Em uma escala de 0 a 10 (mil), como você e sua empresa estão projetando o crescimento no ambiente digital?
Não, não basta apenas estar presente na internet, muito pelo contrário – esse é só o primeiro passo. Saber onde quer e onde pode chegar é fundamental para uma rápida evolução nos negócios.
O trocadilho do parágrafo inicial diz respeito ao fenômeno da escalabilidade digital, que basicamente significa aumentar a receita sem que os custos aumentem na mesma proporção.
Dessa forma, é possível chegar “ao alto e além”, através de um crescimento exponencial, que é a capacidade que um sistema, processo ou modelo de negócios tem de ser aplicado em diferentes proporções.
Ao aplicar essa metodologia, uma empresa consegue manter ou até aumentar a sua eficiência e lucro, mesmo quando as demandas são maiores. Saiba mais detalhes ao longo deste artigo.
O que é escalabilidade digital?
Para quem não está familiarizado com o conceito, pode confundi-lo com crescimento linear, mas são bem diferentes.
Em termos figurativos, o crescimento linear poderia ser representado pela imagem de uma linha, enquanto que a escalabilidade seria uma espécie de asterisco, expandindo para todas as direções.
Isso porque na linha reta do crescimento, o aumento é estável e gradativo, com base em uma constante exponencial fixa – matematicamente falando, o crescimento é o total do atual + X.
Já no processo de escala, o que sobrepõe é a interação de multiplicação entre o total atual e uma variável, sem a necessidade de uma adição simples de uma constante.
Tudo isso parece muito matemático – e é. Mas é mais simples do que parece. Basta ter uma boa visão de negócio, estar no universo digital e saber aplicar as ferramentas certas. Sim, porque existe uma série de recursos tecnológicos voltados para isso, onde ideias são transformadas em valor e, principalmente, valores.
Um celular na mão, uma ideia na cabeça: cases de sucesso
A revolução que o marketing digital trouxe nos últimos 20 anos, com a maior conectividade da sociedade, foi um divisor de águas.
Ele rompeu com sistemas convencionais, como o que se pode fazer, por quanto tempo, com qual frequência e em qual geografia – e transformou resultados.
Assim, um ano de presença digital equivaleria a dez – ou mais – no modelo tradicional de comércio, vendas, emprego, etc.
Ainda usando trocadilho, esse universo de possibilidades poderia ser comparado à filosofia do Cinema Novo, em que Glauber Rocha a resumia como sendo “uma câmera na mão, uma ideia na cabeça”. No caso do conceito da escalabilidade digital, seria “um celular na mão, uma ideia na cabeça”. Hoje, o mercado coleciona inúmeros exemplos de empresas que viraram o jogo através do uso de escalabilidade. Conheça alguns casos de sucesso:
Uber
Marketplace de serviços, com plataforma integrada de mobilidade presente em mais de 10 mil cidades do planeta, com 156 milhões de usuários. Conecta motoristas com passageiros, sem precisar de uma frota de carros, ou seja, sem ter a propriedade dos veículos.
Foi fundada em 2010, em São Francisco, nos Estados Unidos. Atualmente, oferece diversos tipos de serviço de mobilidade e intermediação de entregas no Brasil, como: UberX, Uber Comfort, Uber Black, Uber Moto, Transporte Público, Mercado & Varejo, Uber Direct, Uber Flash e Uber Flash Moto.
Mercado Livre
O marketplace de produtos funciona como um intermediador, fornecendo uma plataforma escalável sem estoque, nem logística. O serviço on-line de produtos novos e usados, que tem origem argentina, é considerado altamente escalável.
Disponibiliza aplicativos para os vendedores automatizarem alguns processos, como analisar o mercado, carregar e alterar preços, responder perguntas e usar o sistema de mensagens.
Uma das suas soluções, o Shopping de Preços, permite escalabilidade e tem selo Platinum dentro da plataforma, trazendo confiança e credibilidade.
Recentemente, migrou 5 mil bancos de dados para o Amazon DynamoDB, usando escalabilidade automática para oferecer suporte ao crescimento da empresa e gerar economia de custos.
Netflix
O streaming de mídias usa o modelo de SaaS ou Software como Serviço, fazendo a monetização por meio de assinaturas dos clientes, que recebem um acesso seguro para usar a plataforma.
O serviço paga as produtoras através de acordos, como direitos de exibição, além de financiar a produção de séries e filmes.
No segundo trimestre de 2024, seu exponencial meteórico ultrapassou 270 milhões de assinantes, em sua base global.
Airbnb
A empresa de tecnologia revolucionou o conceito de hospedagem no mundo todo e oferece um único serviço: a locação de imóveis de temporada. Não tem custos e só precisa encontrar parceiros que queiram disponibilizar os seus imóveis para alugar através da plataforma.
Seu modelo de atuação permite também que pessoas externas à empresa façam o negócio crescer, através de serviços de gestão e administração.
Desde o seu lançamento em 2007, a plataforma já recebeu mais de 1,5 bilhão de hóspedes no mundo todo.
Por que a escalabilidade digital é essencial para as empresas?
A escalabilidade digital é crucial para empresas de todos os tamanhos, especialmente em um cenário de rápida evolução tecnológica.
Além dessas grandes estrelas listadas anteriormente, é fácil identificar outros casos. Empresas de e-commerce escalaram suas operações para atender a um aumento significativo na demanda durante a pandemia. Também há as start-ups de tecnologia que expandiram seus serviços para novos mercados internacionais.
Da mesma forma, são aquelas empresas que desenvolvem softwares, que depois são distribuídos de forma escalada através de download.
