No passado, poucas marcas dominavam o mercado de produtos e serviços. Hoje, já há um número maior e crescente de empreendimentos de diversas categorias que disputam espaço no mesmo nicho. Em razão disso, é cada vez mais necessário ter um diferencial competitivo para ganhar a preferência do público consumidor.
Ao mesmo tempo que ficou mais fácil lançar um negócio, é mais difícil obter um retorno positivo e obter destaque em meio a um mar de opções disponíveis. Nesse sentido, muitas empresas enfrentam dificuldades para manter o interesse dos clientes em seus produtos, apegando-se constantemente à redução dos valores cobrados ou ao lançamento de promoções para incentivar a compra.
Pensando nisso, elaboramos este manual prático para você desenvolver diferencial competitivo, a fim de diferenciar a sua marca no mercado. Confira as dicas e as informações a seguir e fique por dentro de todos os detalhes.
O que é diferencial competitivo?
Diferencial competitivo, também chamado de distinção competitiva, é uma prática que faz parte do plano de negócios, tendo o objetivo de tornar a sua empresa única perante a concorrência. Ou seja, é o que faz com que você se destaque diante das demais opções do mercado por meio de diferenciais atrativos, convencendo as pessoas a comprarem de você, e não de outros comércios.
Um dos maiores trunfos de uma marca única é a capacidade de transmitir originalidade em seu atendimento, comunicação, catálogo de produtos/serviços e posicionamento social. Um exemplo é quando a empresa é contemplada como uma alternativa superior às demais, ainda que os itens comercializados sejam semelhantes aos das companhias rivais.
Recentemente, muitas instituições vêm praticando ações de diversidade, empatia, sustentabilidade e automação com o objetivo de se diferenciar, ao mesmo tempo que geram impacto social positivo e informatizam seus processos de forma eficiente e escalável.
Qual a importância de ter um diferencial competitivo?
Como foi dito no início deste conteúdo, esse tipo de diferencial é relevante justamente porque permite que a marca seja referência no mercado e supere a concorrência, resultando no crescimento das vendas.
É com a diferenciação que se torna possível atrair mais compradores e fidelizá-los. Afinal, quando uma empresa é forte, os próprios consumidores realizam o marketing boca a boca, que pode ser praticado tanto de forma presencial (encontros cotidianos) quanto digital (postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens). Com isso, as probabilidades de a empresa crescer e ganhar força são ainda maiores.
Quais são as características do diferencial competitivo?
Embora as características sejam variadas em cada empresa, existem alguns fatores em comum que comprovam o diferencial competitivo. Veja a seguir quais são esses padrões.
Exclusividade
Para ser contemplada pelo público consumidor, uma companhia deve oferecer recursos únicos, que não sejam fornecidos pela concorrência. Essa singularidade pode ser tangível, como a mercadoria em si ou a prestação de serviços, ou mesmo uma particularidade da instituição, como a apresentação (design) dos produtos ou a forma de entregar soluções compatíveis com as demandas dos clientes.
Durabilidade
Um diferencial competitivo deve permanecer relevante por um longo período, a fim de manter o padrão de qualidade da marca e adaptar-se às necessidades que surgem pelo caminho. Portanto, a sobrevivência da solução proposta garante a fidelização dos consumidores e o retorno sobre os investimentos.
Valorização
Considerando a era da tecnologia da informação, a satisfação da clientela vai além do custo-benefício ou da entrega realizada dentro do prazo. Ela corresponde à vivência comercial completa do público, tanto na praticidade em contar com o produto quanto na experiência de uso contínuo. Portanto, ser valioso é um diferencial indispensável para obter vantagem competitiva no mercado.
Humanização
Para ser diferenciada, a marca deve ter empatia pela dor (demandas e necessidades) da clientela. Por isso, desenvolver uma abordagem humanizada é indispensável para atender às expectativas, contribuir para a solução de problemas e reter consumidores que se identificam com os valores da empresa.
Como o marketing ajuda a gerar diferencial competitivo?
O marketing, especialmente a modalidade digital, é fundamental para causar diferencial competitivo. Veja como essa abordagem pode beneficiar o sucesso mercadológico do seu negócio da melhor forma possível.
Empresa presente onde o cliente está
Para praticar abordagens de marketing digital, é necessário conhecer o seu nicho por meio do detalhamento de comportamentos e padrões de consumo. Isso permite criar estratégias direcionadas com alto grau de aceitação.
Sendo assim, sua companhia deve marcar presença em canais que os seus potenciais consumidores já acessam com frequência. Dessa forma, sempre que buscarem algo relacionado aos produtos comercializados pela sua empresa, a encontrarão com mais facilidade, gerando autoridade e conveniência para o fechamento de novos negócios.
