúdo ser confundido com um social media — profissional que cuida das mídias digitais de uma empresa.
Sendo assim, neste texto, vamos explicar a você quais são as sutis diferenças entre essa duas estratégias. Acompanhe para entender!
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem como objetivo a produção de conteúdos relevantes e, em sua maioria, gratuitos que serão disponibilizados para a persona a fim de atraí-la, convertê-la e fidelizá-la. A ideia é que tais conteúdos ajudem a pessoa, primeiramente, a descobrir que tem um problema e, depois, a solucioná-lo. E, claro, nessa solução, o serviço/produto da empresa está incluído, mas, em um primeiro momento, divulgá-lo não é o foco da estratégia, e sim ganhar a confiança do seu público-alvo fornecendo informações relevantes para ele.
O que é o marketing nas mídias sociais?
O marketing nas mídias sociais, como o próprio nome sugere, é feito nas redes sociais, como no Instagram, no Facebook, no YouTube, entre outras. Pelo fato de esse ambiente online ser ótimo para criar uma interação e um engajamento com potenciais clientes, a estratégia é bastante usada para que uma marca esteja no dia a dia de seu público, fazendo-se ser lembrada sempre e, assim, atraindo mais pessoas e gerando mais conversões.
Quais são as diferenças entre marketing de conteúdo e mídias sociais?
Os dois conceitos envolvem a produção de conteúdo, porém, de maneiras um pouco diferentes. Nas mídias sociais, as opções são diversas dependendo da plataforma. Por exemplo, o Instagram tem os stories, o reels, além do post no feed. O ideal é a marca conhecer seu público a ponto de saber qual é o tipo de conteúdo que ele mais consome, e usar isso em sua estratégia.
Já o marketing de conteúdo está focado no site ou blog da empresa e, neles, o conteúdo pode ser um pouco mais trabalhado, a exemplo de textos mais longos e, até mesmo, e-books. Vale ressaltar que, nessa estratégia, a liberdade com relação aos conteúdos é um pouco maior, já que você não está limitado às restrições das redes sociais — como a de caracteres do Twitter.
Outra questão é que, nas plataformas digitais, os conteúdos dependem do algoritmo para aparecerem para as pessoas, o que faz com que eles não cheguem a todos seus seguidores. No caso do seu blog ou site, não haverá essa limitação, sendo necessário apenas utilizar as técnicas de SEO para que sua página apareça no Google para todos os usuários.
Agora: como os dois conceitos se relacionam? As redes sociais são essenciais para uma estratégia bem-sucedida de marketing de conteúdo. Como dissemos no começo, uma anda ao lado da outra, então, com uma rede social bem estabelecida, é importante que os conteúdos do site/blog sejam divulgados lá, atraindo pessoas para visitá-lo e, assim, potencializando os seus esforços de marketing de conteúdo.
Entendeu melhor a diferença entre marketing de conteúdo e mídias sociais? É claro que essas estratégias envolvem mais particularidades, as quais precisam ser bem estudadas para serem feitas de forma bem-sucedida. A 2 Design oferece a você todo esse conhecimento, ajudando sua marca a implementar efetivamente tanto o marketing digital quanto outras soluções de comunicação.
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