Essas companhias incrementam seus lucros fazendo o licenciamento de uso de know-how, ou seja, lucrando com algo que foi criado de forma autoral, como venda de e-books, cursos, aulas on-line ou outros infoprodutos.
Existem diferentes dimensões da escalabilidade digital, como a capacidade de aumentar o tráfego do site, expansão da base de usuários ou adaptação de processos de negócios para suportar novos volumes de trabalho.
Como ela pode reduzir custos e melhorar a eficiência, se adapta rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades do cliente, ajudando as empresas a se destacarem em cenários competitivos.7
Principais tecnologias e ferramentas para tornar seu negócio escalável
Uma agência ou profissional de marketing pode ser fundamental para a orientação de um negócio escalável. É importante conhecer as tecnologias que suportam esse sistema, como:
Cloud Computing
É a famosa computação em nuvem, que disponibiliza recursos computacionais, como armazenamento e infraestrutura, incluindo servidores, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência.
Automação
É o uso de tecnologia para executar tarefas com o mínimo possível de assistência humana, empregando processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. Atualmente, a automação é muito usada no marketing de empresas.
Big Data
Processo de coleta, armazenagem, organização, análise e interpretação de grandes volumes de dados de uma empresa ou mercado, que crescem rapidamente ao longo do tempo. Também pode ser gerado pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital.
Além dessas tecnologias, outras ferramentas são essenciais para operações diversas:
Análise de Dados
Google Analytics: ajusta sua estratégia digital, otimiza campanhas e aumenta a presença on-line.
Google Search Console: avalia o tráfego e o desempenho de pesquisa do site, corrige problemas, etc.
Pesquisa de Mercado
Google Trends: permite ver quais são as palavras-chave para uso em blogs e redes sociais, assim como os assuntos mais pesquisados.
Google Keyword Planner: é disponibilizada dentro do Google Ads, para elaboração de campanhas e sugestões de palavras-chaves para anúncios.
Análise de Concorrência
SemRush: plataforma SaaS, para pesquisa de palavras-chave, análise competitiva, auditorias de sites, rastreamento de backlinks e insights abrangentes de visibilidade online e de marketing.
Similarweb: inteligência digital completa, com conjuntos de dados digitais avançados e precisos para pesquisar qualquer mercado ou corporações internacionais.
Mídias Pagas
Aqui acho que faltou LinkedIn Ads e TikTok Ads
Google Ads: criação e publicação de anúncios do Google, veiculados na página de resultados do buscador, nas primeiras colocações ou banners. Também aparecem na rede de display, aplicativos e vídeos do YouTube Ads.
Meta Ads: plataforma de publicidade online que permite a empresas e pessoas criarem anúncios para alcançar clientes no Facebook e Instagram, com opções de segmentação avançadas, que permitem direcionamento para públicos específicos.
LinkedIn Ads: empresas com perfis no LinkedIn conseguem criar anúncios direcionados ao seu público-alvo para impulsionar conteúdos ou marcas. Assim, atingem o público certo, no momento mais oportuno e com a mensagem mais adequada para obter os melhores resultados, como mais leads, vendas e reconhecimento da marca.
TikTok Ads: plataforma poderosa e fácil de usar para anúncios na comunidade que conta com milhões de usuários no mundo. Possui operações como segmentação de público, relatório de insights e outras funções. Os anúncios podem ser criados no TikTok for Business, como vídeos publicitários e banners, com duração de cinco segundos a um minuto.
Mídia programática: essa tecnologia usa algoritmos e dados para direcionar anúncios online a um público mais adequado em tempo real, automatizando a compra e venda de espaços publicitários. Dessa forma, as campanhas on-line podem ser otimizadas continuamente. O resultado é maior eficiência e melhores resultados sem desperdiçar recursos.
E-mail Marketing: estratégia de marketing digital que consiste em enviar e-mails segmentados para clientes, leads e contatos em geral. Forma confiável de se relacionar com seu público, que tem alto interesse nas propostas de valor.
MailChimp: plataforma de IA para automação de marketing e e-mail, que cria campanhas de e-mail, gerencia contatos, analisa relatórios, etc.
Automação de Marketing
RD StationRD StationRD Station: plataforma brasileira de automação de marketing e vendas. Ajuda as empresas a atrair, converter leads e criar relacionamentos com o público-alvo.
Get Response: automação de marketing que reúne todas as informações em um só local, do e-mail marketing a webinars. Indicada para quem deseja obter recursos do servidor.
HubSpot: plataforma de clientes alimentada por Inteligência Artifical que combina softwares, integrações e recursos para conectar atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Mautic: ferramenta de automação de marketing que ajuda a automatizar tarefas repetitivas, como geração de leads, segmentação de contatos e campanhas.
Landing Page (LP): utilizadas em campanhas de marketing digital com objetivo diferente das páginas comuns de site. As landing pages são consideradas páginas de conversão, de captura ou de destino, projetadas para converter visitantes em leads, oportunidades ou clientes.
CMS: software que permite criar, editar e gerir um website sem ter conhecimentos técnicos. Oferece uma interface amigável para criar e atualizar sites, blogs ou lojas virtuais.
Gestão de Conteúdo
WordPress: sistema de gestão de conteúdo que permite criar e gerir sites facilmente. Começou como uma plataforma de blogs, mas evoluiu para ajudar a construir todos os tipos de sites e lojas de comércio eletrônico.
Agora que você já sabe como fazer mais com menos, que tal considerar a escalabilidade digital em suas estratégias para obter um crescimento empresarial? Conte com o apoio da Agência Dois para ajudar nesse processo, com uma consultoria capaz de promover o crescimento sustentável do marketing sua empresa.