Relacionamento constante
Quando conteúdos são publicados nas mídias sociais, por exemplo, seu público pode encontrá-los em qualquer momento, independentemente do dia da semana ou do horário. Suponhamos que sua marca é especializada na criação e na distribuição de sistemas de gestão. Um usuário tem dúvidas sobre determinadas funcionalidades da plataforma, mas, durante o expediente, não tem tempo suficiente para entrar em contato com você.
Nesse sentido, ao acessar o canal oficial de sua empresa no YouTube, encontra um vídeo específico de alguns dias atrás que aborda justamente esse tema. A partir desse conteúdo, ele adquire domínio imediato sobre o assunto, interage nos comentários e confere outros conteúdos relevantes. Logo, é criado um relacionamento constante.
Fidelização de clientes
Fidelizar consumidores sai mais barato do que atrair potenciais compradores. Entre as vantagens que esse resultado traz para o seu empreendimento, podemos destacar:
- investimentos de marketing reduzidos;
- público fiel que indica novos clientes;
- possibilidade de idealizar novas estratégias de retenção, como promoções exclusivas e precificações especiais para consumidores fiéis.
Como o marketing digital compreende a interação e o engajamento do público com a marca, naturalmente, gera fidelizações, visto que a linguagem e os conteúdos consumidos estão devidamente adequados para isso.
Como planejar o diferencial competitivo?
O planejamento deve surgir após a realização de uma pesquisa de mercado relacionada aos produtos que sua empresa vende, concentrando-se sempre na demanda do seu nicho e nas tendências da atualidade. Após o levantamento de dados relevantes, é possível mapear ações estratégicas para compreender como o fluxo operacional do seu negócio atua hoje, o que facilita a identificação do que não está funcionando e daquilo que necessita de melhorias graduais e constantes.
Como obter diferencial competitivo em sua empresa?
É importante reforçar que a distinção competitiva de uma marca vem com o tempo — desde que a estratégia seja devidamente desenvolvida e implementada. Para isso, considere o planejamento mencionado no tópico anterior e siga as orientações a seguir.
Conheça bem o seu público
O primeiro passo é conhecer as pessoas que compram ou pretendem comprar de você. Para isso, promova pesquisas de consumo para coletar insights sobre o público que sua marca deseja atingir de forma competitiva.
Além disso use ferramentas web para monitorar o comportamento dos consumidores a fim de detectar padrões. Por fim, crie personas (perfis fictícios de clientes ideais) embasadas em dados reais, a fim de representar sua audiência com exatidão e elaborar estratégias operacionais e comerciais mais eficazes.
Conte com uma equipe qualificada
Um time qualificado é essencial para qualquer negócio que deseja sucesso mercadológico em seu segmento de atuação. Isso porque nada adianta oferecer excelentes mercadorias ou serviços sem contar com uma equipe capacitada para executar todos os processos.
Um fator que deve ser considerado é que colaboradores devidamente qualificados são mais difíceis de serem mantidos, pois valorizam uma boa experiência laboral, clima organizacional agradável, plano de carreira, bom salário e benefícios atrativos. Portanto, também é importante oferecer uma boa vivência para os talentos que fazem parte da empresa.
Uma sugestão é investir em treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades técnicas, bem como delegar responsabilidades para gerar autonomia durante a resolução de problemas. Essa prática demonstra aos funcionários que existe uma preocupação da instituição com o crescimento deles, aumentando o engajamento e a motivação de forma natural.
Inove sempre
A inovação vem ganhando espaço e importância com o passar dos anos, independentemente do setor, segmento ou porte das empresas. Afinal, esse conceito é indispensável para buscar novas soluções para os empreendimentos.
Aqui, vale dizer que inovar nem sempre significa criar coisas novas, mas também aprimorar as que já existem. Nesse sentido, é possível otimizar quatro áreas: processos, produtos, marketing e gestão organizacional.
Portanto, a recomendação é levantar as demandas e gargalos desses setores para realizar aprimoramentos mais eficientes, focando na originalidade da empresa para agregar valor aos clientes internos (colaboradores) e externos (consumidores finais e revendedores).
Observe os concorrentes
Já que você está tentando diferenciar a sua empresa das demais, monitore seus concorrentes para saber exatamente o que está sendo feito, a fim de idealizar o que você pode fazer de diferente.
Uma ferramenta de apoio adequada para essa tarefa é a análise SWOT, largamente utilizada por gestores administrativos para avaliar ameaças e oportunidades externas, confrontando-as com as forças e as fraquezas internas da companhia.
A recomendação é que sua marca ofereça o que a concorrência já entrega e vá além, sempre pensando em como surpreender o público da melhor forma. A ideia é garantir que seu empreendimento desenvolva poder competitivo para sobreviver ao mercado.
