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Descubra o que é tráfego qualificado e alcance os leads certos

8 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Entenda o que é tráfego qualificado, qual sua importância, como monitorar o tráfego conquistado e conheça algumas dicas para alcançar os leads certos para sua empresa.

Conquistar tráfego qualificado é interessante para os gestores que desejam otimizar os resultados da empresa, gerar mais engajamento e elevar sua autoridade. Basicamente, essa estratégia de marketing busca formar visitantes reais e potenciais compradores.

Esse conceito também é útil para negócios de qualquer nicho, inclusive empresas que atuam no mundo físico e desejam ampliar seu “movimento”. Isso porque essa técnica ajuda a aumentar a quantidade de pessoas que chegam até seu produto ou serviço.

Sendo assim, não basta apenas estar presente no meio digital, é importante que sua presença seja valiosa. Para isso, é possível mensurar por meio do tráfego qualificado em seus canais de comunicação online.

Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto!

Descubra o que é tráfego qualificado e como funciona

Tráfego diz respeito ao fluxo de usuários nos meios de comunicação da sua empresa. Já o tráfego qualificado, é aquele formado por visitantes interessados no seu conteúdo ou com grande potencial de compra. Isso significa que, quanto mais pessoas visitam sua página, mais qualificado é o seu tráfego.

Algumas de suas características marcantes incluem:

  • visitantes que já compraram seu produto, mas que continuam visitando sua página por gosto ou lealdade à marca;
  • usuários que se interessante pelo conteúdo do seu site ou blog, seja por interesses pessoais ou enquanto realizam alguma pesquisa para seu serviço;
  • pessoas que fazem uma compra rápida;
  • visitantes que respondem positivamente aos seus conteúdos ou produtos e retornam para consumir mais, compartilham, comentam etc.

Geralmente, o tráfego pode ser analisado de diversas maneiras em cada organização. Afinal, existem muitos tipos de tráfego e cada um deles diz respeito a um segmento. Conheça alguns modelos:

  • tráfego pago: originado a partir de cliques em links patrocinados;
  • tráfego orgânico: gerado sem a necessidade de anúncios pagos;
  • tráfego social: causado pelas redes sociais;
  • tráfego direto: é originado quando o usuário digita o endereço na barra de pesquisa;
  • tráfego de e-mail marketing: diz respeito aos visitantes que consomem suas publicações a partir dos conteúdos da newsletter.
banner-imagem-conexão-entre-dados-descritivo: porque trabalhar com tráfego qualificado é fundamental - leia e descubra.
Imagem: Representação Tráfego Qualificado

Veja porque trabalhar com tráfego qualificado é fundamental

O tráfego é essencial no Inbound Marketing, porque quanto maior o número de pessoas na sua página, mais leads podem ser conquistados para percorrer o funil de vendas. Nesse momento, uma parte deles se tornarão potenciais compradores e, futuramente, clientes da sua empresa.

No entanto, é comum pensarmos que, quanto mais pessoas acessando o site, mais usuários poderão se tornar potenciais clientes. Porém, é necessário equilibrar essa situação. Por isso, o tráfego deve ser algo, mas é preciso que ele seja o mais qualificado possível.

Dessa forma, o gestor é capaz de aumentar as oportunidades do negócio, bem como a quantidade de visitantes que passa pelo funil de vendas. Além disso, ninguém deseja investir tempo e dinheiro para atrair diversas pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço.

Diante disso, é importante criar estratégias para atrair tráfego qualificado e assim, gerar mais conversões e aumentar o faturamento.

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Conheça algumas dicas para conseguir tráfego qualificado

Um conteúdo criado para satisfazer um público-alvo, provavelmente conseguirá alcançar os leads certos, mas também fará com que ele reaja àquela publicação. Portanto, ele passará mais tempo na sua página para consumir o post. Ainda, ele vai compartilhar nas redes sociais, comentar e curtir.

Com essas interações, seu site ganha relevância nos mecanismos de busca, já que o conteúdo é valioso para outros visitantes que tendem a fazer a mesma pesquisa. Isso gera tráfego qualificado para sua página.

