Marketing de produto: o que saber para fazer uma estratégia perfeita

12 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Antes de realizar um novo lançamento, profissionais de vendas e de marketing determinam uma estratégia geral sobre como esse produto impactará o mercado, quais os melhores canais de divulgação e como os resultados serão acompanhados à medida que as demandas forem impulsionadas. O nome desse processo é marketing de produto.

Considerado uma das vertentes mais importantes de marketing, essa estratégia é frequentemente usado para agregar valor a um produto ou serviço, melhorando o posicionamento da marca diante da concorrência e dos consumidores, por meio de ações e campanhas bem fundamentadas.

Preparamos este conteúdo para que você saiba tudo sobre o que é marketing de produto, como ele se diferencia da gestão de produtos, qual é o seu ciclo de vida, como elaborar a sua própria estratégia, entre outras informações importantes. Confira agora!

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Neste post, você verá as seguintes informações:

  1. O que é marketing de produto?
  2. Como se diferencia da gestão de produtos?
  3. Qual é o ciclo de vida de um produto?
  4. Por que investir em marketing de produto?
  5. Quais os estágios do marketing de produto?
  6. Como fazer a estratégia?
  7. Como avaliar os resultados?
  8. Considerações finais

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O que é marketing de produto?

O marketing de produto abrange todas as ações, ferramentas e estratégias que têm como finalidade fazer a conexão perfeita entre um produto e o seu consumidor ideal. Seu objetivo é encontrar as pessoas certas para um determinado produto e desenvolver formas de oferecê-lo mostrando os pontos positivos de sua aquisição. Para isso, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo.

Embora tenha aplicações específicas para cada etapa do ciclo de vida, o marketing de produto é essencial quando a marca pretende realizar um novo lançamento. Além disso, ele tem um papel indispensável quando uma empresa deseja introduzir um produto que já existe em um novo mercado, isto é, para consumidores que ainda não tiveram contato com a marca ou com a solução em questão.

Por fim, o marketing de produto é comumente aplicado para testar o índice de receptividade de um produto por um pequeno grupo de compradores, antes que o lançamento seja liberado para o público em geral.

imagem- gestão de produtos e mkt de produtos como diferenciar

Como se diferencia da gestão de produtos?

É muito comum que os conceitos de marketing e gestão de produtos sejam confundidos. No entanto, existem diferenças pontuais e que devem ser esclarecidas para que a marca implemente cada estratégia corretamente.

O ponto em que a gestão mais se diferencia está no próprio termo, ou seja, seu objetivo é gerenciar todo o processo de desenvolvimento de um produto, baseando-se nas necessidades e nos interesses do consumidor. A gestão de produtos inicia na fase de concepção da ideia, passando pelas formas de gerir os recursos até a otimização dos resultados. Resumindo, seu foco é voltado para a administração interna.

Enquanto o marketing de produtos tem como objetivo cuidar de todos os aspectos relativos ao lançamento e à oferta do produto no momento em que o mercado está pronto para recebê-lo. Sua finalidade é gerir a chegada do produto ao mercado, além de disponibilizá-lo e distribui-lo para as pessoas com maior potencial de consumo para o que foi produzido.

Apesar de serem conceitos diferentes, ambos têm funções necessárias e que se complementam. Afinal, o marketing só pode se encarregar de vender uma ideia e torná-la lucrativa se o produto for concreto e funcional.

Imagem: Representação Ciclo de Vida Produto

Qual é o ciclo de vida de um produto?

Normalmente, o ciclo de vida de um produto é dividido em quatro fases, cuja duração varia de um mercado para outro.

Fase 1. Introdução ao mercado

Trata-se do período em que o produto é lançado e se estende até o momento em que o público o encontra, gerando um aumento na taxa de lucratividade. Nessa etapa, o marketing de produto é crucial para gerar visibilidade e posicionamento do item na percepção do consumidor.

Fase 2. Crescimento

Se tudo correr como o planejado, nessa etapa há um aumento na demanda e, consequentemente, nas vendas bem-sucedidas. A lucratividade da marca sobe, assim como o produto passa a ser percebido pela perspectiva do consumidor. Uma boa estratégia de marketing de produto garante que essa fase dure mais tempo.

