Veja como foi a evolução do marketing nos últimos dez anos

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Conheça os acontecimentos mais marcantes na evolução do marketing de dez para cá.

Algumas pessoas brincam que 2008 foi há mil anos, pois, se analisarmos o altíssimo volume de transformações, avanços sociais e tecnológicos, a sensação é de que realmente se passou muito tempo.

Nesse contexto de mudanças, a forma de as empresas se relacionarem com seus públicos também foi redesenhada pela tecnologia, culminando também a evolução no marketing.

Há dez anos, praticamente todas as possibilidades eram diferentes. Você conseguia vislumbrar a internet das coisas no agronegócio, por exemplo? Ou, um aplicativo simples como ferramenta de gestão de marca? Carro autônomo?

Bom, provavelmente não, mas, hoje, essa é a nossa realidade: a transformação digital.

Entender como ela vem remodelando as relações, inclusive no mundo corporativo, e o consumo é fundamental para lidar agora com a era digital e mirar no crescimento dos negócios. Em função disso, escolhemos os acontecimentos mais marcantes na evolução do marketing de dez para cá. Vamos às memórias!

O cliente descobriu seu poder e seu valor

Lá nos “primórdios do marketing”, os olhos do mercado brilhavam pelos produtos. Tudo girava em torno do produto e, então, a oferta era aquela determinada por uma empresa e os consumidores simplesmente compravam, sem opinar ou sem serem ouvidos.

Com o passar dos anos, o acesso à informação explodiu, as discussões aumentaram e os consumidores entenderam que, em vez de meros compradores, somos decisores dos processos e o mercado gira em torno do cliente.

Falamos hoje com pessoas que querem se comunicar, que entendem sobre o produto, exigem posturas adequadas das organizações e que sabem o quanto são vitais para qualquer negócio. Afinal, existe empresa sem clientes? Ainda não conhecemos, não é mesmo?

A humanização do relacionamento corporativo

Esse novo cliente, descrito no item anterior, mudou a forma de enxergar as empresas também. As marcas nos dias de hoje preenchem espaços no universo simbólico do cliente que são de referências comportamentais, como escola e governo. Percebe a total mudança de lógica nos relacionamentos?

Os públicos querem se conectar com as empresas e conversar, criar laços, se sentirem representados. Por isso, a reputação e o posicionamento das marcas são ainda mais importantes nos dias de hoje.

E se antes falávamos em interações B2B e B2C, hoje, a orientação é H2H — ou seja, de pessoa para pessoa.

O Big data mudou a forma de captar e entender os dados

A grande avalanche de dados abriu possibilidades nunca imaginadas, colocou empresas frente a frente com seus públicos e a muniu com uma base de informações riquíssimas. Consequentemente, observamos campanhas mais assertivas, tomadas de decisão mais fluidas, planos de marketing mais próximos dos clientes e uma capacidade inigualável de atender às demandas dos clientes.

O constante avanço do big data é uma evolução do marketing, é usado pelo marketing como forte aliado e vem mostrando que mais importante que colher muitos dados, é usá-los com inteligência e foco no cliente (e no mercado em geral).

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A comunicação está cada vez mais instantânea

A velocidade é vista em tudo, inclusive na comunicação. As redes sociais abriram espaço para o relacionamento direto entre as empresas e seus públicos. Falamos no Whatsapp ou no inbox do Facebook com a mesma ferramenta e o mesmo procedimento com que falamos com nossos amigos.

Tudo na hora, em tempo real. É papel dos setores de marketing das organizações, das agências e profissionais do setor, terem essa velocidade de comunicação como guia para desenvolver projetos e campanhas.

O conteúdo dita as regras

A demanda por informações relevantes e a simpatia por conexões são geridas por meio do conteúdo. Quando você ouve por aí que em uma estratégia de marketing o conteúdo é rei, o significado disso é que é por meio dele que as organizações materializam seus conhecimentos, estratégias, experiências e se tornam presentes.

Ao longo desses anos, a publicidade tradicional foi cedendo espaço à autoridade, ao famoso boca a boca, no virtual principalmente, mostrando uma significativa evolução no marketing.

O conteúdo está no centro de metodologias de marketing como o Inbound Marketing, as estratégias de mídia e o Marketing Digital como um todo.

Sendo assim, criar conteúdos relevantes para o seu público, entender o que é valor para ele, usar a linguagem certa e na hora certa é que marcam, hoje, os melhores placares no marketing.

Automação é peça-chave para a evolução no marketing

Uma das bases da metodologia inbound marketing e dona de alta efetividade, a automação dos processos relacionados ao marketing revolucionou muitas empresas, equipes e clientes.

Trata-se de uma das conquistas tecnológicas, uma vez que otimiza relacionamentos e entrega ao mercado o que por muitos anos fez falta: a quantificação, a mensuração matemática e o custo, números mesmo, das campanhas e ações de comunicação e marketing. Além disso, é aliado de peso do ROI e fundamental para justificar investimentos e estratégias.

A era dos robôs chegou de vez

Entre tantas mudanças, umas das que mais se falam nos dias de hoje é a chegada da inteligência artificial ao ambiente empresarial e por extensão ao marketing. A presença de robôs não é mais uma lenda ou um sonho distante, é real e cada vez mais comum.

Falamos com os robôs o tempo todo nos chats de empresas, contamos com eles na análise de campanhas, na apuração de dados, na localização geográfica dos públicos de uma marca e em pouco tempo contaremos com atividades ainda mais sofisticadas.

Na trajetória de evolução do marketing nesses últimos dez anos, a forma de ver o mundo, de se relacionar com pessoas e empresas e a alta velocidade com que tudo aconteceu, dois fatores foram imprescindíveis: a tecnologia e a capacidade de entender os fenômenos sociais e incorporá-los na prática.

A comunicação e o marketing são feitos por e para pessoas e não faz o menor sentido que esses campos caminhem na direção contrária da sociedade.

É preciso entender

Os novos paradigmas são necessários para o crescimento e que a evolução no marketing é um reflexo do que se reestrutura no imaginário coletivo.

E aí, o que mais será que a tecnologia vai nos oferecer?

É preciso ficar de olho nas tendências e acompanhar o movimento do mercado. Então, que tal acompanhar conosco? Basta seguir nossas redes sociais e ficar de olho.

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