Você sabe como construir um bom posicionamento nas redes sociais? A importância dele para o sucesso do seu negócio é muito grande.
Fique tranquilo preparamos abaixo um conteúdo para que você conheça as 6 melhores principais práticas para construir um bom posicionamento nas redes sociais.
Neste conteúdo você verá os seguintes tópicos sobre o posicionamentos nas redes sociais
- 1. Identificar onde seu público-alvo está
- 2. Desenvolver uma linguagem alinhada à rede
- 3. Oferecer conteúdos relevantes para os usuários
- 4. Estabeleça um objetivo
- 5. Insista quantas vezes forem necessárias
- 6. Contar com o apoio de uma empresa especializada
- 7. Considerações finais
_________
Desenvolver um bom posicionamento nas redes sociais é um dos objetivos mais almejados pelas marcas modernas e que compreendem a importância de ser relevante no espaço virtual.
O comportamento do consumidor é orquestrado de acordo com as tendências do mercado e, na era da transformação digital, saber se posicionar nas mídias sociais não é um mero capricho, mas, sim, um “pré-requisito” para que a empresa não se torne irrelevante e obsoleta.
Sendo assim, preparamos este conteúdo para que você conheça as 6 principais práticas para construir um bom posicionamento nas redes sociais. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
1. Identificar onde seu público-alvo está
Na época em que não existiam ferramentas e metodologias para identificar o perfil do público-alvo, era muito comum que as marcas apostassem alto na tradicional estratégia de “atirar em todas as direções” quando o assunto eram ações de marketing.
Um exemplo claro disso eram os comerciais de brinquedos dos anos 1990 que eram produzidos com uma linguagem completamente voltada para o público infantil, sendo que quem pagava pelo produto eram os pais. Ou seja, quando você não sabe qual é o seu público-alvo, são desperdiçados recursos financeiros, tempo e esforço de toda a equipe envolvida nas campanhas para posicionamento nas redes sociais.
Dado o contexto, o primeiro passo é saber exatamente onde os seus clientes potenciais estão no ambiente virtual. Afinal, cada rede social atrai um perfil diferente de usuário e necessita de ações, linguagem e conteúdos específicos, o que nos leva à próxima dica.
2. Desenvolver uma linguagem alinhada à rede
Partindo do pressuposto de que a sua empresa já atua nas redes sociais mais adequadas ao perfil dos consumidores, agora é o momento de alinhar o formato da linguagem de comunicação entre a marca e o público. Em um mercado altamente acirrado como o atual, a personalização e originalidade são aspectos cruciais para quem deseja se posicionar nas redes sociais.
Para isso, considere:
- trabalhar conteúdos personalizados e que remetam aos pontos fortes da marca;
- destacar os seus diferenciais competitivos de com fluidez e naturalidade;
- proporcionar aos clientes potenciais materiais com soluções que realmente atendam às suas necessidades.
Dessa maneira, torna-se muito mais fácil se destacar em meio à concorrência e atrair a atenção do consumidor. No entanto, lembre-se de não forçar a barra, pois quando os usuários percebem que o post se trata de um anúncio, a resultado da estratégia pode ser oposto ao esperado.
3. Oferecer conteúdos relevantes para os usuários
Como foi dito brevemente no tópico anterior, o consumidor moderno navega na internet em busca de conteúdos que estejam de acordo com as suas preferências e necessidades. Não é por coincidência que oferecer informação útil, relevante e gratuita tem sido uma das táticas mais eficientes do Inbound Marketing na última década.
Além disso, marcas que produzem conteúdos de qualidade e que não estejam diretamente ligados ao seu produto ou serviço tendem a ganhar credibilidade a ponto de se tornarem referência no mercado.
Inspire-se em seus principais concorrentes e equilibre a competição produzindo materiais feitos sob medida para o público, como:
- posts informativos sobre tendências de consumo para o segmento;
- e-books gratuitos com informações completas sobre um determinado assunto que seja de interesse dos usuários; – Veja os ebooks da 2dcb aqui
- newletters e e-mails marketing atrativos;
- tutoriais e artigos com dicas ou curiosidades sobre o nicho.
Lembrando que o posicionamento nas redes sociais também é impactado pelo índice de engajamento com o público. Sendo assim, nossa dica é extra que a sua empresa compartilhe os conteúdos produzidos em canais de comunicação que permitam interação com os usuários.
4. Estabeleça um objetivo
Um dos “mandamentos” do Marketing Digital é estabelecer objetivos específicos para cada campanha ainda nas fases de planejamento. Ou seja, nada de improviso. Cada postagem, material ou ação realizada deve ter uma meta, como:
- aumentar o número de seguidores nas mídias da marca;
- melhorar o engajamento com o público;
- converter leads em clientes;
- conduzir o cliente pelas etapas do funil de vendas.
Entre outras finalidades imprescindíveis para um bom posicionamento nas redes sociais. Lembrando que é muito importante que a empresa tenha uma equipe preparada e de prontidão para interagir com os usuários em cada canal de comunicação da marca.
5. Insista quantas vezes forem necessárias
Como um gestor experiente no setor, você já deve saber que, quando se tratam de ações publicitárias para promover o negócio, não existe uma fórmula secreta para o sucesso de cada estratégia ou ação de marketing.
Dito isso, uma das grandes vantagens de atuar no ambiente digital é que existem ferramentas que permitem mensurar o desempenho de cada ação realizada e identificar os pontos identificar os pontos que necessitam de melhoria. Ou, ainda, investir na metodologia dos testes A/B, na qual duas publicações, por exemplo, são feitas idênticas uma à outra e as modificações são realizadas em tempo real à medida que as interações ocorrem.
6. Contar com o apoio de uma empresa especializada
Você já deve ter se deparado com o termo social media diversas vezes nos últimos anos, não é verdade? Pois bem, esse é um trabalho muito importante e que, quando realizado por profissionais experimentes e que sabem o que estão fazendo, é capaz de otimizar o posicionamento nas redes sociais de forma significativa.
Sendo assim, contar com o apoio de uma empresa terceirizada para elaborar as suas estratégias de Marketing Digital pode ser uma das melhores maneiras de consolidar a marca no mercado e se posicionar com imponência diante dos concorrentes.
A grande vantagem de terceirizar serviços de social media para a sua marca é que você terá a certeza de que as suas ações no ambiente virtual serão desenvolvidas com foco total no perfil de seus clientes potenciais.
7. Considerações finais
Para concluirmos, é importante lembrar que um bom posicionamento nas redes sociais é crucial para o momento em que a sociedade está, isto é, na era da transformação digital.
Quer saber como a 2 Design e Comunicação pode criar ações de marketing segmentadas para o público-alvo de sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para começar a melhorar o seu posicionamento nas redes sociais!