Sua empresa está preparada para se comunicar com um novo público daqui para a frente? A internet trouxe uma nova relação entre consumidores e marca e a segmentação de público está no centro dessa nova estratégia de divulgação.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor nesse novo mundo? Então esse artigo te conta tudo o que você precisa saber!
Por que a segmentação de público é tão importante
É difícil até hoje mensurar o quanto a internet está transformando a humanidade em todos os aspectos: social, cultural, econômico… Mas algumas características dessa nova era digital já são bastante evidentes, mensuráveis e aplicáveis em estratégias de marketing.
Na época de ouro da TV aberta, o grande público geral era o objetivo final de qualquer campanha. Vendia mais quem tinha mais espaço publicitário, quem conseguia anunciar nos programas de maior audiência. Essa realidade mudou completamente desde que a internet se popularizou, principalmente com o uso em massa de redes sociais.
Direcionando investimento e mensagem
Hoje, a grande oportunidade de consolidação no mercado e fortalecimento de marca não está mais na divulgação para grandes públicos, mas na identificação e foco em nichos de mercado onde se concentram as pessoas com mais potencial de compra e fidelização.
A segmentação é uma forma de otimizar investimentos através de uma mensagem mais objetiva e com escopo mais bem definido. Se por um lado gasta-se menos com tempo de exibição em horário nobre, por outro ganha-se mais relevância em campanhas desenhadas para atrair organicamente. É uma forma única no mundo corporativo de fazer mais com muito menos.
Criando uma identidade
O Marketing Digital surgiu dessa necessidade de aproximar marca e público de forma como nunca antes foi possível. O termo do momento em divulgação publicitária é “conexão emocional”. Campanhas segmentadas e que se apoiam em redes sociais para passar uma mensagem tornam a empresa mais próxima do público, como mais uma amiga em sua rede de relacionamentos.
Dessa forma, é possível criar uma identidade bem definida para o negócio e seus produtos. A marca é personificada em uma mensagem e é muito mais fácil se relacionar afetivamente com uma persona do que apenas um nome na tela.
Aumentando taxas de conversão
Ou seja, a segmentação de público é hoje a fórmula mais rápida e eficiente para aumentar a sua taxa de conversão (a porcentagem de pessoas atingidas pela mensagem que realmente fazem uma compra ou assinam um serviço), além de necessitar de um custo menor para manter esse cliente fidelizado.
Conexão emocional é barata de criar e difícil de ser quebrada — duas características que qualquer empresa busca em suas campanhas de marketing. Segmentar seu público é a forma mais eficiente de alcançar esse resultado.
Como o Marketing Digital pode contribuir com sua estratégia de segmentação
Agora que a importância da segmentação de público ficou clara, é hora de entender melhor como o Marketing Digital pode fazer isso na prática. São benefícios que vão muito além da mensagem em si e sua plataforma de divulgação, mas também estratégias de Business Intelligence para garantir que seu investimento em divulgação seja feito de forma assertiva:
Entendendo o seu público
O primeiro passo para uma divulgação adequada a esse novo público é entender quem são seus clientes potenciais. Através de pesquisas e aplicação de técnicas de prospecção, é possível identificar nichos de mercado potenciais para divulgar e engajar.
A prática de mais sucesso atualmente é a criação de buyer personas, perfis fictícios que representam seus consumidores e ajudam a elaborar e implementar campanhas de marketing mais segmentadas e focadas.
Criando campanhas em plataformas unificadas
Parte de entender seu público passa também por mapear seu comportamento na internet e hábitos ao consumir conteúdo digital. Para aproveitar informações valiosas como essas, é preciso criar ou contratar plataformas que unifiquem e automatizem a sua presença nesses ambientes.
Hoje o Marketing Digital é obrigatoriamente multicanal e só é possível mensurar resultados e adaptar estratégias se todos os dados coletados em diversas fontes estiverem centralizados em um bom sistema de monitoramento.
Economizando dinheiro
O resultado mais relevante que o Marketing Digital traz para a segmentação do público é otimizar a taxa de conversão — como dissemos, fazer mais com menos. Ao entender os hábitos e gostos do seu público e ter um sistema integrado de monitoramento, a divulgação se torna mais barata e eficiente.
Imagine uma campanha em TV aberta que atinja um milhão de pessoas, sendo que apenas 10 mil sejam seu público alvo. Ao aplicar técnicas de Marketing Digital à mesma campanha, é possível conseguir o mesmo resultado, 10 mil, em um grupo segmentado de entusiastas com 20 mil pessoas. Você gasta apenas uma fração do dinheiro em um ambiente muito mais propício ao engajamento.
Segmentando de forma inteligente
E a segmentação do Marketing Digital, principalmente utilizando Big Data, não se resume apenas ao gosto de um público. Com a captação de mais informações sobre clientes e visitantes por meio de site e redes sociais, é possível segmentar com muito mais precisão. Pode-se criar campanhas específicas, por exemplo, para uma única cidade, uma faixa etária ou até um horário do dia.
Retendo clientes através de relacionamento
Por último, uma das grandes vantagens do Marketing Digital na segmentação de público é a capacidade de separar a aquisição da fidelização de clientes.
Em campanhas de massa, não há como fazer essa diferenciação — a mesma mensagem é divulgada para clientes e não clientes. Já o Marketing Digital possibilita campanhas específicas de remarketing e relacionamento que tratem apenas sua base já conquistada, otimizando o investimento menor na manutenção desse público fidelizado com engajamento e a tão desejada conexão emocional.
Por que é importante buscar ajuda para extrair o máximo do seu investimento
O fato que fica mais evidente depois de discutir tantos aspectos da segmentação de público e do Marketing Digital é que uma nova forma do consumidor se relacionar com as marcas exige das empresas uma nova forma de se comunicar.
Mas essa mudança não pode ser feita de qualquer maneira, é preciso entender o público e adequar a mensagem para otimizar seu investimento. É por isso que os casos de sucesso atuais provam a necessidade de contar com uma empresa parceira nesse processo.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como transformar a segmentação do público em uma campanha de sucesso, você pode continuar sua pesquisa neste artigo que conta por que terceirizar a comunicação da sua empresa.
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