Fase 3. Maturidade

Após atingir o seu auge, o produto entra na fase em que as vendas são regularizadas, conhecida como maturidade. A partir desse ponto, a demanda se torna consistente e as entradas garantem uma lucratividade satisfatória.

Fase 4. Declínio

A fase de declínio do produto pode ocorrer por diversas razões, tais como a evolução do mercado, as mudanças no comportamento do consumidor, o lançamento de ferramentas que atendam melhor às necessidades do público, entre outras.

imagem-homem empresário investindo

Por que investir em marketing de produto?

Agora que você já sabe o que é marketing de produto, mostraremos os principais motivos pelos quais vale a pena investir nessa estratégia.

Ajuda a posicionar melhor o produto no mercado

Por ter ações focadas nas fases de crescimento e maturidade, o marketing de produto trabalha com as ferramentas necessárias para que uma marca se mantenha relevante por muito mais tempo, solucionando dúvidas e objeções, mesmo diante da evolução da concorrência.

Alinha as equipes

Os times de vendas e de marketing conseguem alinhar seus objetivos, garantindo que todos os colaboradores envolvidos no projeto estejam conectados e falando a mesma língua, assim como em busca dos mesmos objetivos.

Desenvolve estratégias específicas

O marketing de produto também é amplamente usado por equipes de vendas nas etapas de precificação, distribuição e até na identidade visual (design emocional). Dependendo da demanda e do que for levantado nos estudos de mercado, o preço pode precisar de ajustes.

Os indicadores de desempenho levantarão informações sobre as melhores formas de disponibilizar o produto ao público. Em complemento a tudo isso, o design do produto terá coerência de acordo com o desenvolvimento das peças publicitárias. Ou seja, a estratégia como um todo ganha muito mais consistência.

Ajusta o produto às necessidades

A partir do lançamento do produto, o marketing deve contribuir para que a comunicação seja personalizada e a empresa seja consolidada. Ou seja, o marketing de produto ajuda a construir o branding por meio de ações segmentadas para as necessidades específicas de cada usuário.

Ajuda a destacar os diferenciais competitivos

Sem dúvida, o marketing de produto é uma das melhores ferramentas para evidenciar os diferenciais competitivos de uma marca e consolidá-la em meio à concorrência. A cada novo lançamento, a empresa pode segmentar a comunicação para fugir dos padrões usados pelos concorrentes, gerando ainda mais valor para o público. A partir de um bom posicionamento, o marketing define relações entre a necessidade de uso e o produto em si.

imagem com grafismos de ciclos, Estágios representando o estágio do Marketing de Produto
Imagem: Estágios do Marketing de Produto

Quais os estágios do marketing de produto?

Como você pôde entender até aqui, cada produto tem o seu próprio ciclo de vida, mas, antes que seja lançado, o marketing realiza um trabalho consistente que também é dividido em diversos estágios. Veja a seguir quais são esses estágios!

Estágio 1. Desenvolvimento do perfil dos consumidores

Conhecer o perfil de quem consumirá o produto é fundamental para que a equipe de marketing possa desenvolver uma visão mais completa de seu potencial no mercado.

Estágio 2. Posicionamento e mensagem

Essa etapa é fundamentada na resposta de três questões:

  • para que serve o produto?
  • quem vai utilizá-lo?
  • no que esse produto se diferencia da concorrência?

A resposta para essas perguntas é o que fará com o que o produto se posicione no mercado.

Estágio 3. Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem

Para que o consumidor aceite bem as informações passadas sobre o produto, primeiro, é necessário que o “público interno” compre a sua ideia, isto é, os stakeholders em geral (mídia, parceiros, investidores etc).

Estágio 4. Criação de um plano de lançamento

O desenvolvimento desse plano abrange diferentes departamentos da empresa, porém a equipe de marketing permanece no “comando”. A preocupação com prazos e a divisão das tarefas são comuns nesse estágio.

