Sua estratégia de marketing realmente foca o usuário? Essa pergunta pode parecer estranha e, talvez, você responda que sim em um primeiro momento. No entanto, se os conteúdos interativos são deixados de lado, é melhor repensar.
Capazes de estimular as conversões e gerar melhores resultados, os conteúdos interativos vêm sendo bastante procurados. Tanto é que o estudo State of Interactive Content in 2022indicou que a pandemia aumentou o consumo de conteúdos em 207%, sendo que os interativos foram visualizados 28% mais do que os estáticos.
Além disso, há um engajamento 52,6% maior, com os potenciais compradores gastando 13 minutos em visualização, contra 8,5 minutos. Isso demonstra que esses materiais são fundamentais para a sua estratégia.
Então, que tal conferir outras vantagens desse formato? Neste post, vamos apresentá-las. Continue lendo!
O que são conteúdos interativos?
Os conteúdos interativos são aqueles em que o usuário tem uma participação direta, deixando de ser passivo nesse consumo. Assim, ele pode responder, clicar, tomar uma decisão, reproduzir algo etc.
Um exemplo era o programa Você Decide, dos anos 1990. A história era uma só, mas o final era definido pelos telespectadores via ligação telefônica. Outro foi o episódio Bandersnatch, de Black Mirror. Assim, no meio da visualização, o usuário pode fazer escolhas.
Dessa forma, a inovação e a criatividade são características desses conteúdos. Eles geram mais engajamento, porque evita que o usuário tenha vontade de abandoná-los. Assim, você consegue estabelecer uma estratégia de marketing mais interativa, que gera valor para a audiência e contribui para o lead passar pelo funil de vendas com mais rapidez.
Todas essas afirmações podem ser confirmadas por dados. Estudos indicaram que os conteúdos interativos geram duas vezes mais conversões do que os passivos. Ainda são mais eficientes justamente pela característica da interatividade.
Quais as vantagens dos conteúdos interativos?
As próprias características dos conteúdos interativos apresentam suas vantagens. A seguir, explicaremos quais são os principais benefícios. Confira.
1. Aumento do engajamento
A principal vantagem desses conteúdos é o engajamento. Como ele faz com que o usuário tome uma ação, ele é estimulado a se envolver e ter um relacionamento mais próximo com a marca.
Para isso, é necessário ter um conteúdo de alta qualidade. Dessa forma, além de interagir, o usuário também tende a converter mais, passando para outra etapa do funil de vendas, por exemplo.
2. Uso de gamificação
O gamification vem sendo usado de forma ampla para aumentar a interação nos conteúdos. Isso porque a estratégia dos jogos é adotada para garantir uma experiência mais engajada e única.
Um exemplo simples de usar a gamificação é oferecer certas tarefas para os usuários, sendo que ele ganha pontos sempre que alguma delas é realizada. Caso chegue a determinado patamar, uma recompensa é oferecida.
3. Otimização de leads
Os potenciais compradores se sentem mais ativos e consomem os conteúdos interativos com mais frequência. Com isso, eles passam pela sua jornada com mais eficiência e sanando as suas dúvidas. Ou seja, esse é um fator que altera o processo de decisão de compra do cliente de forma positiva.
4. Destaque diante da concorrência
As estratégias de marketing buscam destacar a empresa da concorrência, mas isso nem sempre acontece. Usar um conteúdo interativo ajuda a ganhar visibilidade ao oferecer uma experiência única. É o caso de garantir uma vivência multidimensional, permitindo que o usuário passe de um QR codepara uma landing page específica ou de um quiz para um produto.
5. Aumento da confiança da marca
Uma característica da interatividade nos conteúdos é mostrar o que a empresa pode oferecer. Assim, o usuário deixa de ser impactado por uma propaganda em um primeiro momento, aumentando a sua confiança na marca.
Na prática, isso faz com que o processo decisório seja mais rápido devido ao alto engajamento dos leads. Afinal, a empresa deixa de “empurrar” um produto ou serviço. Em troca, oferece algum dado ou informação relevante.
6. Reaproveitamento de conteúdos
Os dados gerados pelos conteúdos interativos ajudam a reaproveitar os materiais. De um quiz, você pode criar um e-book ou um infográfico, por exemplo. Isso também ajuda a identificar questões comuns entre os leads. Dessa forma, você pode solucionar esses aspectos para agilizar a passagem pelo funil de vendas.
7. Facilidade na análise de dados
A empresa pode coletar muito mais dados para entender o seu público, assim como suas necessidades e suas dores. Dessa forma, em vez de contar apenas com o Google Analytics, você tem mais uma fonte relevante de informações e insights. A consequência é a adoção de uma estratégia mais adaptada ao comportamento do consumidor.
Que tipos de conteúdos interativos podem ser usados na sua estratégia?
Os conteúdos interativos estão disponíveis em diferentes formatos. Por isso, você pode usar a sua criatividade para utilizá-los da melhor forma possível. Veja algumas possibilidades.
Vídeos
Os vídeos interativos são como aqueles de Você Decide e Black Mirror. A partir deles, o usuário pode responder uma pergunta, clicar para ser direcionado para uma landing page ou reproduzir uma ação.
É possível, até mesmo, utilizar tutoriais para criar dois vídeos interligados, que permitirão ao usuário escolher aquele que deseja assistir. Isso traz a sensação de que ele tem o poder de decisão.
Jogos
Os games são formas eficientes de promover a interatividade e fortalecer a marca. Nesse sentido, existem várias formas de trabalhar esse formato. Por exemplo, um jogo de memória que apresenta receitas ou um esquema de pontuação que gera descontos em produtos ou serviços.
Vale a pena destacar que os games podem ser usados com diferentes finalidades. Por exemplo, fortalecer o branding, educar os consumidores, fidelizar os clientes etc. Basta adaptar a sua estratégia para atingir o objetivo esperado.
Transmissões ao vivo
As lives já foram incluídas na estratégia e são uma das principais fontes de interação com o público. Ao mesmo tempo, esse formato de conteúdo ajuda a aumentar o alcance da sua marca.
Para conseguir melhores resultados, é importante criar um conteúdo relevante e que seja de interesse para os usuários. Dessa forma, você consegue responder perguntas e conversar com as pessoas em tempo real.
Quiz ou teste
Os quizzes são um dos formatos de conteúdo que mais engaja, porque são usados até mesmo de forma aleatória, como uma brincadeira. Isso porque eles chamam a atenção, seja porque ajudam a descobrir que personagem de uma série você é, seja porque mostram se conhece determinado assunto etc. De toda forma, eles ajudam a distribuir conteúdo e fortalecer a marca.
Agora, você já entendeu o que os conteúdos interativos podem fazer para fortalecer a sua estratégia de marketing. Viu todas as suas vantagens e entende de que forma eles são benéficos. Para colocá-los em prática, vale a pena contar com uma ajuda especializada. Assim, a criatividade e a relevância dos materiais aumentará.
Então, gostou de saber mais sobre os conteúdos interativos? Se ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência a compartilhar, deixe seu comentário!