Após entender alguns dos caminhos percorridos pelo seu público até chegar aos seus produtos ou serviços, é possível direcionar seus esforços em prol desses benefícios. Por isso, vamos ajudar você a colocar em prática essa ação para alcançar os leads certos. Confira as dicas a seguir!

Aplique técnicas de SEO no seu site

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias de marketing mais usadas pelos gestores que desejam gerar tráfego qualificado. Ainda, isso é possível sem precisar de um investimento muito alto.

Basicamente, essa técnica posiciona determinado conteúdo de forma adequada nos mecanismos de busca, como o Google.

Portanto, os usuários que buscam diretamente por um produto ou serviço como o seu, provavelmente, já estavam decididos que precisa dele. Contudo, você só terá resultados se seu negócio aparecer nas pesquisas dessa pessoa.

É nesse momento que entra o papel de uma boa estratégia de SEO. Para isso, é necessário um trabalho voltado para criar conteúdos que atendam a necessidade do seu público, além de configurar seu site corretamente para que seja encontrado nas pesquisas.

Lembre-se também de não tentar enganar os mecanismos de buscas com métodos que prometem crescimento rápido e sem esforço. Essa ação é punida pelo buscador, o que prejudica seu site e sua visibilidade na internet.

Tenha uma persona definida

Definir uma persona e ter consciência do seu público-alvo é fundamental para conseguir tráfego qualificado. Além disso, é importante revisar a persona com frequência para alinhar a estratégia com as novas necessidades do seu público.

Trabalhe com links patrocinados

Os links patrocinados são ações de outbound que ainda dão muito certo no mercado. Ao investir nessa estratégia, você fará com que sua marca apareça com mais frequência toda vez que alguém pesquisar sobre um produto ou serviço relacionado. Isso ajuda a levar os leads diretamente aos links de vendas do seu site.

Diferente do SEO, essa dica possibilita resultados a curto prazo. Ainda, dependendo do seu investimento, é possível obter destaque nos mecanismos de busca e conquistar vantagem competitiva.

Atualize seus conteúdos mais antigos

Na maioria das vezes, os conteúdos mais relevantes para a sua empresa são escritos no começo do seu site ou blog. No entanto, o próprio algoritmo do Google e os visitantes priorizam publicações recentes.

Por isso, é interessante atualizar seus posts antigos, melhorando seu SEO e adicionando informações mais relevantes.

Portanto, essas dicas são essenciais para seu negócio e podem trazer muitas vantagens. Mas, sem uma estratégia de marketing digital bem planejada, não será possível medir sua eficácia ou continuar aplicando na sua empresa. Então, acompanhe o tópico a seguir e veja como acompanhar o tráfego do site!

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Imagem: Monitorando o Tráfego qualificado

Aprenda a monitorar o tráfego conquistado

Quando o foco é tráfego qualificado, existem alguns indicadores específicos para medir seu sucesso. Ao acompanhá-los, é possível ter uma visão mais clara sobre a eficiência do tráfego gerado. Conheça-os:

  • tráfego total e taxa de rejeição: essas métricas mostram o volume do tráfego e quando estão em equilíbrio significa que a qualidade dos visitantes é positiva;
  • taxa de conversão: ela está relacionado ao número de vendas que sua empresa efetuou a partir das campanhas de marketing, mas é importante entender que ela envolve números qualitativos e quantitativos;
  • quantidade de leads gerados: a quantidade de leads obtidos mostra a relevância da ação realizada;
  • retorno sobre o investimento (ROI): esse indicador traz uma visão do retorno gerado a partir da estratégia — quanto maior o ROI, melhor será a qualidade do tráfego conquistado.

Agora que você sabe o que é tráfego qualificado, qual sua importância, como medi-lo e algumas dicas para conseguir os leads certos, comece colocando-as em prática. Assim, você é capaz de gerar mais tráfego para seu negócio, melhorar o engajamento e atingir as pessoas certas para comprar no seu negócio. Por fim, não esqueça de mensurar seus resultados!

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