Pense de forma estratégica
Posicionar uma empresa como única é uma tarefa desafiadora, ainda mais se for um negócio que comercializa soluções capazes de suprir as demandas dos clientes com facilidade. Em razão disso, a estratégia deve caminhar lado a lado com a criação do diferencial competitivo. Aqui, o segredo é relacionar a visão e as metas do seu empreendimento para compreender o todo, a fim de descobrir como ele pode se destacar.
Monitore indicadores
Os indicadores de desempenho são levantamentos numéricos essenciais para quantificar as diferentes áreas e atuações de uma companhia, detectando o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Por exemplo, uma loja comercial (online ou estabelecimento físico) deve levantar os seguintes indicadores:
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC) — o quanto a empresa investe para captar novos clientes;
- Número de Vendas (NV) — total de vendas feitas em determinado período;
- Retorno Sobre o Investimento (ROI) — retorno financeiro obtido com base no dinheiro investido;
- Taxa de Conversão (TC) — total de contatos que foram convertidos em vendas;
- Ticket Médio (TM) — valor médio gasto por cada consumidor.
Uma boa prática é selecionar até três indicadores para cada setor da empresa. a fim de monitorar a performance pontual e geral do negócio.
Invista em marketing
Criar conexões duradouras com o público é uma maneira de compreender as necessidades e de criar diferenciais competitivos relevantes. Nesse sentido, o marketing é um meio eficaz de manter-se próximo aos clientes. No âmbito digital, isso faz ainda mais sentido.
Com a automatização sendo utilizada pelo setor de comunicação, é possível coletar dados estratégicos dos consumidores por meio do data-driven marketing, metodologia que favorece a análise e a interpretação de informações para entender as motivações, os comportamentos e as preferências do público, com o intuito de deixar a experiência mais personalizada.
Conte com a ajuda da tecnologia
Por fim, não deixe de abusar das ferramentas tecnológicas para otimizar os processos internos, evitar erros frequentes, agilizar tarefas, diminuir a sobrecarga das equipes e melhorar o suporte aos consumidores (pós-venda). Felizmente, existem diversos softwares e aplicativos que facilitam a rotina organizacional. Pesquise as demandas do seu empreendimento e implemente as soluções que são mais compatíveis com ele.
Qual ferramenta pode ser usada para alcançar diferencial competitivo?
As dicas e recomendações do tópico anterior podem ser potencializadas com o auxílio de uma ferramenta analítica de grande importância, chamada de “as 5 forças de Porter”. Ela corresponde a uma estrutura analítica das 5 forças competitivas que regem uma empresa. São elas:
- rivalidade entre os concorrentes;
- indício de entrada de novos adversários no mercado;
- ameaça de produtos e serviços substitutos;
- nível de negociação dos consumidores;
- poder de barganha dos fornecedores.
Para levantar cada uma das forças mencionadas, basta fazer uma pesquisa minuciosa, considerando a movimentação e o histórico mercadológico de cada item.
Segundo o autor, Michael Porter, a disputa de um segmento não se manifesta somente nos concorrentes diretos, mas também em outros agentes que tensionam forças no mercado. Por isso, o nível competitivo de um setor é definido pelo agrupamento de todas as forças, que influenciam diretamente no potencial de sucesso de uma marca. Ou seja, quanto mais fracas são as forças competitivas, maior é a probabilidade de se sobressair no mercado.
Quais são os benefícios de ter um diferencial competitivo?
Existem várias vantagens em investir em um diferencial competitivo. Uma delas corresponde à parte interna da empresa, por meio da otimização de processos. É possível superar a concorrência ao executar tarefas mais eficientes sem desperdícios ou gastos excessivos. Essa conduta pode subir a lucratividade e/ou levar à identificação de melhorias em pontos estratégicos, a fim de obter resultados mais significativos.
Por exemplo, quando investimos nos profissionais da empresa, eles ficam tecnicamente capacitados e desenvolvem habilidades importantes para a continuidade do empreendimento. Isso impacta tanto a melhora nos atendimentos ao público quanto o cumprimento das atividades de rotina.
Além disso, esse cuidado diminui números negativos, como o absenteísmo e a rotatividade, que geram prejuízos operacionais, econômicos e intelectuais. Devidamente motivados e engajados, os talentos aumentam sua capacidade produtiva e entregam qualidade, reduzindo a probabilidade de pararem na concorrência.
A competitividade da marca também eleva o apelo que a marca tem com os consumidores, pois ela investe em recursos que batem de frente com as demandas deles. Ofertar mercadorias e serviços inovadores, suporte de qualidade, experiência cativante e transparência fortalece o relacionamento com o público — gerando conversões em vendas e fidelizações.
Dessa forma, mais do que somente investir em preços atrativos, pensar no diferencial competitivo em diversas áreas e setores da empresa é uma estratégia que vai além da sobrevivência mercadológica, pois gera autoridade, aumento de vendas e indicações. Coloque as recomendações deste manual em prática para obter todos os benefícios apontados.
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