Como utilizar os Conteúdos Interativos nas Estratégias da empresa

5 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você sabe o que são e qual a importância dos conteúdos interativos? Aprenda aqui como utilizar na sua empresa.

A produção de conteúdos interativos tem o objetivo de cativar o público para criar o engajamento que a sua empresa precisa para vender mais. Esse tipo de publicação faz com que os clientes permaneçam na sua página por mais tempo e sintam uma relação de proximidade com a sua marca.

A estratégia pode ser mais útil para o seu negócio do que as publicações comuns, já que envolvem os usuários e são capazes de conquistar a audiência. A interação também apresenta o benefício de gerar informações sobre o comportamento do público, a fim de guiar decisões da sua organização. 

Com a leitura, você vai saber mais sobre o que são conteúdos interativos e como usá-los.

Ficou interessado no assunto sobre Conteúdos Interativos? Aprenda tudo sobre ele abaixo!

ilustração: conteudos interativos homem e mulher criando conteúdos novos e interativos.
Ilustração: Conteúdos Interativos

O que são conteúdos interativos e por que usar?

Os conteúdos interativos são aqueles que demandam alguma ação de quem assiste ou vê. Um exemplo de conteúdo sem interação é uma postagem de texto sem caixa de comentários. Se adicionar a possibilidade de comentar no post, já inclui uma ferramenta de interação, em que o autor pode ler e responder as declarações publicadas.

Um bom caso de interação é o livro “Destrua Este Diário”, criado pela ilustradora e artista canadense Keri Smith. É uma modalidade inusitada de diário, em que a pessoa precisa participar de maneira mais criativa. A autora faz isso ao convidar o leitor a rasgar, riscar as páginas e levar o livro para lugares diferentes. 

A experiência de ler um livro como esse possibilita que o usuário guarde um espaço especial na sua memória reservado à experiência que essa obra provocou. Um conteúdo interativo bem construído tem a função de encantar, gerar engajamento e ensinar algo novo a quem participa.

Quais são os principais tipos de conteúdos interativos?

Agora que já entendeu bem o que é um conteúdo interativo, veja a seguir alguns gêneros que pode criar para o seu negócio.

Conteúdos Interativos 1: Quizzes

Um dos sites mais conhecidos em produzir quizzes é o portal BuzzFeed. As postagens que se tornaram virais costumam fazer brincadeiras lúdicas para responder questões como: qual personagem você é em um filme ou série? Assim, o leitor é convidado a interagir e recebe um diagnóstico fictício que o identifica com um papel.

Um conteúdo semelhante pode ser criado para a sua empresa por meio de uma postagem de blog ou com uma peça divulgada nas redes sociais. Por meio dessa ferramenta de perguntas você obtém informações dos seus clientes sobre as demandas de execução de determinados serviços ou de entrega de produtos relacionados à sua marca, por exemplo.

Tipo 2 de Conteúdos Interativos: Calculadora

A calculadora digital é outro instrumento de interatividade muito útil para os participantes. Se a sua empresa for uma corretora de investimentos, pode se inspirar na ideia do portal G1, que criou uma calculadora do primeiro milhão para responder por quanto tempo é preciso investir para chegar a essa quantia.

Tipo 3 de Conteúdos Interativos: Infográfico 

O infográfico interativo é outra maneira de engajar a audiência e de fornecer informações úteis. Diferentemente do infográfico estático, a peça interativa torna possível escolher opções diferentes e dar movimento às imagens. Esse tipo de publicação ainda oferece efeitos visuais, como a mudança das cores, a depender da alternativa selecionada.

Como produzir dados e acompanhar métricas?

O uso dos conteúdo interativos permite que a sua empresa tenha acesso a dados importantes do público que podem ser usados no setor de vendas. Essa ferramenta será capaz de auxiliar a tomada de decisões a respeito do lançamento de novos produtos, por exemplo.

O impacto do engajamento pode ser medido por meio de indicadores como o tempo de permanência do usuário na página do seu blog e o número de compartilhamento de links nas redes sociais. Por meio desses recursos tecnológicos, é possível ter em mãos informações para entender melhor o comportamento do cliente.

Você entendeu como a produção de conteúdos interativos é capaz de encantar a audiência para conquistar engajamento e aumentar as vendas? Essa modalidade provoca aproximação com o seu cliente e ainda é uma ferramenta de produção de dados que podem ser úteis para a sua organização.

Quer ver os conteúdos interativos na prática?

Acesse o conteúdo interativo da 2dcb no botão abaixo!

Se gostou de aprender mais sobre a elaboração de conteúdos interativos, compartilhe agora mesmo nas redes sociais e deixe os seus contatos informados sobre essa ferramenta estratégica.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856