Estágio 5. Criação de conteúdo para o lançamento

Visto que o ambiente online é predominante, o marketing digital é uma ferramenta indispensável para o marketing de produto. Estratégias de criação de conteúdo são desenvolvidas para otimizar o e-branding da marca, tais como a produção de:

  • manuais;
  • ebooks;
  • press releases;
  • páginas da web;
  • demonstrações;
  • social posts;
  • cases de sucesso.

E até mesmo entrevistas com os desenvolvedores do produto.

Tudo isso é indispensável para impulsionar o lançamento, já que o conteúdo será usado para garantir mais impacto e visibilidade.

Estágio 6. Preparação da equipe

É muito importante que cada colaborador envolvido no desenvolvimento do produto e das estratégias para promovê-lo esteja preparado para lidar com as demandas que surgirão a partir dele. Por exemplo, a equipe de vendas deve estar devidamente treinada para tirar todas as dúvidas de clientes que possam surgir.

Estágio 7. Lançamento

Após tanto trabalho, finalmente chega o momento de lançar o produto no mercado. É preciso que as equipes estejam preparadas para realizar os devidos ajustes à medida que as vendas evoluam e as necessidades apareçam. Isso é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo.

imagem-tabela com estratégia de marketing-

Como fazer a estratégia de marketing de produto?

Nos próximos tópicos, mostraremos algumas boas práticas sobre como elaborar uma estratégia de marketing de produto.

Estude o mercado

Pesquisas mercadológicas são fundamentais para que a marca obtenha Business Intelligence e, dessa forma, possa se apoiar na análise de dados precisos para entender como o produto se enquadra em meio à concorrência e como pode se destacar.

Defina seu público-alvo

Definir a persona é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing de produto, pois ela consiste no perfil de cliente ideal que a marca tentará convencer, quais suas necessidades e como será possível posicionar a ideia de maneira positiva. Compreender as características do público-alvo é necessário para se criar uma abordagem personalizada e empática.

Analise a concorrência

Acompanhar as ações dos concorrentes diretos é uma estratégia amplamente utilizada na hora de desenvolver os planos e campanhas promocionais focadas nos diferenciais do produto.

Desenvolva um plano de lançamento

É preciso definir planos de ação que descrevam detalhadamente como o produto ou serviço será promovido no mercado, isto é, uma estratégia de lançamento consistente o suficiente para se sustentar a longo prazo.

Prepare a equipe

Treine os colaboradores dos departamentos de vendas e de marketing para que estejam preparados para lidar com as demandas que surgirão assim que o produto for lançado no mercado.

Defina o orçamento

Ter um orçamento definido servirá como parâmetro para análise e mensuração dos resultados à medida que o produto passa por suas diferentes fases do ciclo de vida, como já mencionamos.

Destaque os diferenciais do produto

Toda a comunicação deve ser fundamentada nos diferenciais competitivos que o produto tem. Isso deve ser feito de forma sutil, mas é importante que cada conteúdo produzido nos mais diversos canais de comunicação elogiem essas características e as reforcem na mentalidade do consumidor.

Escolha os canais de divulgação

A distribuição do produto deve ser feita com base nas preferências da persona e do mercado. Para isso, é importante escolher os canais de divulgação mais adequados para falar sobre o produto.

As especificidades do nicho da marca devem ser consideradas na hora de realizar as campanhas em cada formato de mídia, por exemplo, hotsites, eventos, e-mails marketing, redes sociais, entre outras.

Acompanhe de perto e avalie os resultados

O monitoramento dos resultados é necessário para que o produto mantenha o seu bom desempenho a longo prazo (pós-vendas). Para isso, é preciso estudar indicadores de performance, analisar dados e traçar planos de melhoria com base nas informações obtidas.

Assim, a marca consegue melhorar a sua comunicação, consolidar-se no mercado e garantir que o produto permaneça relevante e com vendas consistentes.

Considerações finais

Como você pôde contemplar neste conteúdo, o marketing de produto envolve uma grande variedade de estratégias desde as etapas pré-desenvolvimento da solução, passando por seu lançamento no mercado, até o acompanhamento de seus resultados para que ele se mantenha relevante diante do público.

Mostramos também quais estágios compõem o marketing de produto, por que é importante ter o seu próprio plano de lançamento e como lançar campanhas publicitárias baseadas nesse conceito.

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